Scroll Top

Casa

Receita Caseira para Tirar Manchas da roupa rápido: remove até mancha de mofo mais difícil: veja o passo a passo

Dicas caseira para a remoção de manchas das roupas

Receita Caseira Fácil para Tirar Manchas da roupa rápido

Veja o passo a passo para tirar aquela sujeira ou mofo que você achava que não tinha mais jeito.

Como tirar todo tipo de manchas de roupa

Água com bicarbonato de sódio

Misture 1 litro de água com 5 colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Deixe a peça de molho por 30 minutos nessa solução e depois lave normalmente.

E se a mancha for recente?

Coloque em um balde 1 litro de água morna e 3 colheres de vinagre branco. Deixe a peça de molho nessa mistura por 10 minutos antes de lavar. Se desejar, você pode usar como alternativa mergulhar a mancha em água oxigenada, mas teste em um pedaço da roupa antes, para ter certeza que ela não irá desbotar.

A mancha na roupa é antiga?

Misture bicarbonato de sódio com limão até fazer uma pastinha. Sempre que for manipular limão, faça longe do sol pois ele pode queimar a pele. Aplique essa ‘pasta’ com uma escova e deixe agir por 45 minutos. Depois, coloque a roupa de molho na água com sabão por 1h30 antes de lavar como de costume.

Derrubei café na roupa! Como tirar a mancha?

Quem nunca derrubou café na roupa, não é? Caso isso aconteça com você, não se preocupe: essa é uma mancha fácil de ser retirada, principalmente se você ‘correr’ para eliminá-la.

Acabei de derrubar café na blusa!

Lave imediatamente o local com água quente, quase fervendo. Dessa forma você dissipa o café e não deixa ele penetrar no tecido. Se a roupa for em um local de difícil acesso para molhar com água, esfregue 1 cubo de gelo na roupa até a mancha sumir.

A mancha já está seca?

Molhe a mancha com água morna e acrescente 1 colher (café) de bicarbonato de sódio. Deixe que ele absorva o café e depois lave normalmente.

Derrubei café com leite!

Como o leite tem gordura, o procedimento é um pouco diferente da remoção do café puro. Passe na mancha água oxigenada ou benzina e lave em seguida.

O vinho manchou minha roupa! E agora?

Quando isso acontecer, a primeira coisa que você não deve fazer é usar água quente. O calor ajudará o vinho a se fixar ainda mais na roupa.

Papel toalha

Se a mancha foi naquele instante, coloque papel toalha por cima, sem esfregar, para que ele absorva o vinho. Depois, lave com água e sabão.

Sal

O sal também ajuda a ‘sugar’ o vinho. Coloque uma porção em cima da mancha e deixe agir por 5 minutos.

Vinagre branco

Use 3 medidas de vinagre branco para 1 de água e aplique essa mistura sobre a mancha.

Vinho branco

O vinho branco pode neutralizar o vinho tinto. Ele não tira a mancha, mas se você não tiver como remover na hora, pelo menos ele vai amenizar a cor.

A roupa está manchada com ferrugem?

Se a roupa está há muito tempo guardada, e está próximo de objetos metálicos, a ferrugem pode passar para o tecido. Botões, zíper e até mesmo pregador com metal pode manchar sua roupa com ferrugem.

Limão com sal

Em cima da mancha, aplique o suco do limão com o sal. Coloque essa mistura no sol e deixe em uma bacia com água. Retire a peça antes que ela seque e enxágue bem.

Ferrugem antiga

Utilize um removedor industrializado.

Sujei a roupa com caneta

Quase toda semana você, sem perceber, mancha a sua roupa com a tinta da caneta. É simples de retirar, desde que não demore muito.

Álcool

Passe um algodão embebido com álcool na mancha até que ela saia.

Mancha fresca

Passe rapidamente álcool com um cotonete e coloque um papel toalha em cima para que ele absorva a tinta.

Leite

Ponha um papel toalha na parte debaixo do tecido e jogue um pouco de leite em cima da mancha. Coloque outro papel toalha, mas dessa vez por cima da mancha – como um sanduíche. E faça isso quantas vezes precisar até que ela saia por completo.

As crianças mancharam a roupa com canetinha hidrocor?

