fbpx Scroll Top

Casa

Como limpar exaustor do fogão e a porta dos armários – truque rápido e simples

O exaustor de cozinha é um eletrodoméstico que está sempre engordurado. Aliás, não há outra maneira, afinal, a função dele é sugar a gordura sobressalente durante o processo de cocção dos alimentos. O problema está em como limpar exaustor porque essa gordura se acumula, formando pequenas gotas, que são muito difíceis de serem removidas. Então, é isso que você vai descobrir agora.

3 Formas de limpar exaustor
como limpar exaustor de fogão de três formas

Por mais que se esfregue a bucha com água e detergente, quando passa o dedo no metal do exaustor ele ainda está engordurado. Você sabe por que isso acontece? Por que água é óleo não se misturam. Você já deve ter percebido que misturar água e óleo é quimicamente impossível, são duas soluções que não se agregam.

SIGA O NOSSO INSTAGRAM ➜ https://www.instagram.com/_receitasnaturais/

Por isso, a água da limpeza não se mistura ao óleo impregnado no exaustor e ele continua lá, firme e forte. Mas, óleo e óleo se misturam. Esse é o truque para deixar o seu exaustor do fogão brilhando, limpá-lo com óleo. Essa é uma ideia que dá certo e funciona como os produtos desengordurantes que se compra no supermercado.
Então, veja essa e outras técnicas par limpar exaustor de fogão.

  1. Como limpar utilizando óleo
    A primeira técnica é muito simples, só vai precisar de óleo vegetal comum ou óleo de limão para já aproveitar e aromatizar. Também vai precisar de papel-toalha.

Coloque um fio de óleo na toalha de papel e vá esfregando de pouco a pouco no seu exaustor de fogão, até conseguir retirar todas as manchas de gordura agarradas;
Depois, limpe o seu exaustor como de costume (com água e detergente ou com o produto que já tem costume);
Como num passe de mágica a gordura impregnada no seu exaustor do fogão vai desaparecer e ele vai ficar brilhando.

  1. Exaustor com peças que soltam
    Existem diversos modelos de exaustor de cozinha, sendo que muitos deles permitem a separação de peças menores para limpeza.

Se esse for o caso do seu, faça isso. Retire todas as peças que se soltam e coloque-as dentro de uma bacia com água quente e um desengordurante potente;
Deixe-as de molho por pelo menos meia hora, depois esfregue uma a uma com esponjinha e deixe secar naturalmente;
Quanto às partes fixas, pode manter a mesma dica do óleo vegetal ou então aplicar um desengordurante.

  1. Vinagre e água quente
    Essa é uma dica que pode ser usada junto com as outras, só que no começo do processo. Antes de remover as peças do seu exaustor para limpá-las, coloque para aquecer no fogo uma panela com um pouco de água e vinagre de álcool. Deixe-a destampada e ligue o exaustor.

Como essa água não tem gordura, ela vai ajudar a amolecer a gordura encrustada no exaustor, facilitando na hora de limpar.

Quando a água já estiver fervendo por uns 5 minutos, desligue o exaustor e, se não estiver muito quente, pode começar a limpeza como recomendado no tópico anterior.

ENTRE NO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM AQUI

Dicas para manter exaustor de fogão sempre novo
A limpeza do exaustor de cozinha precisa ser mantida com uma certa frequência para que a gordura não fique acumulada demais, o que torna a limpeza mais difícil. Então, a primeira dica é que limpe o seu exaustor a cada 15 dias ou toda semana se você usa todos os dias. Mesmo que ele não esteja tão sujo, é a melhor forma de manutenção sem passar um grande trabalho.

A segunda dica é ficar de olho no filtro. Se o seu exaustor de fogão tiver filtro de papel ou de carvão ativo,
faça trocas frequentes para que o aparelho continue funcionando com eficiência.
Do contrário, ele vai ficar ainda mais engordurado porque a gordura não será sugada corretamente.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.