Scroll Top

Saúde

Unhas fracas pode ser sinal de problema de saúde

Unhas fracas pode ser sinal de problema de saúde

Sempre que há desequilíbrio no organismo humano, o corpo procura alguma forma de avisar, como, por exemplo, unhas fracas, quebradiças e opacas. O problema é que muitas vezes é difícil interpretar os sinais emitidos e algo simples pode acabar se agravando. As unhas, que também podem apresentar manchas brancas, significam o início de alguma doença quando estão com problemas.

A alimentação inadequada, pobre em vitaminas, é um dos principais fatores para a mudança de aparência nas unhas. Por exemplo, a carência de vitamina B12 deixa as unhas disformes e escuras, enquanto a falta de vitamina A tornam-nas fracas e esbranquiçadas. Baixos índices de zinco engrossam e ressecam as cutículas, além de deixar as unhas com uma coloração acinzentada. Já as unhas irregulares, em formato de concha, costumam ser sinais de desnutrição e unhas amareladas são reflexos de problemas respiratórios.

Outros problemas de saúde que podem afetar as unhas são as disfunções renais, diabetes e o lúpus eritematoso. O primeiro deixa as unhas mais grossas, com coloração cinza ou amarela, enquanto o segundo deixa as unhas mais grossas e avermelhadas e/ou com micoses. Já o lúpus eritematoso é uma doença que pode causar manchas brancas nas unhas, além de descolamento e hemorragia nas cutículas.

Além de ter alimentação e hábitos saudáveis, é importante evitar o uso excessivo de esmaltes e acetona para manter a saúde das unhas. Estes produtos desidratam e deixam as unhas fracas, portanto não devem ser utilizados toda semana. Unhas saudáveis são fortes, têm aparência lisa e crescem entre dois e três centímetros por mês. Outro cuidado importante é com a retirada frequente da cutícula – que é uma proteção da pele. Sem ela, os dedos tornam-se portas de entrada para mais de 120 fungos e bactérias no organismo.

Em caso de dúvidas, procure um médico de sua confiança. Ele indicará com avaliações e exames se está tudo em ordem com o organismo ou se o corpo está enviando algum aviso através das unhas.

Inscreva-se aqui Receba artigos e dicas imperdíveis

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.