Scroll Top

Saúde

Anemia por deficiência de vitamina B12

Anemia é o nome dado à baixa concentração de glóbulos vermelhos (hemácias) saudáveis no sangue, ou seja, que possuam quantidade suficiente de hemoglobina. Por sua vez, a hemoglobina é o elemento do sangue cuja principal função é transportar oxigênio dos pulmões para nutrir todas as células do organismo.

Na anemia por deficiência de vitamina B12 ocorre baixa contagem de hemácias devido a pouca quantidade dessa vitamina no organismo.

Anemias causadas por deficiência de vitaminas, no geral, são chamadas de anemias megaloblásticas. Já alguns tipos de anemias causadas por deficiência de vitamina B12 são chamadas de anemias perniciosas.

Causas

 A deficiência de vitamina B12 pode resultar de uma dieta deficiente nessa vitamina, que é encontrada principalmente em carnes, ovos e leites. Esse é um problema muito comum em vegetarianos e veganos. A anemia por deficiência de vitamina B12 também pode ocorrer se o intestino delgado não consegue absorver a vitamina corretamente, o que costuma acontecer devido a uma cirurgia no estômago ou no intestino delgado, ao crescimento anormal de bactérias no intestino delgado ou mesmo por causa de uma doença intestinal, como a doença de Crohn ou a doença celíaca, que interfere diretamente na absorção dessa vitamina. A deficiência de vitamina B12 também pode ser causada por um verme ingerido de peixe contaminado. No entanto, a deficiência de vitamina B-12 ocorre mais frequentemente devido à falta de uma substância chamada de “fator intrínseco”.

Fator intrínseco é uma proteína secretada pelo estômago que se junta à vitamina B12 no estômago. As duas substâncias caminham através do intestino delgado para, depois, serem absorvidas pela corrente sanguínea. Sem o fator intrínseco, a vitamina B12 não pode ser absorvida e é excretada pelo corpo. A falta de fator intrínseco pode ser resultado de uma reação autoimune. A anemia por deficiência de vitamina B12 causada pela falta do fator intrínseco é chamada de anemia perniciosa.

Outros problemas podem dificultar a absorção da vitamina B12 pelo organismo, como alcoolismo crônico, cirurgias que removeram partes do estômago ou do intestino delgado (procedimento comum em cirurgias para perda de peso, como a cirurgia bariátrica) e o uso de antiácidos e outros medicamentos para controlar a acidez estomacal por longos períodos.

Fatores de risco

O risco de anemia por deficiência de vitamina B12 pode ser maior nos seguintes casos:

Dieta vegetariana e dieta vegana

Isso acontece porque carnes, ovo e produtos lácteos (que contém leite) são extremamente ricos em vitamina B12. Por isso, pessoas que não incluem esses alimentos na dieta possuem risco mais elevado de desenvolver anemia por deficiência de vitamina B12. Essas pessoas podem precisar tomar suplementos para repor a quantidade dessa vitamina no organismo.

Ausência do fator intrínseco

A maioria das pessoas com anemia por deficiência de vitamina B12 não têm o fator intrínseco, proteína secretada pelo estômago que é necessária para a absorção de vitamina B12. A falta de fator intrínseco pode ser resultado de uma reação autoimune ou pode, ainda, ser herdada.

Medicamentos

Antiácidos e alguns medicamentos utilizados para tratar a diabetes tipo 2 e para controlar a produção de ácido estomacal podem interferir com a absorção da vitamina B12.

Doenças autoimunes

Pessoas com doenças autoimunes relacionadas com o sistema endócrino, como algumas doenças da tireoide, podem ter um risco aumentado de desenvolver um tipo específico de anemia por deficiência de vitamina B12, chamado de anemia perniciosa.

Outros fatores

Pessoas portadoras de uma doença intestinal ou de um crescimento bacteriano anormal no estômago, assim como pessoas que já passaram por cirurgia para no intestino ou no estômago, têm mais chances de ter dificuldades para absorver quantidade suficiente de vitamina B12.

SAIBA MAIS

  • Vitamina B12 falta na dieta vegetariana
  • Vitamina B12 previne danos ao cérebro

sintomas

Sintomas de Anemia por deficiência de vitamina B12

As pessoas que têm anemia por causa de deficiência de vitamina B12 podem não apresentar sintomas, ou os sintomas podem ser muito brandos. Os sinais mais típicos da anemia por deficiência de vitamina B12 incluem:

  • Diarreia ou constipação
  • Fadiga, falta de energia ou tontura ao se levantar e fazer esforço
  • Perda de apetite
  • Pele pálida
  • Problemas de concentração
  • Falta de ar, principalmente durante exercícios
  • Língua inchada e vermelha ou sangramento da gengiva.

