Home / Cabelo / Vitamina para queda do cabelo

Vitamina para queda do cabelo

Vitamina para queda do cabelo

Causas da queda de cabelo

Existem variadas causas que podem levar à queda anormal de fios de cabelo, que vão desde carências nutricionais, passando por situações de stress, fatores genéticos, abuso de produtos químicos, até doenças, entre várias outras. Confira de seguida as várias causas que podem provocar a queda excessiva de cabelo:

– Existem algumas doenças que têm como sintomas a queda de cabelo excessiva. Estas incluem a alopecia areata, o hipotireoidismo, o hipertireoidismo ou o lúpus. Outra doença que pode levar à queda de cabelo é a anemia. Caracterizada pela carência em ferro, o sangue pode perder parte da sua capacidade de oxigenar os tecidos, entre os quais o couro cabeludo.

leia também:

– Para o fio se manter saudável e durar o ciclo normal de crescimento, o couro cabeludo tem de ser devidamente nutrido. Caso tenha uma alimentação deficiente em nutrientes como proteínas, minerais como o ferro ou o zinco, e vitaminas A e C, estão reunidas as condições para a queda de cabelo anormal.

– A ansiedade e o stress são fatores que levam à elevação dos níveis de adrenalina e cortisona. Sabendo-se que estas substâncias têm a capacidade de inibir o crescimento dos fios, e provocar a sua queda, estados constantes de stress e ansiedade podem levar à queda excessiva dos fios.

– A queda excessiva de cabelo pode também ter fatores genéticos na sua origem, podendo ser hereditário.

– Existem casos de queda de cabelo com origem na infeção do couro cabeludo por parte de fungos. Esta infeção, que se denomina de micose ou tinha, pode manifestar-se através da queda excessiva dos fios.

– As alterações hormonais, habituais no pós-parto, mas também, na menopausa (nas mulheres), e na andropausa (nos homens), que se caracterizam pela diminuição de determinados níveis hormonais, podem fazer elevar o ritpamo de queda de cabelo.

vitaminas-queda-de-cabelo

– Existem medicamentos que podem ter como efeitos secundários a queda de cabelo. Assim, medicamentos como isotretinoína, varfarina, anfetaminas, propiltiouracila, carbimazol, heparina, acitretina, lítio, medicamentos contra o câncer, betabloqueadores ou a colchicina, podem levar ao aumento da queda de fios.

– O uso e abuso de determinados produtos químicos no cabelo, pode levar à deterioração do fio, resultando na sua queda. Outro hábito que pode promover o aumento da queda de cabelo é a utilização de penteados demasiado tensos e presos ao couro cabeludo.

Se está a sofrer de uma queda anormal dos seus cabelos, é essencial marcar uma consulta num médico dermatologista, de modo a identificar a causa, e definir o melhor tratamento para si. Este pode consistir num ou em vários métodos conjugados, como medicação, alterações na alimentação diária, suplementos nutricionais, utilização de produtos de higiene mais adequados, técnicas cirúrgicas, como o transplante capilar ou o implante, ou ainda, técnicas estéticas, como o laser ou a carboxiterapia.

Nutrientes essenciais para a saúde dos cabelos

Uma das causas mais comuns para a queda anormal do cabelo é uma dieta com várias carências nutricionais. Dessa forma, a adoção de uma alimentação mais completa e balanceada terá como resultado a redução da queda capilar. Confira de seguida os principais nutrientes e substâncias nutritivas para a saúde do couro cabeludo:

– substâncias antioxidantes;

– biotina;

– ferro;

– zinco;

– proteínas;

– vitaminas A;

– vitaminas do complexo B, especialmente a vitamina B5 (ácido pantotênico).

Se sofre de queda anormal do cabelo, então uma excelente forma de combater esse problema é nutrindo devidamente o couro cabeludo. Para isso existem as vitaminas para queda de cabelo. De seguida poderá conhecer algumas das melhores vitaminas para queda de cabelo do mercado.

Vitaminas para a queda de cabelo

​As vitaminas para queda de cabelo são excelentes alternativas a medicamentos, pois em vez de procurar combater a queda capilar com químicos, fornecem ao couro cabeludo todos os nutrientes essenciais para o saudável crescimento do cabelo. Conheça de seguida algumas das melhores vitaminas para queda de cabelo.

