fbpx Scroll Top

Cabelo

Banho de brilho no cabelo: 3 receitas naturais + 1 com tonalizante

Manter um bom tratamento capilar é essencial para a saúde e beleza dos fios, especialmente se eles forem quimicamente tratados. O ideal é que se mantenha o chamado cronograma capilar, que é um calendário mensal no qual você e seu cabeleireiro irão determinar dias específicos e alternados para fazer hidratação, nutrição e reconstrução dos fios. E o melhor mesmo é evitar aplicar química. Se quiser tonalizar e dar vida aos fios, faça um banho de brilho em casa.

O que é banho de brilho?
Conforme o nome já indica, o banho de brilho vai dar uma nova vida aos cabelos, deixando-os mais reluzentes, sedosos, hidratados e com uma cor mais intensa e homogênea.

Esse tratamento serve para todos os tipos e cores de cabelo, tem todas essas funções e, de fato, vai ajudar a revitalizar os fios sem o uso de produtos químicos que danificam o cabelo.

Para cabelos escuros, o tratamento pode ser feito com uma mistura de máscara hidratante e café, muito fácil de fazer em casa.

Mas, tem também outras opções de receitas caseiras e uma opção com tonalizante mesmo, caso prefira deixar a cor mais intensa. Conheça os benefícios do banho de brilho e veja como fazer.

Benefícios do banho de brilho para o cabelo
beneficios do banho de brilho

As receitas de banho de brilho levam ingredientes que oferecem hidratação e nutrição ao fios. Elas costumam ser feitas com ingredientes naturais, sem química, como café, babosa, açúcar, óleo de coco e vinagre de maçã.

Portanto, essa é uma ótima escolha para gestantes e para quem não pode ou não quer usar química no cabelo. Além disso, esse tratamento já cumpre o papel de hidratação semanal ou quinzenal que todo mundo deveria fazer.

Esse tratamento não serve apenas para quem tem química no cabelo e está em fase de recuperação. Serve também como prevenção para que os cabelos saudáveis continuem assim. Só atenção: ele não substitui os tratamentos para a nutrição e a reconstrução dos fios, mas sim, um complemento.

  1. Como fazer banho de brilho com café
    como fazer banho de brilho
  2. Essa receita de banho de brilho possui dois ingredientes principais, que são o café e a máscara de hidratação. No caso do café, são algumas as funções dele junto aos fios. Uma delas é oferecer seu efeito antioxidante, que ajuda a restaurar as células do cabelo, reduzindo o impacto causado pelos radicais livres que deixam as células oxidadas e doentes.

Outra vantagem é que o café vai dar uma leve tonalizada nos fios escuros, a partir do loiro-escuro ou castanho-claro. Essa tonalizada vai aumentar o brilho do cabelo, pois a cor dele vai ficar mais evidente.

Quanto à mascara de hidratação, escolha uma de sua preferência, mas de boa qualidade e que seja própria para o seu tipo de cabelo. A máscara vai fornecer toda a hidratação que o cabelo precisa para se manter saudável e macio.

Agora que já sabe quais sãos os benefícios do café e do creme hidratante, veja como fazer o seu tratamento em casa.

SIGA O NOSSO INSTAGRAM ➜ https://www.instagram.com/_receitasnaturais/

Ingredientes

Máscara hidratante: 2 colheres de sopa;
Água quente: 2 colheres de sopa;
Café solúvel: 2 colheres de sopa.
Modo de preparo e aplicação

Separe um potinho e misture o café com a água. Depois adicione a máscara e misture tudo muito bem. Se achar pouco para um cabelo muito comprido, aumente as quantidades de cada ingrediente, de forma proporcional.
Lave os cabelos apenas com shampoo, enxágue e escorra o excesso de água.
Aplique a máscara que você fez, mecha por mecha, da raiz às pontas. Deixe agir por meia hora. Se tiver uma touca térmica, pode usar.
Passado o tempo, lave bem os cabelos com água morna ou fria.
Para finalizar, aplique mais uma camada, somente do creme hidratante ou de uma ampola de vitamina E e queratina. Deixe agir por 3 minutinhos, enxágue e está pronto. Essa finalização é importante porque o banho de brilho pode deixar os fios levemente ressecados.
Atenção: Tome cuidado, pois o café mancha. Use luvas, uma camiseta velha e uma toalha escura. O tratamento funciona apenas com cabelos escuros. As loiras podem acabar com manchas nos fios deixadas pelo café.