Os sintomas de danos nervosos causados pela deficiência de vitamina B12 durante um longo período incluem:

  • Confusão ou alteração do estado mental (demência) em casos graves
  • Depressão
  • Perda de equilíbrio
  • Formigamento de mãos e pés.

Na consulta médica

Entre as especialidades que podem diagnosticar anemia por deficiência de vitamina B-12 estão:

  • Clínica médica
  • Gastroenterologia
  • Imunologia

Estar preparado para a consulta pode facilitar o diagnóstico e otimizar o tempo. Dessa forma, você já pode chegar à consulta com algumas informações:

  • Uma lista com todos os sintomas e há quanto tempo eles apareceram
  • Histórico médico, incluindo outras condições que o paciente tenha e medicamentos ou suplementos que ele tome com regularidade.

O médico provavelmente fará uma série de perguntas, tais como:

  • Você é vegetariano ou vegano?
  • Você inclui alimentos em sua dieta que são ricos em vitamina B12?
  • Quais são seus sintomas?
  • Quando os sintomas surgiram?
  • Os sintomas são ocasionais ou frequentes?
  • Você faz uso de algum tipo de medicamento? Qual?
  • Você já foi diagnosticado com alguma outra condição médica? Qual?
  • Você já passou por cirurgia no estômago ou no intestino?

Diagnóstico de Anemia por deficiência de vitamina B12

Após a consulta médica, em que o especialista fará uma série de perguntas que possam ajudar no diagnóstico e também um exame físico completo, o médico solicitará ao paciente que realize alguns exames, entre eles o exame de sangue. Se este revelar uma deficiência de vitamina B12 no organismo do paciente, o especialista pode realizar outros testes para determinar o tipo e a causa dessa deficiência, tais como:

  • Teste de anticorpos, em que o médico retira uma amostra do sangue para verificar se há anticorpos contra o fator intrínseco. Se o exame der positivo é um sinal de anemia perniciosa
  • Teste de ácido metilmalônico, como um dos marcadores de exame de sangue. O nível desta substância na corrente sanguínea é mais elevado em pessoas com deficiência de vitamina B12.

Em outro teste, o paciente ingere uma pequena quantidade de substâncias radioativas de vitamina B12. Em seguida, o sangue é verificado para ver se o corpo absorveu a vitamina B12. Depois disso, o paciente irá ingerir uma combinação de substâncias radioativas de vitamina B12 com fator intrínseco. Se a vitamina B12 radioativa for absorvida apenas quando ingerida juntamente com o fator intrínseco, o resultado mostrará que o paciente não possui o fator intrínseco e que, portanto, está com anemia causada por deficiência de vitamina B12.

Tratamento de Anemia por deficiência de vitamina B12

Para casos mais leves de deficiência de vitamina B12, o tratamento pode envolver alterações na dieta e inserção de suplementos de vitamina B-12 no dia a dia. O médico poderá sugerir, também, injeções com vitamina B12, especialmente se a deficiência da vitamina for grave.

Muitas pessoas precisam dessas injeções mensais pelo resto da vida. As injeções podem não ser mais necessárias após o tratamento adequado da doença de Crohn, doença celíaca ou do alcoolismo.

Convivendo/ Prognóstico

Conviver bem com anemia por deficiência de vitamina B-2 implica necessariamente em seguir à risca as orientações médicas, promovendo as alterações exigidas na dieta e tomando os suplementos conforme indicado.

Complicações possíveis

A vitamina B12 afeta as células que formam a superfície externa do corpo e o revestimento dos condutos internos (células epiteliais), como o revestimento uterino. Portanto, uma falta de vitamina B12 pode provocar um teste de Papanicolau falso positivo.

Além disso, anemia por deficiência de vitamina B12 também pode causar problemas neurológicos. Isso acontece porque, embora a vitamina B12 seja importante para a produção de células vermelhas do sangue, ela é também importante para o sistema nervoso. Deficiência de vitamina B12 não tratada pode levar a problemas neurológicos, como formigamento persistente em suas mãos e pés ou perda das noções de equilíbrio. Ela pode levar à confusão mental. Fora que, sem tratamento para a deficiência de vitamina B12, complicações neurológicas podem se tornar inclusive permanentes. A deficiência de vitamina B12 pode causar esses e outros problemas de saúde antes que leve à anemia.

Expectativas

O tratamento para anemia por deficiência em vitamina B12 geralmente é eficaz. Os danos nervosos podem ser permanentes, principalmente se o tratamento não for iniciado assim que surgirem os primeiros sintomas.

Prevenção

É possível prevenir a anemia provocada pela falta de vitamina B-12 seguindo uma dieta balanceada. As injeções de vitamina B-12 podem prevenir a anemia depois de cirurgias no estômago e no intestino, que podem provocar deficiência da vitamina. O diagnóstico prematuro e o tratamento imediato podem limitar a gravidade e as complicações desta anemia.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.