É normal que essa mancha aconteça durante as atividades escolares, durante a diversão das férias ou até mesmo se você utiliza essa canetinha no dia a dia.

Leite quente

Coloque papel toalha embaixo da mancha. Em seguida jogue leite quente sobre a mancha e pressione com outro papel toalha em cima (a mesma ideia do sanduíche). A nata também pode ser usada ao invés do leite quente.

Mancha de canetinha no couro

Molhe um algodão com um pouco de água morna e amoníaco. Coloque essa mistura em cima da mancha e limpe com um pano seco.

Manchei a roupa com tinta. E agora?

Essa é uma das manchas que precisa de muita atenção, ainda mais se a roupa for branca.

Spray de cabelo

Molhe a região com um produto à base de álcool, como spray de cabelo. Pressione a mancha com um papel toalha até remover a tinta.

Dá para tirar mancha de tinta a óleo da roupa?

Todas as manchas envolvendo tintas precisam de cuidados especiais. A dica de ouro é, primeiramente, retirar o excesso de tinta. Depois, uma das opções a seguir:

Detergente com água quente

Faça uma mistura de 1 colher de chá de detergente em um copo de água morna e aplique sobre a mancha com uma esponja limpa. Lave em seguida com água fria.

Leite quente ou limão

No caso de mancha de tinta em tecidos escuros, passe leite quente ou a casca do limão sobre a mancha e depois lave com água e sabão.

Cortei o dedo e manchei a roupa de sangue

Alguns acidentes podem acontecer e fazer com que você manche a roupa de sangue. Da mesma maneira que o vinho, não use água quente. Se agir rapidamente, ninguém vai perceber.

Água com sabão

Se for naquele instante, uma água fria com sabão tira toda a mancha.

Água com gás

Aplique água com gás na parte manchada e deixe de molho por alguns minutos.

Água com sal

Usar água com sal também resolve o problema.

Sangue seco

Utilize água oxigenada 10 volumes em cima da mancha e deixe agir. Depois lave naturalmente.

Aspirina

Se você tiver uma aspirina na bolsa, esmague o comprimido e faça uma pasta com ele acrescentando um pouco de água. Coloque em cima da mancha e deixe a mistura agir.

Como tirar mancha de gordura da roupa?

Essa é com certeza uma das manchas mais temidas, seja pela coloração da gordura ou pelo medo de nunca mais ter sua roupa como antes. Se a gordura que manchou estava muito quente, dificilmente você vai conseguir remover, porque ela já queimou a fibra do tecido. Se não foi esse o caso, veja as dicas:

Talco

Coloque talco em cima da mancha e deixe assim a noite toda. No dia seguinte, faça a lavagem da roupa normalmente. Amido de milho ou giz também tem a mesma finalidade!

Água quente com detergente

Misture água quente com detergente e coloque em cima da mancha, esfregando.

Removedor caseiro

Para fazer você precisa de uma xícara de sabão em pó dissolvida em amônia líquida até ficar uma mistura espessa. Adicione a essa mistura 4 colheres (sopa) de vinagre branco, 4 colheres (sopa) de álcool retificado e 1 colher (sopa) de sal.

Outros removedores

Se você tiver em casa éter, benzina, gasolina ou querosene, você pode usá-los para remover gordura de tecidos. É só aplicar um pouco sobre o tecido e esfregar a mancha delicadamente com uma escova. No caso da benzina, ela é indicada tanto para tecidos não laváveis (como o couro) como para os muito delicados. Apenas as roupas coloridas que não podem receber esses removedores. Lave-as com sabão e água quente ou polvilhe um pouco de talco ou farinha de trigo na mancha.

E mancha de óleo?

Essa é outra mancha que deixa todo mundo de cabelo arrepiado!

Detergente

É só usar um detergente para lavar roupas ou um detergente de louças, aplicando diretamente sobre a mancha. Esfregue e depois lave com água quente.

E mancha de graxa na roupa, dá para tirar?

Como a graxa é uma mancha de gordura, também dá para tirar! Não se esqueça de retirar o excesso de graxa antes, pressionando com papel toalha – mas sem esfregar.

Talco 1

Cubra a mancha com talco. Se não tiver, pode usar maisena ou sal. Depois, espalhe detergente em cima da mancha. Aguarde cerca de 20 minutos e lave a peça.