  1. Banho de brilho com vinagre
    Essa receita também leva café, só que leva outros ingredientes interessantes, como o vinagre e o açúcar, que limpam o couro cabeludo e dão bastante brilho aos fios, pois fecham as cutículas. Tem ainda o poder hidratante do óleo de coco e da própria máscara.

Ingredientes

Vinagre de maçã: 1 colher de sopa;
Café em pó: 1 colher de sopa;
Máscara de hidratação: 3 colheres de sopa;
Açúcar: 1 colher de sopa;
Óleo de coco: 1 colher de chá.
Modo de preparo e aplicação

Em um recipiente coloque a máscara de hidratação, o óleo de coco, o vinagre e misture. Depois acrescente o pó de café e o açúcar, e mexa até a pasta ficar homogênea.
Antes de aplicar lave bem os cabelos só com shampoo e escorra o excesso de água.
Aplique a receita nos fios, enluvando bem, mecha por mecha.
Deixe agir por 35 minutos, de preferência com uma touca de plástico.
Enxágue bem o cabelo, retirando todos os resíduos, e depois aplique o condicionador.
Finalize como de costume. Caso queira finalizar com o secador, não esqueça de antes aplicar um protetor térmico.

  1. Banho de brilho com babosa para cabelo grisalho
    A babosa (aloe vera) é uma planta poderosa para tratar o cabelo e a pele. O gel transparente que tem no interior da folha é ótimo para hidratar, nutrir e regenerar os fios, além de ser anti-inflamatório para melhorar a saúde do couro cabeludo. Essa receita é mais uma hidratação, ideal para realçar o brilho dos cabelos grisalhos que são mais sensíveis.

Ingredientes

Babosa: gel de meia folha;
Óleo de coco: 1 colher de sopa.
Modo de preparo e aplicação

Descasque a folha da babosa, retirando o espinho e toda a parte verde da folha, deixando somente o gel da planta. Espere escorrer um líquido amarelo, que deve ser descartado.
No recipiente, amasse o gel com um garfo até ficar bem triturado e misture o óleo de coco, deixando a mistura homogênea.
Para fazer esse procedimento é necessário que os cabelos estejam previamente lavados e secos.
Separe em mechas e aplique, enluvando os fios em todo o comprimento do cabelo.
Deixe agir por aproximadamente 1 hora e depois enxágue com água. Aplique o condicionador.

  1. Banho de brilho com tonalizante
    Agora, se você quiser fazer uma hidratação poderosa e, ao mesmo tempo, intensificar a cor do seu cabelo, pode usar um tonalizante na misturinha. O tonalizante é melhor do que a tintura, pois não é permanente e é menos agressivo.

ENTRE NO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM AQUI

Ingredientes

Tonalizante na cor do seu cabelo: 1/3 da quantidade que vem na embalagem;
Máscara branca de hidratação: 2 colheres de sopa;
Emulsão reveladora 10 volumes: 2 colheres de sopa;
Luvas: 1 par.
Modo de preparo e aplicação

No recipiente misture todos os ingredientes.
Coloque as luvas e aplique a mistura no cabelo previamente lavado com shampoo antirresíduo para garantir uma melhor fixação do tonalizante.
Aplique nas mechas, iniciando pela raiz até as pontas, e deixe agir nos cabelos pelo tempo recomendado na embalagem do tonalizante.
Depois desse período, enxágue e finalize com o condicionador.
De quanto e quanto tempo fazer?
Se você escolher as opções de banho de brilho com ingredientes naturais, tem duração de duas lavagens. Por isso, pode ser feito uma vez por semana em cabelos mais danificados e duas vezes por mês em cabelos saudáveis. Mais do que isso é desnecessário, pois vai acabar deixando excesso de resíduos no couro cabeludo.

O banho de brilho com química deve ser feito com menos frequência, justamente por causa da química que vai danificando e deixando mais resíduos nos fios.

Também porque, nesse procedimento, você usa o shampoo antirresíduos para melhorar a fixação do tonalizante, e não é recomendado usar esse tipo de shampoo com frequência.

Você pode alternar entre um banho de brilho natural, uma ou duas vezes ao mês, e um banho com tonalizante a cada dois meses.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.