Home / Cabelo / Xampu-bomba é seguro? Conheça mais sobre a mistura que faria o cabelo crescer

Xampu-bomba é seguro? Conheça mais sobre a mistura que faria o cabelo crescer

A mistura caseira de Monovin A, Bepantol e xampu sem sal virou febre na internet. A promessa é fazer o cabelo crescer até três vezes mais rápido. Veja qual o efeito colateral da mistura e pense bem antes de usar.

O que é o xampu-bomba?

É uma mistura caseira que faria o cabelo crescer mais. Três ingredientes fazem a “fórmula”:
Monovin A (1 ml) : 
“É um produto destinado a uso veterinário, para o tratamento da crina de cavalo, e nada mais é do que vitamina A em alta concentração”, afirma a dermatologista Valeria Campos. Ele é injetado nos animais. “Mas é pouco indicado para uso tópico nos fios, uma vez que a vitamina A não se fixa e sai com o enxágue”, diz a médica.
Bepantol líquido (25 ml)
“É uma solução rica em pró-vitamina B5 e bastante utilizada em condicionadores e finalizadores, porque possui propriedades fortificantes”, explica Valeria. “Além da vitamina, a formulação contém lanolina, óleo de amêndoas e cera de abelha, que melhoram o ressecamento de fios danificados”, completa.
Xampu sem sal (100 ml)
Blogueiras dizem que é essencial usar xampu sem sal, porque o xampu comum “oxidaria” a vitamina A e, dessa forma, a mistura não daria resultado algum. Mas a dermatologista diz que isso não procede. “Não faz diferença. O sal serve apenas para dar viscosidade ao xampu e não interage com os fios”, alerta.

Entenda por que a mistura é perigosa

Quando aplicado no couro cabeludo, segundo Celso Martins Junior, professor do curso de visagismo da Universidade Anhembi Morumbi, o Monovin A, atua como um anabolizante para o sistema capilar. Isso significa que ele acelera o ciclo do cabelo. Ou seja, faz com que o tempo de crescimento, repouso e queda dos fios aconteça mais rapidamente. “Por isso, é comum que usuárias do xampu-bomba percebam o crescimento rápido dos fios e, em seguida, o aumento da queda”, explica. É importante estar ciente dos efeitos colaterais.

Existe uma opção mais segura?

Sim. Apesar de o Monovin A não ser aconselhado por médicos, “o Bepantol sozinho pode ser usado sem problemas se o objetivo é hidratar os fios”, diz Valeria. É só misturar 2 colheres (sopa) da sua máscara de hidratação preferida com 1 colher (sopa) de Bepantol. E, depois, aplicar nos fios limpos e úmidos, deixando agir por 20 minutos. O resultado é menos frizz e mais brilho.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*