Scroll Top

Casa

8 Dicas de como lavar toalhas de banho e rosto — e também esterilizar

É muito bom sair do banho e ter uma toalha limpinha e cheirosa para se secar. Veja como conseguir esse resultado. Ficam sempre macias e cheirosas:

Todo mundo precisa ter toalhas de banho e rosto em casa. Porém, também é importante saber como lavar toalhas de banho e rosto para que elas estejam sempre cheirosas e macias, perfeitas para sair do banho ou lavar as mãos e rosto com aquela sensação gostosa de limpeza. Veja como fazer isso sem passar trabalho.

Dicas de como lavar toalhas de banho e rosto
cinco dicas de como lavar toalhas de banho

Lavar toalhas é bem simples, de fato. Mas existem dicas especiais que ajudam a deixá-las mais macias e fofinhas por mais tempo, veja como fazer:

  1. Prefira lavar somente as toalhas
    Se for possível, caso tenham mais pessoas na sua casa e dê para acumular pelo menos 4 ou 5 toalhas por semana, prefira lavá-las juntas sem nenhum outro tipo de roupa na máquina. No máximo, coloque algumas peças com tecidos do mesmo tipo e peças mais retas, evitando camisas de manga longa, por exemplo. Essas peças devem ser evitadas porque costumam se enroscar nas toalhas durante a lavagem, prejudicando a eficiência da limpeza.
  2. Use a quantidade correta de produto de limpeza
    Outra dica para que as toalhas estejam sempre macias está na quantidade de sabão e de amaciante. Não pode ser de menos, ou a toalha não vai ficar com cheirinho bom. Nem pode ser demais, ou ela vai ficar menos absorvente na hora de se secar. A dosagem correta está na embalagem do produto e vai depender da quantidade de peças que pretende colocar na máquina.
  3. Lave as toalhas com água morna ou quente
    Se a sua máquina de lavar tem opção de lavagem com água quente, essa opção vai ajudar a deixar suas toalhas mais macias e gostosas. A temperatura ideal vai estar indicada na etiqueta de cada toalha, por isso, melhor ainda é comprar um conjunto de toalhas do mesmo tipo para poder lavar tudo junto quando precisar.

Aproveite e veja: como entender os símbolos das etiquetas

  1. Água fria também pode
    Algumas toalhas devem ser lavadas só com água fria, pois morna ou quente vai deixar o tecido menos macio. Aí está a importância de saber entender os símbolos das etiquetas e respeitar o modo de lavagem de cada peça.
  2. Substitua o amaciante por vinagre
    Essa é aquela dica de mãe. O vinagre branco, além de contribuir para uma limpeza mais eficiente, também vai deixar as toalhas mais macias. Não precisa fazer todas as vezes, mas é legal fazer essa lavagem uma vez por mês. Coloque 200 mililitros de vinagre branco de álcool na última água da lavagem. Nesse caso, não precisa usar amaciante e lembre-se que precisa ser o vinagre branco para evitar manchas.
  3. Seque as toalhas na secadora
    Depois das dicas de como lavar, também tem uma complementar. Se você tiver uma secadora de roupas, use-a para secar as toalhas, pois elas vão ficar mais cheirosas e mais macias quando saírem da secagem.
  4. Se for secar naturalmente, prefira a sombra
    Se você não tiver secadora ou preferir estender as toalhas no varal, o ideal é que elas sequem em local bem arejado, mas na sombra, pois o sol muito forte pode reduzir a vida útil dos tecidos.
  5. Não precisa passar
    Há quem goste de passar as toalhas para guardá-las quentinhas, cheirosas e lisinhas. Mas, quando você sabe lavar toalhas de banho do jeito certo, elas já vão estar macias, lisinhas e cheirosas quando saírem do varal ou da secadora. Então, não precisa ter o trabalho de passar.

SIGA O NOSSO INSTAGRAM ➜ https://www.instagram.com/_receitasnaturais/

Como esterilizar toalhas?
Esterilizar toalhas é desinfetá-las de qualquer fungo ou bactéria que possa estar no tecido úmido. Veja como fazer esse procedimento, quando achar necessário, substituindo a lavagem normal:

Deixe as toalhas de molho na água quente por 2 horas.
Nos últimos 10 minutos coloque na água um produto alvejante com oxigênio ativo, tipo Vanish.
Leve-as para a máquina de lavar e acrescente 1 xícara de vinagre branco diluído com água.
Depois do primeiro ciclo de lavagem, coloque 1 xícara de bicarbonato de sódio no dispenser para o segundo ciclo. Essa parte é para eliminar os odores, então é opcional.
Por fim, leve as toalhas para secar em um lugar que não bata muito sol.
Como escolher uma boa toalha?
Sabia que as toalhas de banho têm vários tamanhos e são feitas de diferentes tecidos? Saber disso é importante na hora de escolher as toalhas ideais para a sua família, veja as dicas.

Escolha a toalha pelo tamanho da pessoa que vai usar: existem modelos para crianças e também para pessoas mais altas ou gordas, pois a ideia é que a toalha fique confortável, cobrindo a maior parte do corpo na hora de se secar.

Para escolher as toalhas mais macias, veja na etiqueta qual é a porcentagem de algodão na composição da toalha. Quanto maior, melhor. Toalhas de algodão são as melhores para se secar bem e sem aquele tecido endurecido passando pela pele.

Outra dica nesse mesmo sentido é verificar a gramatura do tecido na toalha, ou seja, a grossura das fibras. Quanto mais grossinha for a toalha, mais fofinha ela vai ser e, também, mais gostosa de se secar.

Quanto às cores, fique à vontade para escolher. Mas a dica é que tenha toalhas que possam ser lavadas juntas, por exemplo, evite comprar uma branca e o resto colorida, pois nunca terá toalhas brancas o suficiente para lavá-las todas juntas. Ou todas brancas, ou todas coloridas.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.