Home / Cabelo / Tratamentos naturais para reparar o cabelo

Tratamentos naturais para reparar o cabelo

Quando o cabelo está profundamente danificado é possível identificar sintomas tais como ressecamento, fragilidade, opacidade e, pior ainda, pontas abertas e quebradiças. Muitas podem ser as causas dessa deterioração, desde o uso excessivo de secadores e pranchas, até a má hidratação ou longas horas de exposição ao sol.

Em geral, quando danificado o cabelo torna-se opaco e sem vida, e mesmo que seja difícil reparar um cabelo maltratado, não é impossível fazê-lo. Em alguns casos, quando utilizados os tratamentos adequados, o cabelo recupera a força, a vitalidade e principalmente o brilho. A seguir, apresentaremos alguns tratamentos para recuperar o cabelo. Aproveite!

Máscara de babosa e cerveja

Caso seu cabelo esteja desidratado, gorduroso, sem brilho e muito danificado, esse remédio natural ajudará muito a restabelecê-lo.

Ingredientes

  • Meio copo de cerveja
  • Duas folhas de babosa
  • Azeite de oliva

Preparo

Para preparar essa máscara basta misturar a polpa da babosa com meio copo de cerveja e uma colher de sopa de azeite de oliva. Quando obtiver uma pasta uniforme, aplique-a no cabelo, pegando desde a raiz até as pontas e fazendo massagens no couro cabeludo. Deixe que o produto atue por pelo menos trinta minutos no cabelo.

Máscara de abacate

Esse grande remédio caseiro é ideal para mulheres que sofrem com o efeito frizz no cabelo, pontas abertas e quebradiças. Por isso, as diversas vitaminas do abacate o transformam no ingrediente natural excelente para nutrir e reparar o cabelo danificado.

Ingredientes

  • Banana madura
  • Óleo de gérmen de trigo
  • Abacate
  • Preparo

Para preparar a máscara basta amassar a polpa do abacate junto com a banana, depois disso, adicionar uma colher de sopa de gérmen de trigo. Quando a mistura estiver pronta, aplique no cabelo, deixando que umedeça por uma hora.

Máscara à base de maionese

Essa máscara é perfeita para recuperar o brilho, fortalecer, e devolver a umidade natural do cabelo.Para utilizá-la basta aplicar maionese em todo o cabelo quando estiver úmido e deixar que atue por trinta minutos. Finalmente, enxágue com água morna e lave como de costume.

Óleo de amêndoas

Por seus potentes hidratantes naturais, é muito eficaz para tratar o cabelo danificado, fortalecendo-o, ajudando a combater o ressecamento, prevenindo sua queda e o nutrindo da raiz as pontas. Para utilizá-lo basta aplicar diretamente no cabelo ou misturá-lo antes com um pouco de mel.

Enxágue capilar com vinagre de maçã

Essa é uma ótima opção para revitalizar o cabelo, já que o vinagre de maçã ajuda a equilibrar o pH, confere brilho e ajuda na eliminação da caspa.Basta diluir o vinagre em água e aplicá-lo em todo o cabelo.

LEIA TAMBÉM

 

Manteiga de cacau

Graças às suas altas propriedades de hidratação, é ideal utilizá-la no cabelo quando ele está danificado. Para isso, basta esquentar ½ xícara de manteiga de cacau no micro-ondas e depois untá-la no cabelo aplicando bastante nas pontas e, finalmente, deixar atuar por dez minutos. Por fim, basta enxaguar e lavar com o shampoo de sua preferência.

O óleo de argan

É um excelente remédio natural para os cabelos maltratados, e dará resultados incríveis. Por ser um poderoso hidratante, consegue reparar o cabelo de forma rápida. Adicione-o a seus produtos ou aplique-o diretamente no cabelo.

Shampoo de alecrim

O alecrim é ideal para o cabelo sem vida, ajudando a combater sua queda. Para utilizá-lo basta misturar 20 ml de shampoo neutro com 5 gotas do óleo de alecrim e uma gema de ovo, depois, bater até obter uma pasta cremosa. É recomendável preparar o produto a cada vez que for utilizá-lo, ou seja, nunca preparar e armazenar.

 

 Lembre-se

Esses são alguns dos tratamentos mais efetivos para restaurar ou recuperar o cabelo, ainda que além desses cuidados seja possível implementar massagens naturais que darão vida e brilho ao cabelo, além de fluidez e componentes essenciais para sua saúde.

Lembre-se que manter um cabelo saudável, brilhante, sedoso e sem caspa não é uma tarefa fácil, para isso é necessário ter esses cuidados e se alimentar de forma saudável, principalmente, incluindo em sua dieta alimentos ricos em vitaminas A e B, cálcio, sílica, ferro, proteínas e ácidos graxos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*