Scroll Top

Casa

Como limpar e desengordurar o vidro do forno por dentro

Veja receitas caseiras e como soltar o vidro do forno para limpar lá no meio, onde parece impossível

 

Como limpar o vidro do forno para deixá-lo brilhante

Veja algumas dicas caseiras fáceis para limpar e desengordurar o vidro do forno.

Como limpar e desengordurar o vidro do forno por dentro

Água e detergente neutro

  • Nada melhor do que água de detergente neutro para remover a sujeira e a gordura dos vidros do fogão. Se tiver muita gordura presa há muito tempo, use água e detergente para fazer a limpeza básica, depois aplique uma das receitas a seguir.
  • Limpe como se estivesse lavando louça mesmo, aplicando detergente na esponja úmido e passando no vidro, depois passe um pano úmido para tirar a espuma e finalize com um pano seco.

Pasta de bicarbonato de sódio

  • A primeira dica é com o clássico bicarbonato de sódio que é sempre bom ter em casa, seja para usar como fermento ou como produto de limpeza. Faça uma pasta usando bicarbonato e água morna até ficar bem grossa para não escorrer ao aplicar.
  • Então, usando uma escovinha de limpeza, aplique a pasta em toda a parte interna do vidro, espalhando sem esfregar com força. Cuidado para que a pasta não entre em partes difíceis de tirar, como nos encaixes do vidro.
  • Deixe a pasta agindo por pelo menos 20 minutos, depois remova com um pano úmido ou esponja úmida (lado amarelo). Finalize com um pano seco.

Pasta de bicarbonato com vinagre

  • Se não conseguir remover toda a sujeira do vidro do forno só com bicarbonato, melhore essa pasta aquecendo um pouco mais a água e adicionando um pouco de vinagre. Nesse caso, adicione também mais bicarbonato para manter a consistência bem pastosa, evitando que escorra.
  • Aplique a pasta pelo forno, enquanto a água dela ainda estiver quente, e espalhe bem com uma escovinha. Deixe agir por pelo menos 20 minutos, depois limpe e seque. Se precisar dar uma esfregadinha, use o lado amarelo da esponja ou uma esponja de aço.

Como limpar a parte interna entre os dois vidros do forno?

  • Limpar a parte interna do vidro do forno é coisa fácil. Mas, como acessar aquela parte que fica entre um vidro e outro, que parece impossível de alcançar? Tem jeito. Para isso, vai depender do modelo do seu forno.
  • Alguns precisam desparafusar, enquanto outros mais modernos já vêm com um botão ou travinhas de segurança para soltar o vidro de dentro e ter acesso à parte interna. Confira no vídeo abaixo alguns modelos para entender como é que abre.

Como limpar entre os vidros do forno que não abrem

Agora, se por acaso o seu forno não tem qualquer opção para soltar o vidro interno e conseguir limpar lá no meio, tem ainda uma alternativa. Você vai ter que construir um utensílio para alcançar a sujeira acumulada entre os vidros do forno

1º Passo

Pegue um cabide velho de arame, um pano bem absorvente e uma borrachinha de dinheiro. Desmonte o cabide e estique o arame até que ele fique como na imagem abaixo. Se você já tiver um arame em casa semelhante a este utensílio, pode utilizá-lo.

2º Passo

Prenda o pano absorvente na ponta com o gancho utilizando a borrachinha de dinheiro. Certifique-se que ele está bem preso.

3º Passo

Abra a porta do seu forno e deixe-o na posição vertical. Do lado de dentro, na parte interna, você irá perceber que há um vão (você vai precisar colocar a cabeça dentro do forno, tenha cuidado). É por esse vão que a sujeira entra, e é por aí você vai limpar. Para isso, prepare uma solução desengordurante.

SIGA O NOSSO INSTAGRAM ➜ https://www.instagram.com/_receitasnaturais/

4º Passo

Preparando a solução desengordurante: em uma bacia, misture água morna, uma colherinha de bicarbonato de sódio, meia xícara de vinagre e uma colher de sal. Mexa bem.

5º Passo

Mergulhe o seu utensílio dentro dessa solução, depois enfie o utensílio pelo vão existente na porta do seu forno e esfregue por todo o vidro para tirar toda a sujeira. Se for preciso, deixe a solução agir por alguns minutos.

6º Passo

Para retirar a solução do forno, tire o pano que ficou sujo, coloque outro limpo, prenda novamente com a borrachinha de dinheiro e faça o mesmo procedimento.

O MÉTODO DA CONCHA

O primeiro método que você pode usar é o da concha!

Este truque é muito simples e rápido e requer ingredientes que certamente tem em casa.

VOCÊ VAI PRECISAR DE:

  • Uma concha de madeira
  • Toalhas de papel
  • 150g de ácido cítrico
  • 1 litro de água
  • 1 frasco com pulverizador

A ação desengordurante do ácido cítrico irá ajudá-lo a remover toda a gordura e incrustações do interior do vidro do forno sem ter que desmontar o vidro!

USAR

Misture água e ácido cítrico e despeje esta preparação em uma garrafa equipada com um pulverizador.

Você terá em sua posse, uma mistura eficaz e super de limpeza!

Em seguida, pegue a toalha, espalhe-a para enrolá-la ao redor da concha de madeira.

Agora borrife uma quantidade generosa da preparação na toalha e coloque-a dentro do copo, escovando sobre as áreas manchadas.

Repita o passo trocando as toalhas até que esta superfície esteja completamente limpa!

ENTRE NO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM AQUI

O MÉTODO DO CABIDE

Este método é utilizado na maioria dos casos por ser muito prático e rápido!

VOCÊ VAI PRECISAR DE:

  • Um pano de microfibra
  • Um cabide
  • vinagre branco
  • Um pouco de água

Assim como o ácido cítrico, o vinagre branco é um poderoso desengordurante e ajudará a eliminar as manchas de graxa mais difíceis e antigas!

PROCEDIMENTO

Primeiro, misture quantidades iguais de água e vinagre branco, a quantidade dessa solução ácida depende de quanta mistura você precisa.

Dobre o cabide pelas pontas, coloque o pano de microfibra sobre o gancho e prenda com um elástico.

Mergulhe o pano na solução de água e vinagre branco e use-o para limpar completamente os vidros duplos .

Repita a operação várias vezes para desengordurar completamente e, em seguida, enxágue o pano até que o vidro esteja brilhando!

BICARBONATO DE SÓDIO E LIMÃO

  • Caso não tenha uma concha de madeira ou cabides, pode usar qualquer utensílio de cozinha!
  • Certifique-se de que cabe facilmente no vidro duplo para tornar tudo mais fácil.
  • Recomenda-se usar um pano de microfibra.
  • Mergulhe o pano em uma solução de água e vinagre, ou água e bicarbonato de sódio, ou suco de limão .

AVISOS

Lembre-se de experimentar primeiro os truques em um canto escondido para não danificar o forno e o vidro. Também é aconselhável sempre desligar o forno para prosseguir com segurança.

Conhece o canal do RECEITAS NATURAIS no Youtube? Lá temos vídeos de alguns artigos publicados no site, todos originais feitos exclusivamente para você.

E aí, você gostou de conhecer esta Receita de Como limpar e desengordurar o vidro do forno por dentro? Temos certeza que sim, por isso, corra agora mesmo e compartilhe este artigo com seus amigos e familiares. Até o próximo artigo.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.