fbpx Scroll Top

Variedades

Uso de celular aumenta casos de miopia em crianças

Enquanto que nos adultos essa epidemia de acesso a materiais em telas – seja a televisão, celular, computador etc. –  é uma das causas de estresse visual, nas crianças é apontado como uma das razões do aumento de casos de miopia antes dos 4 anos.

Uso de celular aumenta casos de miopia em crianças

Foi divulgado uma pesquisa realizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), afirmando que não se deve deixar crianças de até 4 anos de idade em frente a telas por mais de uma hora por dia, sob risco de desenvolver miopia muito cedo.

Isso vale para qualquer tipo de tela, seja a da televisão, computador, celular ou tablet. Ainda mais radical, a ONU avisa que bebês de até um ano não devem ter contato com nenhum tipo de tela, pois seus olhos ainda não estão preparados e treinados para isso.

A tela eletrônica é formada por pequenos pontinhos de luz em diferentes cores e intensidades, chamados pixels. Eles se alteram muito rapidamente, para formar imagens em movimento, apagando e acendendo novamente. Isso cria um estímulo momentâneo para a pupila, fazendo com que ela fique modificando de tamanho diversas vezes consecutivas.

Esse exercício acaba causando fadiga nas crianças, que não estão prontas para esse tipo de movimento, tendo que ficar menos tempo em frente a telas para não causar lesões a curto prazo. Além do desgaste da musculatura e do esforço da pupila, ela ainda deixa de fazer outras atividades, ficando somente passiva, recebendo informação.

Outras consequências

Mais casos de miopia não são o único problema. A crianças estão também ficando mais sedentárias, comprometendo o seu desenvolvimento físico e mental. O brincar, correr, cantar e interagir com o meio é fundamental para uma boa cognição e coordenação motora, ampla ou fina, da criança. Quanto mais tempo ela passa em frente a uma tela, menos ela se desenvolve.

Outro ponto importante é a qualidade do sono, que também está sendo prejudicada. Os programinhas, filmes, desenhos e joguinhos à noite prejudicam não somente a qualidade do sono da criança, por causa da redução da melatonina, como também reduzem o tempo em que elas dormem.

E é exatamente durante o sono que ela armazena as informações na memória de longo prazo, produz hormônio do crescimento e descansa o corpo para mais um dia de aprendizado.

De acordo com o estudo, “aumentar a atividade física, reduzir o tempo de sedentarismo e assegurar qualidade de sono em crianças vai melhorar seu físico, além da saúde mental e bem-estar e ajudar a prevenir a obesidade infantil e doenças associadas mais tarde em suas vidas”, confirmando assim a importância de passar menos horas em frente a uma tela.

Dicas para prevenir

A melhor coisa para prevenir a miopia e os outros problemas já citados é reduzir a quantidade de tempo que elas passam em frente ao tablet. Mas como fazer isso? Veja as dicas logo abaixo.

1. Brincar

Nada melhor do que uma boa brincadeira para o desenvolvimento físico e mental da criança. De forma lúdica, o brincar ensina sobre relacionamentos, interação com o meio, nomes das coisas e cores, a contar e muito mais!

Além disso, cria vínculos com seu filho, sendo momentos que realmente ficarão marcados, ao invés daquele desenho que ele nem lembra mais o nome e que assistiram juntos, para ele ficar um pouco quieto.

Claro que você não precisa ficar o dia inteiro com ele brincando, pois tem muitas coisas que ele pode criar sozinho, com os irmãos ou amigos – sendo inclusive recomendado que ele crie essa independência – que não acontece em frente a uma tela.

2. Sair de casa

Nessa sociedade tão complicada, em que não se pode mais deixar a criança sair para brincar na rua, principalmente tão pequeninos, fica difícil levar para brincar fora. Mas sempre há uma solução interessante.

Leve-a para andar de bicicleta ou velotrol (o velocípede) na frente de casa ou na pracinha, para brincar no parquinho, seja da rua ou no condomínio. Aproveite uma praia cedinho, o parque ou outro local onde ele possa, ao menos, correr um pouco e tomar sol.

Olhar para o horizonte, sem paredes ou telas também é fundamental para descansar a visão e manter os olhos saudáveis por mais tempo.

3. Crie regras e horários

Nada pode ser tão solto a ponto de deixar a criança o dia inteiro em frente a uma tela. Ser pai e mãe não é fácil e claro que é muito melhor ter uma criança quietinha dentro de casa, mas isso não é possível para quem está em desenvolvimento.

Elas são curiosas, persistentes e vão testar o seu limite, seja com as atividades do dia a dia, ou para usar aqueles aparelhos que tem um super estímulo visual e sonoro. É nesse momento que as regras e horários devem entrar em ação.

Já foi dito que à noite não é o horário ideal para deixar a criança em frente a uma tela, mas saiba que de manhã também não se deve permitir. Isso acontece pois os olhos ainda estão se adaptando à claridade do dia e os músculos se ajustando.

4. Nada de eletrônicos à noite

Luzes piscando e músicas agitadas, com sequências de cenas de ação e emoção não são bem a melhor escolha antes de colocar uma criança para dormir. Ela vai ficar agitada, isso sem falar na possível birra para ficar mais um pouquinho com o aparelho, que pode acabar com a paz da noite.

Além disso, a luz azul emitida pelas telas eletrônicas prejudica a produção da melatonina, conhecida também como hormônio do sono, que é responsável pelo relaxamento dos músculos, desaceleração da respiração e batimentos cardíacos, preparando o corpo para dormir.

Por isso, é fundamental que assim que escurecer, a criança não mexa mais em nenhum tipo de eletrônico. Isso inclui televisão, tablet ou computadores no quarto, evitando que elas não resistam e mexam sem você ver.

5. Dê o exemplo

Claro que falar é fácil, mas colocar em prática quando você mesmo não passa dez minutos sem conferir suas redes sociais fica bem complicado. Se você quer que suas crianças não mexam em tecnologia à noite, dê o exemplo.

Saiba que ficar sem o celular ou televisão à noite vai te dar um tempo de qualidade com suas crianças, parceiro e consigo mesmo, pois vai sobrar tempo para aprender aquele idioma que está na gaveta esperando ou quem sabe, fazer uma atividade física. Seja o exemplo!

zcrianças-miopes

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.