Scroll Top

Casa

Como clarear roupa branca: dicas caseiras para amarelados e encardidos

Suas roupas brancas amareladas e encardidas não são um caso perdido. Veja o que fazer para trazer o branco de volta

Como clarear roupa branca
dicas caseiras para amarelados e encardidos

Mesmo que não fique manchada por algum incidente, com o tempo de uso a roupa branca pode ficar amarelada. Também acontece quando uma peça branca passa muito tempo guardada. E, claro, quando a peça ficou encardida depois de tanto usar, ficam manchas mais escuras. Em todo caso, não deixe de usar a roupa por causa disso. Veja essas dicas de como clarear roupa branca e deixá-la como nova.

Como clarear roupa branca com eficácia

Algumas dicas que você vai ver agora servem para branquear a roupa toda, outras servem para aplicar só em uma parte que estiver mais amarelada. Faça como preferir.

De molho no alvejante ou água sanitária

Em uma bacia, coloque 200 ml de água quente + ½ tampinha de alvejante ou água sanitária e deixe a peça de molho por 20 minutos. Enxague bem e coloque para lavar normalmente.

Vinagre com bicarbonato

Essa dupla é poderosa para desencardir, clarear e desinfetar as roupas brancas. Faça uma pastinha com vinagre e bicarbonato de sódio e aplique sobre a mancha de encardido ou amarelado que deseja remover. Deixe agir por meia hora, enxague bem e lave normalmente.

Misturinha para pano de prato e meias

O encardido das meias brancas e o manchado dos panos de prato podem sair com a seguinte misturinha: 2 litros de água morna + ½ copo de bicarbonato + ½ copo de sabão de roupas líquido + ½ copo de álcool.

Coloque as peças nessa mistura e deixe agir por meia hora. Depois, veja como ficou. Se ainda tem encardido, faça uma nova mistura, pois essa atual já está com parte da sujeira que se soltou das peças. Depois, lave tudo normalmente.

SIGA O NOSSO INSTAGRAM ➜ https://www.instagram.com/_receitasnaturais/

Como clarear roupa branca com água oxigenada

Prepare, em uma bacia, uma mistura de 2 litros de água quente + 1 colher de sopa de sabão em pó + 2 colheres de sopa de água oxigenada. Mexa bem.

Coloque as roupas brancas de molho nessa mistura e deixe por 20 a 30 minutos. Depois enxague bem e lave.

Sabão em pó com bicarbonato

Se só tiver esses dois ingredientes, também é possível aprender como clarear roupa branca com eficácia. Aqueça água em uma panela, na quantidade suficiente para cobrir as roupas que deseja branquear.

Depois, misture um pouco de sabão em pó até a água ficar azul. Não precisa ser muito. Adicione 3 colheres de sopa de bicarbonato e coloque a roupa nessa mistura.

Deixe até a água esfriar e tire as peças para conferir se branqueou bem. Se não, faça um novo molho para evitar manchar maiores com a sujeira que já soltou na água. Depois, lave as roupas normalmente.

ENTRE NO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM AQUI

O que NÃO fazer na hora de clarear roupa branca

Tome cuidado com o tempo de molho da roupa branca, principalmente se estiver usando alvejante. Se você deixar a roupa de molho por mais de 20 ou 30 minutos, corre o risco de ficar ainda mais manchada, pois a mancha se solta do tecido, vai para a água e volta a impregnar no tecido. Deixe de molho por uns 20 minutos, depois enxague bem e lave normalmente com outras peças brancas.

Por fim, Veja também: Como fazer limpa piso milagroso: mistura caseira para deixar sua casa brilhando

Conhece o canal do RECEITAS NATURAIS no Youtube? Lá temos vídeos de alguns artigos publicados no site, todos originais feitos exclusivamente para você.

E aí, você gostou de conhecer estas Dicas caseiras de Como clarear roupa branca? Temos certeza que sim, por isso, corra agora mesmo e compartilhe este artigo com seus amigos e familiares. Até o próximo artigo.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.