fbpx Scroll Top

Casa

Aprenda a Desentupir Fogão e Forno Gás

Mesmo que você tenha o hábito de passar um pano com desengordurante sobre o seu fogão toda vez depois de cozinhar, isso não impede que os buraquinhos das bocas fiquem entupidos. Se a limpeza não for completa, restos de alimentos e de gordura solidificada podem obstruir aqueles furinhos por onde sai a chama, e aí o cozimento dos alimentos poderá ser mais demorado. Então, para evitar esse empecilho, veja essas dicas simples de como desentupir fogão.

SIGA O NOSSO INSTAGRAM ➜ https://www.instagram.com/_receitasnaturais/

Como desentupir fogão com dicas simples
O seu fogão está entupido quando você tenta aceder uma boca, sente cheiro de gás, mas não vê o fogo. Ou, quando o fogo até aparece, mas de outra cor, mais amarelo. Quer dizer que ele não está encontrando o caminho livre para acender a boca por completo. Então, é hora de fazer uma boa limpeza.

  1. Limpeza profunda das bocas
    O ideal é que essa limpeza seja feita toda vez após o uso do fogão. Mas, nem todo mundo tem tempo ou paciência para isso. A limpeza consiste em lavar muito bem as trempes (grades que servem de apoio para as panelas) e também as bocas do fogão, usando detergente e esponjinha, embaixo da torneira mesmo.

Lave bem, principalmente as laterais das bocas, onde estão os buraquinhos. Depois, seque por completo e coloque de volta no fogão para fazer o teste.

  1. Como desentupir fogão com agulha própria
    Se mesmo fazendo uma boa limpeza, você perceber que as bocas do fogão continuam entupidas, é provável que a limpeza não tenha removido toda a sujeira. Remova a boca entupida novamente e observe cada buraquinho até encontrar o problema.

Depois, use uma agulha própria para essa função, ou outra agulha fina e longa, que caiba no buraquinho, para empurrar a sujeira e desentupir. Coloque a boca de volta no fogão e faça o teste.

  1. Desentupir forno de fogão
    Se o problema está nas chamas do forno do seu fogão, que não estão saindo por completo, é preciso dar uma olhada mais de perto no acendedor. Comece esse procedimento desligando o gás para garantir que nenhum acidente aconteça.

Depois, retire a chapa de fundo que separa o forno do acendedor. Pegue a mesma agulha recomendada no tópico anterior e vá inserindo, com cuidado, nos buraquinhos por onde a chama sai. Coloque a chapa de volta no lugar, religue o gás e faça o teste para ver se deu certo.

ENTRE NO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM AQUI

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.