Scroll Top

Saúde

Esta é a forma de recuperar a cartilagem dos joelhos e quadril com hortelã!

 
 

Esta é a forma de recuperar a cartilagem dos joelhos e quadril com hortelã!

 

Ninguém merece sofrer com dores nos ossos e articulações… Não importa a idade que tenha, esse tipo de problema é sempre insuportável.

Quem precisa se movimentar muito durante o dia todo acaba sofrendo mais, como é o caso de atletas e profissionais que trabalham em pé ou carregando peso.

A dor pode ser tão intensa que é necessário parar por alguns instantes. E se tem uma parte que é muito delicada, é a região do joelho. Essa área suporta todo o peso do corpo e, quando está machucada, nos impede de fazer atividades simples, como correr, saltar, agachar ou até mesmo caminhar.

Outra região bem problemática é o quadril. O ideal, nesses casos, é procurar um médico para ele prescrever o tratamento adequado. No entanto, se você não pode ir imediatamente e quer um tratamento caseiro e natural, veja a receita que trouxemos.

INGREDIENTES

  • 1 colher (sopa) de hortelã seca
  • 1 colher (sopa) de alecrim seco
  • 1 colher (sopa) de tomilho seco
  • 1 colher (sopa) de sálvia seca
  • 1 litro de água

MODO DE PREPARO

  • Coloque a água para ferver numa panela e depois adicione as ervas.
  • Feito isso, ferva por mais cinco minutos.
  • Apague o fogo e deixe descansar por 15 minutos.
  • Adicione mel se desejar, a fim de adoçar o sabor.
  • Armazene a bebida na geladeira para armazenar por mais tempo.
  • Beba duas xícaras por dia.
  • A primeira xícara deve ser consumida ainda em jejum.
  • A segunda deve ser bebida antes de dormir.
  • Siga a rotina por três semanas.

Você notará que os joelhos se fortalecerão e deixarão de doer. E nem seus ossos nem seu quadril vão doer como antes.

Seja por motivo de lesões ou doenças (crônicas ou não), uma dieta pobre aliada a predisposição genética pode ser uma receita desastrosa para as articulações. A boa notícia é que uma dieta bem balanceada é uma boa aliada no combate às dores. Para ajudar a melhorar sua qualidade de vida, listamos 10 alimentos (entre frutas, legumes e verduras) que ajudam a reduzir dores nas articulações.

Laranja

Rica em bioflavonoides de citrino, responsáveis pela coloração desde as cascas às raízes e sementes das plantas, têm ação antioxidante no organismo. Isso é traduzido na dilatação dos vasos sanguíneos e na boa circulação, assim como na atuação anti-inflamatória.

Brócolis e couve

Verduras de coloração verde-escuro, incluindo espinafre, couve, brócolis e acelga, são fonte de antioxidantes. Ricas em cálcio, agem na proteção dos ossos. Na couve e no brócolis, especificamente, foi detectado a presença de sulforafano, substância que atua contra danos nas articulações.

Abacaxi

Conhecido pelo seu teor de vitamina C, o abacaxi também é rico em bromelina. Esta enzima atua tanto na digestão de proteínas como no bloqueio de agentes causadores de inflamações em diversas partes do corpo.

Cebola

Os fitoquímicos presentes na cebola ajudam a reduzir as inflamações no corpo.  A quercetina, especificamente, é um antioxidante natural que age diretamente no alívio das inflamações.

SIGA O NOSSO INSTAGRAM ➜ https://www.instagram.com/_receitasnaturais/

Frutas vermelhas

Morango, framboesa e amoras são fontes de fitoquímicos conhecidos como antocianinas, responsáveis pela coloração e que também possuem ação anti-inflamatória. Além disso, essas frutas apresentam um efeito de proteção sobre as cartilagens.

Cúrcuma

Especiaria típica da Índia e de outras partes da Ásia, a cúrcuma tem propriedades anti-inflamatórias, embora suaves.

Gengibre

Com atuação direta no inchaço e na dor, o gengibre pode ser um forte aliado para quem sofre com dores nas articulações por consequência da artrite reumatoide. Porém, as propriedades benéficas estão próximas à casca do alimento. Portanto, recomenda-se não descascar o gengibre.

Mamão papaia

A papaína encontrada no mamão é responsável por reduzir as inflamações em todo o corpo, incluindo articulações e próstata.

Abacate

Alimento rico em luteína, substância responsável por combater os radicais livres que, quando em excesso, podem provocar doenças como a artrite reumatoide. Além disso, o abacate contém o beta-sitosterol, um fitoesterol que atua como poderoso anti-inflamatório. A fruta é indicada tanto no combate de doenças articulares como no emagrecimento.

