Scroll Top

Casa

Como tirar manchas mais difíceis de panelas e frigideiras

Dicas para deixar as panelas como novas e remover a sujeira pesada sem riscá-las

Como tirar manchas mais difíceis de panelas e frigideiras

Nenhuma mancha é impossível de remover. Você só precisa dos produtos certos e um pouco de paciência. Veja como deixar as panelas como novas com produtos baratos e fáceis de encontrar!

  1. Detergente e sal
    Essa é uma receitinha para tirar mancha de gordura do fundo da panela de fritura. Depois de fazer uma fritura é comum que a parte de baixo da panela fique toda amarelada e grudenta, com uma camada de gordura que parece não sair com nada. Mas tente o seguinte.

Espalhe a quantidade de 1 colher de chá de detergente na parte da panela com gordura, sem molhar a panela. Depois, por cima do detergente, salpique uma camada sal de cozinha para cobrir. Por fim é só esfregar com a esponjinha seca e vai sair tudo, sem muito esforço. Só molhe a panela no final, para enxaguar.

  1. Pastinha de bicarbonato
    Além do sal, outro ingrediente mágico na cozinha, que vale a pena ter sempre por perto, é o bicarbonato de sódio. Faça essa pastinha para limpar as panelas e frigideiras queimadas ou manchadas depois de uma fritura.

Misture 2 partes de bicarbonato de sódio com 1 parte de álcool ou de detergente até formar uma pasta. Depois, esfregue a pasta na parte queimada da panela usando uma esponja. Enxague e seque bem a panela para evitar manchas de água.

  1. Sabonete e palha de aço
    Agora, aquela panela que está há meses sem arear, com aquela parte de baixo preta de tão manchada de fogo e gordura, vai precisar da boa e velha palha de aço. Se o detergente não resolver, use um sabonete de banho em barra. Faça da seguinte forma:

Acenda a boca do fogão e aproxime uma das partes sujas da panela para dar uma aquecida e amolecer a gordura. Desligue o fogão depois de alguns segundos. Com cuidado para não se queimar, passe um pouco do sabonete na parte que aqueceu e comece a esfregar com a palha de aço. Repita o procedimento até remover toda a sujeira e a sua panela ficar parecendo nova.

Limão

As panelas e frigideiras antiaderentes facilitam muito a vida na cozinha, mas na hora de limpar as crostas queimadas é um desafio e tanto! Afinal, o uso de palha de aço ou produtos abrasivos pode danificar o revestimento, e as substâncias liberadas no processo fazem mal à saúde.
Nesse caso, o limão é uma forma barata e fácil de resolver o problema: preencha o recipiente sujo com água e pedaços grandes da fruta. Deixe a mistura fervendo por alguns minutos, espere esfriar e lave a panela normalmente. O ácido natural do alimento ajuda a dissolver a gordura com o calor.
O limão também pode ser utilizado para polir panelas de inox, e o processo é mais fácil ainda: basta espalhar o suco, direto da fruta, por dentro e por fora do utensílio.

Sal
O sal, tempero básico que todo mundo tem na cozinha, também pode funcionar como um abrasivo natural. Use-o na pré-lavagem, esfregando com um pano seco. O método pode ser utilizado em panelas e frigideiras de ferro, ágata e inox. Não é aconselhado para utensílios antiaderentes, pois pode riscar o revestimento.
Para panelas mais delicadas, você pode usar o sal sem esfregar. Espalhe um pouco de sal grosso no fundo do recipiente e ferva com um pouco de água. Depois de esfriar, jogue a mistura fora com cuidado e lave a panela normalmente.

SIGA O NOSSO INSTAGRAM ➜ https://www.instagram.com/_receitasnaturais

ENTRE NO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM AQUIConhece o canal do RECEITAS NATURAIS no Youtube? Lá temos vídeos de alguns artigos publicados no site, todos originais feitos exclusivamente para você.

Como tirar manchas mais difíceis de panelas e frigideiras
Como tirar manchas mais difíceis de panelas e frigideiras
Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.