Talco 2

Coloque talco sobre a mancha (ou amido de milho) e deixe a gordura ser absorvida. Escove com cuidado para não espalhar a mancha e enxágue com água quente, aplicando detergente para roupa. Deixe agir por 10 minutos, esfregue e enxágue novamente com água quente.

Receita caseira

Se a mancha já está seca, aplique manteiga ou margarina sobre a mancha utilizando uma escova de dente. Essa gordura se junta com a graxa, deixando-a úmida, o que facilitará a remoção. Em seguida, enxágue com água quente e lave com detergente de roupas ou de louça, deixando a peça de molho por 10 minutos.

Como tirar mancha de chá?

O procedimento é quase igual ao de café e o resultado é o mesmo. Ou seja, tem salvação!

Gelo

Use um cubo de gelo e passe sobre a mancha, lavando-a em seguida.

Manchas antigas

Para as manchas antigas, use glicerina líquida. Você também pode usar agua oxigenada 20 volumes. Se a mancha for em um tecido de cor não firme, passe uma mistura de álcool etílico e sabão, lavando em seguida com água fria.

Mancha de desodorante na roupa preta… Tem solução?

Tem sim, e é mais simples do que você imagina!

Lenço umedecido

É só passar um lenço umedecido no local, assim que manchou… e pronto!

Como tirar a mancha amarelada da roupa?

Se a sua roupa está há muito tempo guardada, ela pode ficar amarelada. Mas tem solução!

Bicarbonato com limão

Misture bicarbonato com suco de limão e esfregue no local, usando uma buchinha ou escova de dente. Espere 45 minutos e em seguida coloque de molho por mais 1h30. Em seguida, lave como de costume.

Receita da avó

Quarar a roupa! É tradicional e sem erros! Esfregue com sabão de coco e coloque de molho no sol.

Amarelado bem antigo

Quando a peça é bem antiga, ferva água com 45g de bicarbonato de sódio e 45g de sal. Depois coloque a roupa na panela e deixe por 10 minutos.

Mancha de mofo e bolor tem solução?

Toda mancha tem início, meio e solução! Os tecidos têm bastante vulnerabilidade para servir de alimento para os fungos, por isso é importante que você limpe-o com um pano ou algodão molhado em sabão de pH neutro para tentar retirar os fungos. Você também pode limpá-lo com vinagre branco e suco de limão, deixando a peça ao Sol por algumas horas e lavando-a separadamente em seguida.

Água sanitária com açúcar

Coloque 1 xícara de açúcar em 1 litro de água sanitária e ponha a roupa nessa mistura. Deixe de molho e, depois, é só lavar.

SIGA O NOSSO INSTAGRAM ➜ https://www.instagram.com/_receitasnaturais

Água sanitária com detergente

Para peças brancas, use 2 colheres de sopa de água sanitária com 2 colheres de sopa de detergente ou 2 colheres de sopa de vinagre num balde de água. Deixe de molho e depois lave normalmente.

Bacalhau

O bacalhau pode ser aliado nessas horas quando a mancha é bem antiga. Coloque a peça em um balde de alumínio cheio de água com um pedaço de bacalhau cru. Deixe a mistura ferver até a mancha desaparecer.

O chocolate pode manchar a roupa?

Sim! Por isso é importante remover o excesso do chocolate antes de tentar remover a mancha.

Freezer

Depois de remover o excesso de chocolate, coloque a roupa no freezer. Depois de alguns minutos, raspe o chocolate endurecido.

Água quente

Molhe o avesso do tecido na parte da mancha com água quente, assim ela derreterá o chocolate.

Detergente com leite

Esfregue a mancha com um pouco de detergente neutro e deixe peça de molho no leite por cerca de 1 hora. Depois pode lavá-la.

Chocolate na roupa de lã

É só retirá-lo com um algodão molhado em glicerina.

Mancha de molho na roupa

Você pode estar preparando a refeição ou se alimentando e pronto, manchou a roupa com molho. Confira as dicas de como se livrar de vez delas:

Detergente com água morna

Use 1 colher de sopa de detergente dissolvida em três colheres de sopa de água morna. Esfregue com uma escova de cerdas macias.

Detergente com vinagre branco

Se o molho for de ketchup ou mostarda, misture detergente com vinagre branco e esfregue na mancha até que ela suma.

