Scroll Top

Variedades

Veja por que você nunca deve segurar um espirro

Se você costuma segurar o espirro, seja por não querer fazer barulho ou por achar que é uma ação nojenta, tome cuidado com isso!

Se o nosso corpo espirra involuntariamente, algum motivo ele tem para fazê-lo. Normalmente, quando sentimos vontade espirrar, significa que algum micro-organismo causou irritação no nosso nariz, e imediatamente o corpo age para eliminá-lo.

Essa é uma das razões pelas quais você nunca deve segurar um espirro, mas há outra, talvez mais perigosa para a sua saúde.

Pessoas que prendem o nariz e a boca quando sentem vontade de espirrar acabam deixando todo o ar preso dentro do corpo, que não é pouco.

Quando nos preparamos para dar um espirro, o pulmão se enche de ar rapidamente e o envia para o nariz e a boca numa velocidade de 160 quilômetros por hora.

Imagine os danos que podem ser causados por prender tanto ar nessa velocidade dentro do seu sistema respiratório. Para comprovar o quanto segurar um espirro pode ser perigoso, veja este caso.

 Homem sofre lesão no pescoço por segurar espirro

Um inglês de 34 anos foi procurar ajuda médica quando sentiu inchaço e dores no seu pescoço, seguidos por mudança na sua voz e muita dificuldade para engolir.

Quando foi atendido, ele disse aos médicos que sentiu uma forte dor no pescoço e na garganta de pois de tampar o nariz e a boca para evitar um espirro. Além disso, ainda disse que sempre teve o hábito de segurar os espirros porque achava nojento e desrespeitoso expelir toda aquela mucosa no ambiente.

Então, os médicos analisaram a região inchada e puderam ouvir estalos. Fizeram uma radiografia para saber o que havia por dentro daquele inchaço no pescoço, e tiveram uma surpresa: todo o espaço embaixo no seu queixo era ocupado por ar dos espirros que ele segurava, como você pode observar na imagem acima, onde aponta a seta branca.

O que aconteceu foi que todo o ar que ele segurou causou uma pequena ruptura no tecido da garganta e estava entrando e causando bolhas na musculatura da região.

Como resultado, ele passou duas semanas internado, tomando antibióticos, sendo que durante a primeira semana precisou ser alimentado por um tubo.

Não segure um espirro

São poucos os casos de lesão na garganta e pescoço que acontecem por causa da pressão de um espirro segurado. Mas acontece, e ainda pode ser pior, causando problemas de sinusite e até surdez, pois todos estes sistemas são interligados.

Por isso, nunca segure um espirro. Se estiver em um ambiente silencioso ou muito cheio e sentir vontade de espirrar, procure abafar o ar espirrando em um lenço ou no braço, na parte do cotovelo (na roupa). Infelizmente, não há outra solução para evitar “poluir” o ar com um espirro, mas a sua saúde vem em primeiro lugar, então, respeite as leis da natureza e deixe o espirro acontecer.

raio-x

Inscreva-se aqui Receba artigos e dicas imperdíveis

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.