fbpx Scroll Top

Casa

Como lavar travesseiro na máquina: dicas simples e eficientes para fazer em casa

Assim como é importante trocar a roupa de cama toda semana, também é essencial lavar seus travesseiros 1 vez a cada 6 meses. Neles ficam vestígios de suor, saliva, lágrimas, umidade do quarto, e tudo isso vai deixando a peça manchada e com facilidade para a proliferação de fungos, ácaros e bactérias. Quem tem alergia respiratória não pode nem pensar em dormir num travesseiro assim sujo, mas mesmo quem não tem alergia deve ficar longe dessa sujeira. Além do mais, é muito melhor dormir em um travesseiro limpinho e cheiroso. Então, veja como lavar travesseiro na máquina, em casa mesmo.

Passo a passo para lavar travesseiro na máquina

Essas dicas são para deixar os travesseiros limpos e também remover aquelas manchas amareladas que ficam com o passar do tempo.

Veja se o seu travesseiro pode ir na máquina

Antes de colocar o travesseiro para lavar, confira na etiqueta se ele realmente pode ser lavado na máquina. Alguns modelos só podem ser lavados em lavanderia, pois é a única forma de garantir que não sejam molhados na limpeza ou que sejam totalmente secos nas partes mais internas. É comum você lavar e botar no sol, achar que já secou, mas na verdade a espuma do centro ainda está úmida, o que vai resultar em mofo.

Retire as fronhas

Nunca lave os travesseiros junto com as fronhas. Eles devem ser lavados sozinhos, sem mais nada junto, e aos pares. Assim é mais seguro fazer uma lavagem eficiente. Lembre-se também de lavar os travesseiros aos pares. Um só de cada vez pode dar problema no tambor da máquina.

Coloque na máquina

Coloque 2 ou 4 travesseiros (dependendo do tamanho e espessura, e da capacidade da máquina) dentro da lavadora, na posição vertical (em pé). Selecione o ciclo de lavagem e use água fria. Programe para fazer dois enxágues, garantindo que os produtos usados sejam removidos por completo.

Adicione o produto de limpeza

Você pode escolher diferentes produtos para higienizar os seus travesseiros. Pode usar um sabão de roupas líquido, pode usar vinagre que é um poderoso antibacteriano, também pode usar bicarbonato de sódio.

Aliás, para uma lavagem completa, pode utilizar esses 3 ingredientes ao mesmo tempo. Coloque o sabão na gavetinha dele (um pouco mais que o normal), e junto nessa gavetinha coloque cerca de 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio. Na gavetinha do amaciante coloque uns 100 ml de vinagre branco. Deixe a máquina fazer o trabalho.

Secagem

Depois que a máquina terminar de lavar, enxaguar duas vezes e centrifugar os travesseiros, coloque-os para secar na sombra, assim as fibras vão se manter fofinhas. Mas é essencial que os seus travesseiros estejam totalmente secos para voltar a usar.

Por isso, lave-os logo de manhã cedo para que possam ficar o dia inteiro na sombra, do lado de fora da casa, em um dia de sol forte. É importante que tenha sol forte, do contrário os travesseiros vão continuar úmidos. Durante o dia, vire e afofe os travesseiros várias vezes para garantir uma boa secagem.

Se for preciso, traga-os para dentro à noite e coloque-os na rua de novo no dia seguinte. Depois de totalmente secos pode recolocar as fronhas e está pronto.
Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.