Home / Cozinha prática / Vinagre de Maçã Natural

Vinagre de Maçã Natural

Vinagre de Maçã Natural

Apesar de ser um processo um tanto lento, a qualidade do vinagre é muito superior e, mesmo com a demora para ficar pronto para consumo na primeira vez que o fizer, o vinagre é simples de preparar.

Como preparar  :

Lave bem as maças e corte em quatro partes . Deixe as maçãs descansarem em temperatura ambiente até que fiquem marrons. Coloque os pedaços de maçã escurecidos em um frasco de vidro grande, de boca larga, despeje água no frasco, o suficiente para cobrir as maçãs.

Leia também:  Curiosidade: Vinagre sobre cebolas

vinagre caseiro

Cubra o frasco com um guardanapo de papel. Deixe-o descansar levemente em cima, sem pressão. Isso vai deixar mais oxigênio na mistura. Coloque o frasco coberto em um lugar quente e escuro. Você pode armazená-lo em um sótão ou porão durante os meses de clima quente. Este terá que ficar assim por 6 meses coberto lembre de mexer 1 vez por semana.  No final de 6 meses haverá uma camada de espuma sobre o líquido. Ela se forma de bactérias normais, enquanto o álcool se transforma em vinagre. Filtre o líquido com um tecido fino lentamente para outro frasco de vidro de boca larga. Isso pode ser feito segurando o tecido firmemente no primeiro frasco, inclinando-o em seguida para deixar pequenas quantidades de líquido passarem através dela para o segundo frasco. Faça isso até que todo o líquido seja filtrado e transferido para o segundo frasco. Cubra novamente e deixe descansar por mais algumas semanas em média 4 a 6 semanas.

Enfim seu vinagre de maça caseiro e totalmente natural estará pronto. Como medicamento e produto de beleza de valor inestimável veja quais as finalidades que pode servir sua composição fermentada de maça.

leia também:

Algumas dicas :

O vinagre de maçã ainda garante outros benefícios à saúde, como: aumentar o metabolismo do corpo; estimular a digestão; reduzir o período de tempo em que a gordura fica no trato digestivo, fazendo com que menos gordura seja absorvida; eliminar toxinas que se alojam no fígado e intestino. Além disso, é altamente diurético! Ajudando na eliminação do excesso de líquidos, também contribui para a manutenção de uma pele saudável, livre de manchas e irritações.

Esse efeito é conseguido tomando-se 1 e 1/2  colher de sobremesa de vinagre de maçã, diluída em 200 ml água, por duas vezes ao dia, uma pela manhã e outra antes do almoço.

  • Para aliviar a dor de cãibras musculares, um tônico pode ser feito adicionando 1 ou 2 colheres de chá (5 ou 10ml) de vinagre de maçã e 1 colher de sopa (5ml) de mel em 1 copo de água morna.
  • Vinagre de maçã caseiro é útil para fazer seu próprio molho de salada ou adicionar sabor a sua comida. Ele também pode ser usado para desoxidação, enquanto o produto em conserva é mantido na geladeira.
  • É dito que o vinagre de maçã tem uma vasta gama de benefícios para a saúde. Ele pode ajudar a digestão e ajuda a combater infecções do trato urinário. Ele também tem fama de abaixar o colesterol, reduzir infecções do seio e aumentar o metabolismo. Alguns relataram alívio da dor da artrite, acne e alergias.
  • O vinagre caseiro de maçã pode ser aromatizado, se desejado, antes de armazenar. Alho, gengibre, framboesas ou ervas frescas são apenas algumas sugestões de sabores adicionados. Adicione muito ou pouco como você gosta, dependendo do seu gosto.

outra receita de vinagre de maça caseiro 

  • Lave as maçãs;
  • Coloque-as na centrífuga, reservando o suco, até recolher 1 litro. Pode ser feito no liquidificador também, mas é necessário coar em um pano limpo para que fique bem puro;
  • Junte ao suco, 4 colheres de sopa de açúcar ou 6 de mel e misture bem;
  • Desmanche 2 envelopes de fermento biológico seco (para pão) em um pouquinho do suco e misture ao suco todo. Esse fermento transformará o suco em vinho;
  • Coloque numa vasilha, como uma jarra ou outro que possa ser vedado, mas, atenção: na tampa, seja tampa ou rolha, deve ter uma mangueirinha ligada apenas ao interior da jarra (não precisa encostar no líquido) e a outra ponta, colocada dentro de um copo com um pouco d’água. Essa água vai formar borbulhas, o que mostrará que o fermento está agindo e transformando o açúcar em álcool, o suco em vinho.
  • Essa mangueira na água é para que o gás seja liberado sem que entre ar no processo. Quando acabar esse processo, o que leva em média dois dias, espera-se mais uma semana ou dez dias, abre-se a vasilha e verifica-se se o líquido está muito turvo. Estando, coa-se em um filtro de papel.
  • Coloca-se então, no vinho que se formou, um pouco de vinagre pronto (pode ser de maçã mesmo, comprado em supermercado) e isso transformará o vinho em vinagre. Deixe tampado com uma gaze, pois agora o ar é necessário, chacoalhando de vez em quando. Depois de dois ou três meses, o vinagre estará pronto. Retire 2/3 desse vinagre pronto e acrescente novamente suco de maçã para fazer mais e assim, sucessivamente.