Detergente, limão ou álcool

Se é mancha de molho de tomate, use detergente com água quente. Se não funcionar, molhe um pano com suco de limão e álcool e esfregue. Depois utilize sabão e coloque a peça de molho em sabão de coco antes de enxaguar.

Mancha de tomate na roupa

Se a roupa é clara, isso vira um desespero!

Vinagre

Use vinagre para tirar mancha de tomate de roupas coloridas. É só aplicar 1 a 2 colheres de vinagre branco em cima da mancha e deixar agir por 30 minutos. Enxágue e esfregue detergente neutro sobre a mancha antes de lavar com água fria.

Mancha de fruta vermelha. Como se livrar?

Todas as manchas que envolvem coloração avermelhada, como vinho, sangue, tomate e outros precisam ser tratadas rapidamente.

Detergente

No caso de roupa branca, lave a mancha com detergente neutro e deixe no Sol por um tempo. A luz solar tem um efeito alvejante.

Limão

Para manchas difíceis ou roupas coloridas, esfregue o suco de limão ou coloque uma fatia da fruta sobre a mancha. Enxágue e repita o processo se for necessário.

Como tirar mofo das roupas

Roupas, toalhas, panos de prato e outras peças podem ser vítimas de um dos maiores inimigos da limpeza: o mofo! Ele prolifera em épocas mais frias ou em lugares que têm muita umidade: quanto menos circulação de ar tiver, mais fácil o mofo irá se espalhar pela casa. E até mesmo dentro do seu guarda-roupa!

ENTRE NO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM AQUI

Como tirar mancha de mofo das roupas

A notícia boa é que até aquela mancha de mofo, que você achava que não tinha mais jeito, tem solução. A seguir, a home expert Flávia Ferrari, ensina um truque muito fácil e econômico, que é feito com açúcar. Veja o passo a passo:

Ingredientes

  • – 1 litro de água sanitária
  • – 1 xícara de açúcar
  • – Bacia grande
  • – Água

Antes de começar, faça um teste na peça de roupa, em um pedacinho escondido. Na maioria dos casos, a solução vai funcionar, mas pode acontecer de tanto o tecido quanto a cor não aguentarem, resultando no desbotamento da peça.

Primeiro passo: mergulhe a roupa com mofo na água até que ela fique completamente coberta.

Segundo passo: em um recipiente, misture a água sanitária e o açúcar e adicione na bacia com a peça com mofo.

Terceiro passo: espere alguns minutos para a solução fazer efeito.

Quarto passo: enxágue a peça e lave normalmente.

Dica Bônus

Bicarbonato de sódio

  • Ao utilizar um pouco de bicarbonato de sódio como parte da sua lavagem habitual poderá branquear e suavizar as roupas.
  • Este ingrediente reduz a presença de manchas e melhora os efeitos do sabão comum sobre os tecidos.

Ingredientes:

  • 3 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio
  • Sabão em pó (quantidade necessária)

Procedimento:

  • Deixe a roupa de molho em sabão em pó e acrescente as três colheres de bicarbonato de sódio.
  • Deixe agir durante 20 minutos e lave como de costume.

Sumo de limão e sal

O sumo de limão é um dos melhores produtos para realçar os tons brancos. Seu uso nas peças de roupas as mantém livres do encardido e de manchas de sujeiras.

Ingredientes:

  • 1/2 xícara (chá) de sal
  • O sumo de dois limões
  • 2 litros de água
  • Sabão neutro (quantidade necessária)
  • Procedimento: Coloque dois litros de água morna em um recipiente e acrescente o sumo de dois limões, o sal e o sabão neutro. Introduza as peças de roupa na mistura e deixe-as de molho por pelo menos uma hora.
  • Enxague como de costume e coloque para secar ao sol.

Conhece o canal do RECEITAS NATURAIS no Youtube? Lá temos vídeos de alguns artigos publicados no site, todos originais feitos exclusivamente para você.

E aí, você gostou de conhecer este Truque com açúcar remove até mancha de mofo mais difícil: veja o passo a passo ? Temos certeza que sim, por isso, corra agora mesmo e compartilhe este artigo com seus amigos e familiares. Até o próximo artigo.

Veja também: Como Clarear e Remover suas Manchas, Rugas e Melasmas

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.