Scroll Top

Saúde

Confira as possíveis causas da sensibilidade da pele e como resolvê-las

Muitas pessoas têm problemas com a sensibilidade da pele e as suas causas podem ser mais variadas do que você imagina. A pele requer cuidados e estilo de vida saudáveis, para além de ser imprescindível a busca de um dermatologista caso a sensibilidade da pele persista.

Conheça algumas das possíveis causas deste problema ao longo do texto.

O que causa a sensibilidade da pele?

A sensibilidade da pele pode ter diversas causas, desde má alimentação ao estresse. Confira algumas das causas.

1. Poluição e clima

A poluição, principalmente nas grandes cidades, pode ser considerada um grande agravante para a saúde da pele. A pele absorve a sujidade de fumaças e poeiras através dos poros, o que os obstrui e os impedem de manter um bom funcionamento, além de deixá-la sensível.

Outro fator que influencia bastante é o clima. Os raios solares podem danificar e sensibilizar a pele. Por outro lado, o frio também pode deixar a pele sensível agravando doenças de pele como eczemas, por exemplo.

2. Limpeza

Os produtos de limpeza contêm diversos componentes químicos que podem danificar a pele causando irritações e a deixando-a sensível.

Por isso, é importante pesquisar os componentes dos seus produtos de limpeza e também usar os acessórios necessários para evitar contato com a pele.

3. Estresse, sono irregular e hormônios

Afetando principalmente as mulheres, os hormônios podem sensibilizar a pele a causar distúrbios, devido à alteração da capacidade de regeneração natural da pele.

Além disso, dormir pouco e esforçar-se muito durante o dia pode levar não só ao estresse mental, mas também ao estresse físico, que pode afetar a pele e outros órgãos.

4. Alimentação

Tudo o que se ingere reflete no seu exterior, por isso a alimentação e hidratação, feitas de forma inadequada, podem desregular o funcionamento da pele causando sensibilidade e imperfeições.

Se você se alimenta bem e, mesmo assim, tem problemas de pele, cuidado, pois pode ter alguma intolerância alimentar sem que esteja ciente. Consulte um médico.

5. Componentes de produtos cosméticos

Deve-se sempre estar atento aos componentes químicos e artificiais que são colocados nos cosméticos, pois eles podem ser agressivos a sua pele. Opte por produtos naturais que não tenham corantes, conservantes e não passem por tantos processos químicos.

Além disso, evite dormir de maquiagem, pois essa obstrui os poros e a sensibiliza.

6. Tecidos e acessórios

As roupas são produzidas a partir de diferentes materiais e, caso a sua pele seja sensível, pode vir a sensibilizar-se ainda mais. Produtos domésticos utilizados para lavar as roupas também podem causar irritações e deve-se estar atento a esses.

Como tratar a sensibilidade da pele?

As formas de tratamento vão depender das causas, mas as formas de proteções e prevenções mais comuns podem ser feitas limpando a pele regularmente, hidratando-a corretamente e utilizando protetor solar.

Mas cuidado, não deve-se limpar profundamente a pele todos os dias, isso pode sensibilizá-la ainda mais e não dá tempo suficiente para efetuar a regeneração de células novas.

Cuidados a ter

 Sempre que apresentar alguma atividade anormal da pele deve-se consultar um médico, no entanto a algumas coisas podem ser feitas para ajudar no funcionamento da pele, como:
  • Utilizar protetor solar com frequência;
  • Hidratar bem a pele;
  • Optar por cosméticos naturais e/ou caseiros;
  • Praticar exercícios físicos;
  • Pode também optar por produtos de limpeza naturais;
  • Evitar o consumo excessivo de álcool e tabaco;
  • Distanciar-se de ambientes com muita poluição ou fumo de cigarro;
  • Evitar ar condicionado em excesso.

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE ➜ https://goo.gl/zajniC

 zestresse1
Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.