Innéov nutri-care

O Innéov nutricare é uma vitamina indicada para o tratamento de cabelos danificados e queda anormal de cabelo. À base de óleo de semente de groselha, ômega 3 e licopeno, esta vitamina irá proteger o bulbo capilar e estimular a microcirculação sanguínea no couro cabeludo. Se está a pensar em usar esta vitamina, então recomendamos a toma diária de 2 cápsulas, por um período mínimo de 3 meses. O preço médio de uma caixa de Innéov nutricare, com 60 cápsulas, é de 110 reais.

Avicis

A Avicis é uma loção capilar para casos de queda de cabelo provocados por causas androgenéticas (calvície hereditária ou associada a causas hormonais). Esta loção terá como função bloquear os hormônios causadores da queda de cabelo, impedindo assim a interrupção do ciclo de crescimento do fio. Este produto deve ser aplicado diretamente da raiz dos cabelos, uma vez por dia. O preço médio de uma embalagem de Avicis com 100 ml é de 100 reais.

Imecap Hair

À base de proteína, minerais (crómio, zinco e selênio), e vitaminas (B6, B7 e biotina), este produto irá atuar ao nível do bulbo capilar, reforçando ainda as células que protegem as camadas mais profundas do fio. O Imecap Hair terá assim um efeito muito positivo no fortalecimento e na estimulação do crescimento dos fios.

Loção anti queda Anastim (Ducray)

Esta loção tem como função estimular o aumento da produção da queratina, fortalecendo assim os fios. Além disso, promove também a melhoria da microcirculação sanguínea no couro cabeludo, prevenindo e tratando a queda anormal de cabelo, mas também, o surgimento dos fios brancos. Este produto deve ser aplicado 3 vezes por semana, numa quantidade aproximada de 2,5 ml, no couro cabeludo e nos fios úmidos, massageando suavemente. O preço médio de uma caixa Loção anti queda Anastim, com 8 flaconetes de 7,5 ml, é de 140 reais.

FDC Hair

Esta vitamina, rica em minerais (iodo, zinco, ferro, etc.) e vitaminas (inositol, biotina, vitamina A e várias vitaminas do complexo B, entre as quais o ácido pantotênico), irá nutrir o couro cabeludo, fortalecendo assim os fios e evitando a sua queda.

Vitamina D

Mais direcionado para carências de vitamina D, este suplemento pode ser também utilizado no combate à queda de cabelo, devido à sua capacidade de estimular a recuperação da estrutura do fio. No entanto, este produto deve apenas ser tomado com orientação médica, pois em certas quantidades pode tornar-se tóxica e prejudicial. Por essa razão, a dose recomendada diária de Vitamina D é de apenas uma cápsula. O preço médio de uma caixa de Vitamina D, com 90 cápsulas, ronda os 30 reais.

Pantogar

Esta vitamina, à base de cistina, queratina e associações, é um produto indicado para queda de cabelo, mas também, para unhas fracas, mais especificamente para queda de cabelo difusa e unhas fracas e quebradiças. Para usufruir de todos os seus benefícios, deverá tomar diariamente 3 cápsulas, durante um período mínimo de 3 meses. O preço médio de uma caixa de Pantogar para queda de cabelo, com 30 cápsulas, é de 50 reais.

Gel Transdérmico FF (Finasterida e Flutamida em gel)

Mais indicado para a calvície, tanto para homens, como para mulheres, esta loção capilar é de uso contínuo e diário. O Gel Transdérmico FF irá atuar na raiz dos cabelos, evitando assim a sua queda.

Haar Intern

Este produto tem como função estimular e renovar os cabelos, melhorando assim a sua estrutura, deixando-os mais fortes e prevenindo a sua queda.

Além da toma de vitaminas e outros produtos para a queda de cabelo, pode também melhorar a sua dieta diária, no sentido de fornecer ao seu organismo os nutrientes necessários para. nutrir devidamente o couro cabeludo. Recomenda-se dessa forma a aumentar o consumo de alimentos proteicos, como ovo, laticínios e carnes, e ainda, alimentos ricos em vitamina A, C e substâncias antioxidantes, como a cenoura e a laranja