Scroll Top

Casa

7 Dicas para quem não tem diarista em casa

Quando você não pode ou não quer contratar uma profissional para fazer a faxina semanal, e sua rotina é cheia de compromissos e atividades, precisa encontrar formas de manter a casa em ordem sem enlouquecer. A boa notícia é que tem jeito. Veja essas dicas.

  1. Limpe um pouco por dia
    Quanto mais você deixa acumular a bagunça e a sujeira, menos vontade tem de começar a limpar e organizar. Então, faça um pouco por dia. Em 1 ou 2 horas por dia você consegue dar jeito em várias coisas, e o que será feito por dia depende do que é mais necessário para você.

Você pode limpar um ou dois cômodos por dia ou pode separar por tarefas: varrer e passar pano, tirar pó, limpar banheiros, limpar vidros e espelhos e por aí vai.

Fica mais leve, rápido e sua casa se mantém organizada a semana toda. Organize-se para fazer tudo de segunda a sexta e tire o fim de semana de folga, pois você merece!

  1. Separe as tarefas entre as pessoas da casa
    Não faça tudo sozinha. Se tem mais gente na casa, cada um pode contribuir de alguma forma, até as crianças com tarefas simples, como guardar os brinquedos todos os dias, dobrar as roupas e colocar no armário, manter os calçados no lugar, colocar a roupa suja no cesto e guardar a louça.
  2. Roupa de cama e toalhas de banho
    Para agilizar sua rotina e não dar aquele desânimo no fim do dia, as camas devem ser arrumadas logo ao levantar da cama. É uma forma de manter os quartos com visual organizado e isso traz mais bem-estar depois de um dia cansativo.

Com as toalhas de banho, mesma coisa: logo depois de tomar banho elas devem ir para o varal para estarem sequinhas no próximo banho. É um detalhe, mas faz toda diferença ter uma toalha seca e cheirosa na hora de tomar banho e descansar.

SIGA O NOSSO INSTAGRAM ➜ https://www.instagram.com/_receitasnaturais/

  1. Pia do banheiro e da cozinha
    As pias da casa podem ser limpas e organizadas toda vez que são utilizadas, inclusive, ensine esse hábito às crianças. Depois de escovar os dentes para dormir, passe uma esponja rápida na pia do banheiro e coloque os produtos todos no lugar.

Na cozinha, quando terminar de lavar a louça, passe a esponja de limpeza na pia toda, com detergente, depois seque e pronto. Suas pias estarão sempre em ordem, rapidinho, sem acumular resíduos e manchas.

  1. Vaso sanitário
    Ao final de uma semana, o vaso sanitário está uma desgraça na sua casa? Não espere até ficar desse jeito. Crie uma regra para todos da casa: toda vez depois de fazer o número dois, devem borrifar um pouco de desinfetante e passar a escovinha dentro do vaso.

É uma tarefa que leva menos de 5 minutos e vai manter o vaso sempre limpo e cheiroso, além de criar um hábito de higiene pessoal muito bom para quando seus filhos usarem o banheiro na casa dos outros.

  1. Organização das roupas
    As roupas jogadas pelo chão, por cima da cama e criando uma montanha no cabideiro deixam o quarto com um visual muito bagunçado e até parece mais sujo do que realmente está. Então, pelo menos dia sim e dia não, antes de dormir, guarde as roupas, separe o que vai para lavar e dobre as que ainda podem ser usadas antes de lavar só para criar um visual mais organizado e não perder tempo procurando o que vestir.
  2. Caixas organizadoras para tudo
    As caixas organizadoras, de vários tamanhos e em todos os cômodos, são a salvação. Cada caixa deve ser etiquetada para saber o que guardar dentro delas.

Ao invés de ficar largando as coisas pela casa, cada membro da família vai saber que existe uma caixa organizadora para cada coisa, inclusive caixinhas sobre as bancadas para não perder chaves, cartões, controles e documentos.

Isso facilita muito no dia em que você for fazer uma limpeza, pois não vai perder a primeira hora só colocando tudo no lugar.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.