Home / Saúde / Por que dormir sem escovar os dentes faz tão mal para a sua saúde bucal?

Por que dormir sem escovar os dentes faz tão mal para a sua saúde bucal?

Escove os dentes antes de dormir! Essa é uma recomendação que ouvimos desde crianças, quando nossas mães fiscalizavam a higiene bucal bem de pertinho. O pedido virou um hábito e praticamente todo mundo escova os dentes antes de deitar, mas qual é a verdadeira importância desse hábito?

Em termo de higiene bucal a escova de dente esta no topo da lista em parceria com o fio dental e o creme dental

Aliada ao fio e ao creme dental, a escova é a principal responsável por remover os resíduos de alimentos e a placa bacteriana. Quando a escovação é deixada de lado ou feita de maneira inadequada favorece a proliferação das bactérias que causam diversos problemas bucais, como cárie, gengivite e mau hálito.

Escovar os dentes: por que é tão importante?

DORMIR SEM ESCOVAR OS DENTES FAZ MAL

Durante à noite a proliferação de bactérias é maior, por isso, é fundamental escovar os dentes

Uma das formas que a boca encontra para “lutar” contra os micro-organismos naturalmente presentes é a produção de saliva, que diminui a acidez da boca e dificulta a ação das bactérias. Contudo, durante o sono, o fluxo salivar cai sensivelmente e as bactérias encontram um ambiente propício para agir. Considerando que uma noite bem dormida tem em média oito horas, as bactérias têm bastante tempo para prejudicar a saúde da sua boca.

É por isso que, ao deixar de escovar os dentes antes de dormir, acordamos com um gosto ruim, o hálito fica mais forte e ao passar a língua pelos dentes e gengivas é possível sentir uma camada espessa e grossa, que nada mais é do que o acúmulo de placa bacteriana. Para evitar todos esses problemas, capriche na higiene antes de se deitar, com direito a fio, escova e enxaguatório bucal.