Scroll Top

Casa

Saiba como utilizar vinagre para limpar vaso sanitário, pia e desencardir rejunte

O vinagre é uma substância com propriedades bactericida, fungicida, branqueadora e neutralizadora de odores. Por isso, além de usá-lo nas suas receitas, para diversos remédios caseiros e para as plantas, também é possível fazer limpeza com vinagre.

Veja quantas utilidades ele tem na rotina doméstica.

Limpeza de banheiro – louças e azulejos

O vinagre pode ser usado para limpar todas as louças e azulejos do banheiro, inclusive os rejuntes. Pode aplicá-lo puro ou diluído em um pouco de água, e ir esfregando com uma espoja ou escovinha. No início o cheiro vai ficar forte, mas depois neutraliza.

Azulejos brilhantes

Depois de varrer o chão da casa, nas partes com azulejo você irá passar um pano. Nesse momento, adicione um pouco de vinagre à água e aplique em todo o piso para dar brilho e para deixar mais limpinho, removendo bactérias.

Higienizar esponja de louça


Se não tiver em casa uma esponja de louça nova para trocar toda semana, uma opção é ferver a esponjinha com um pouco de água e vinagre. Deixe fervendo por uns 5 minutos. Desligue o fogo, tire a água e deixe-a escorrer na pia, arejando. Quando estiver fria, aperte bem para ficar seca.

Limpeza do fogão


Para dar um brilho extra ao inox do fogão, primeiro faça a limpeza dos excessos de comida. Ao final, passe vinagre sobre o inox e limpe bem com um pano, lustrando a peça. Se achar necessário, finalize com um pano seco.

Lavar roupa com vinagre


O vinagre funciona para tirar a sujeira da roupa e também como um amaciante natural. Pode lavar sua roupa colocando a quantidade normal de sabão, e no lugar do amaciante coloque 1 xícara de vinagre branco. Deixe a máquina lavar normalmente.

Limpeza da máquina de lavar roupa


Depois de ter lavado toda a roupa, algumas vezes por mês é bom lavar a máquina por dentro. Para isso, o vinagre é um ótimo aliado. Coloque a máquina para bater no ciclo simples e coloque 1 xícara de vinagre junto. Deixe a limpeza acontecer e não precisa colocar para centrifugar. Desligue antes, abra a tampa da máquina e deixe arejar.

Desentupir chuveiro

Com o passar do tempo, a parte da ducha do chuveiro, por onde sai a água, fica entupida com pequenas pedrinhas que são minerais da própria água.

Além disso, por estar em uma parte úmida da casa, o chuveiro também vai acumulando manchas de limo.

Para deixá-lo limpinho e desentupido, coloque um pouco de vinagre com água dentro de um saquinho plástico e amarre em volta do chuveiro, deixando a parte da ducha “de molho” na mistura, mas sem encostar no líquido.

Deixe agindo durante toda a noite e remova o saco plástico de manhã.

Sabão caseiro

Essa é para economizar nos produtos de limpeza. Você pode fazer o seu sabão caseiro de vinagre com álcool para render bastante e limpar a casa inteira. Vai usar sabão glicerinado, açúcar, vinagre de álcool, água e álcool puro 96%.

  1. Desentupir a torneira
    Assim como acontece com o chuveiro, a torneira da pia também pode ficar com minerais calcificados na parte por onde sai a água. Aí, vai parecer que ela está estragada, mas é só ver aqui como fazer uma limpeza com vinagre para desentupir a torneira

ENTRE NO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM AQUI

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.