Maçã

Fonte de antioxidantes, a maçã atua no combate às inflamações. A fruta também possui quercetina, composto que ajuda a melhorar a saúde dos vasos sanguíneos responsáveis por levar nutrientes às articulações.

Tratamento natural para cuidar da cartilagem do joelho desgastada

– Gelo

Aplicar compressas de gelo nos momentos de dor aguda pode aliviar o desconforto e controlar a inflamação. No entanto, o gelo é apenas uma opção de tratamento sintomático já que ele promove apenas alívio temporário, sendo essencial a prática de atividades para fortalecer o joelho desgastado e prevenir contra novos danos.

– Exercícios físicos

Arthritis Foundation (Fundação da Artrite, sediada em Atlanta nos EUA) recomenda a realização dos seguintes tipos de exercícios para fortalecer os músculos ao redor da articulação e assim reduzir a pressão na região com a cartilagem danificada:

  • Alongamento: o alongamento orientado por um fisioterapeuta ajuda a trabalhar a flexibilidade e a amplitude de movimento
  • Treino aeróbico e de resistência: o exercício aeróbico e de resistência é útil para a manutenção de um peso saudável e para deixar as estruturas do joelho mais resistentes
  • Fortalecimento: o treino de fortalecimento deve ser feito para fortalecer os músculos que ficam ao redor das articulações cujas cartilagens foram desgastadas

Além desse trabalho estruturado de recuperação do joelho, um médico ou fisioterapeuta pode indicar atividades de baixo impacto para as articulações como a natação ou a hidroginástica, por exemplo.

ENTRE NO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM AQUI

3 remédios caseiros para artrose e artrite

Os remédios caseiros para artrose e artrite possuem propriedade anti-inflamatória e, por isso, são capazes de complementar o tratamento indicado pelo médico, já que atuam promovendo alívio dos sintomas. Além disso, podem potencializar o efeito dos remédios recomendados pelo ortopedista, acelerando a recuperação.

Os remédios naturais não devem ser utilizados como substituto do tratamento indicado pelo médico, mas são muito indicados porque podem aliviar ainda mais a dor ou evitar que volte a surgir. Sempre que se usa este tipo de remédios naturais é importante informar o médico para que ele possa avaliar a necessidade de adequar a dose dos medicamentos.

1. Chá de alecrim

O alecrim possui propriedades que ajudam na restauração da articulação, sendo um ótimo complemento para o uso de remédio anti-inflamatórios e aliviando bastante os sintomas da artrose e artrite.

Ingredientes

  • 1 colher (de chá) de folhas verdes ou secas de alecrim;
  • 250 ml de água fervente.

Modo de preparo

Adicionar as folhas de alecrim numa xícara de água fervente e deixar descansar por 10 minutos. Depois, coar e beber o chá ainda morno, repetindo 2 a 4 vezes por dia.

2. Chá de salgueiro e ulmária

O chá de salgueiro e ulmária possui fortes propriedades anti-inflamatórias e analgésicas que ajudam a aliviar a dor de vários problemas nas articulações, como artrose, artrite ou gota. Além disso, como a ulmária ajuda a baixar ligeiramente a temperatura corporal, o efeito pode ser sentido por mais tempo.

Ingredientes

  • 1 copo de água;
  • 1 colher (de sopa) de cascas do tronco de salgueiro;
  • 1 colher (de sopa) de ulmária.

Modo de preparo

Colocar todos os ingredientes numa panela e deixe ferver por, aproximadamente, 5 minutos. Tampar, deixar esfriar e, quando estiver morno, coar e beber a seguir. Recomenda-se tomar 1 xícara de manhã e outra à noite.

Além de tomar estes remédios caseiros diariamente, pode-se ainda fazer uma pequena massagem na articulação afetada, utilizando o óleo de amêndoas doces morno.

3. Compressa com linhaça 

Uma outra ótima opção de tratamento caseiro para alívio da dor é usar uma compressa de linhaça, já que a linhaça é capaz de atuar diminuindo a inflamação.

Ingredientes

  • 1 copo de linhaça;
  • 1 pé de meia ou uma fronha de bebê.

Modo de preparo

A solução consiste em colocar as sementes de linhaça dentro da meia ou da fronha e prender com um nó ou costurar. Basta esquentar no micro-ondas por cerca de 2 minutos e depois colocar ainda morno sobre a articulação com artrose. 

Conhece o canal do RECEITAS NATURAIS no Youtube? Lá temos vídeos de alguns artigos publicados no site, todos originais feitos exclusivamente para você.

Por fim, Veja também: Como fazer limpa piso milagroso: mistura caseira para deixar sua casa brilhando

E aí, você gostou de conhecer Esta é a forma de recuperar a cartilagem dos joelhos e quadril com hortelã!? Temos certeza que sim, por isso, corra agora mesmo e compartilhe este artigo com seus amigos e familiares. Até o próximo artigo.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.