Home / Pele / Tratamento para acne

Tratamento para acne

Sejam poucos ou muitos, os cravos e espinhas são um incômodo estético bastante importante, principalmente no caso das mulheres. A acne pode ter diversas causas, e o tratamento pode ser simples ou mais complicado, dependendo do grau dela, do tipo de pele, da cicatrização e outros fatores.

Cravos e Espinhas

A acne é uma doença da pele, e sua frequência é maior na adolescência, quando o nível elevado de hormônios causa o aumento da secreção pelas glândulas sebáceas, provocando o aparecimento de espinhas, bolhas e pontos negros chamados de cravos. Além do sebo secretado, a acne também é formada pelo acúmulo de células mortas nos poros. As áreas mais afetadas são principalmente o rosto, costas, peito e ombros. Porém, não é exclusiva dos adolescentes. A doença pode persistir na idade adulta e até mesmo surgir nesta fase da vida. O quadro é mais frequente em mulheres, mas também atinge a população masculina.
Em quadros mais graves, os poros bloqueados se infeccionam e as espinhas transformam-se em bolhas cheias de pus. O tipo das lesões é classificado em graus.

Na Acne Grau I, existem apenas a presença abundante de cravos, sem espinhas e lesões inflamatórias. Na Acne Grau II, existe a presença de cravos e “espinhas” pequenas inflamadas e pontos amarelos de pus, as chamadas pústulas. Na Acne Grau III, os cravos, “espinhas” pequenas e lesões maiores são mais profundas, mais dolorosas, bastante avermelhadas e bem inflamadas, formando cistos. A forma mais grave, a Acne Grau IV, cravos, “espinhas” pequenas e grandes lesões císticas, comunicantes (acne conglobata), com muita inflamação e aspecto desfigurante.

Tratamento para a acne

Tratamento para espinhas

O tratamento facial para espinhas depende do grau da lesão e da quantidade delas,  e também de alguns outros fatores. Se a acne estiver em um grau mais leve, uma limpeza de pele pode aliviar os sintomas, pois ajuda no esvaziamento de lesões não inflamatórias como os cravos, evitando que se transformem em espinhas e agravem o caso.

No caso de problemas hormonais, o uso de anticoncepcionais pode ajudar e muito na melhora do aspecto geral da pele da mulher. A pílula ou outro método anticoncepcional ideal para o seu caso deve ser indicada pelo seu ginecologista, que antes de receitar vai avaliar a sua necessidade por meio de exames específicos e dosagens hormonais.

Tratamento para acne caseiro

O tratamento para acne deve ser feito com o acompanhamento de um profissional, portanto apenas a parte preventiva deve ser feita em casa.

Lave o rosto com o sabonete adequado ao seu tipo de pele. A limpeza de pele é importante para eliminar as impurezas e resíduos que ficam nos poros. Lave à noite, antes de ir para a cama, e de manhã. Mesmo limpando a pele antes de dormir, é necessário repetir a limpeza pela manhã, pois, durante a noite, as células costumam liberar sebo, impurezas e toxinas. Para complementar, tonifique a pele para equilibrar a oleosidade, mas sempre prefira tonificantes sem álcool.
Existe um mito de que quem tem a pele oleosa não pode usar creme para o rosto. Isso não é verdade! Não deixe de hidratar a pele, pois não é porque sua pele é oleosa que ela não precisa de hidratação. Escolha um hidratante em gel ou específico para peles oleosas.
E muito importante: procure manter uma alimentação saudável. Cuide-se de dentro para fora!

Tratamento para acne a laser

O tratamento a laser para acne ou a fototerapia para acne são muito eficazes no tratamento das inflamações. Indolor, a fototerapia é aplicada na área onde existe a acne e funciona da seguinte forma: a bactéria causadora da acne produz uma substância química conhecida como porfirina para ajudar em seu metabolismo normal. Essas substâncias quando expostas à luz azul são estimuladas e eliminadas.

Já o laser atinge a derme profunda, onde estão localizadas as glândulas sebáceas. Por meio de um aquecimento intenso na região, estas glândulas diminuem a secreção do sebo para a superfície da pele, melhorando a seborréia e consequentemente a acne. O aquecimento vai promover a formação de um novo colágeno, melhorando também as cicatrizes da acne.

Tratamento para acne com Azitromicina

A azitromicina para tratamento da acne é utilizada principalmente no caso de acne cística, com muita inflamação. Este antibiótico só deve ser usado sob prescrição médica, e a dose recomendada é de uma cápsula por dia. Porém, com o aumento de tipos de bactérias  resistentes à azitromicina, esse tratamento não tem sido mais largamente utilizado, mas em alguns casos ainda é muito eficaz.

Acne tem cura

LEIA TAMBÉM

Eliminar espinha acne com casca de fruta

Tratamento caseiro para remover cravos do nariz

Como fazer sobrancelha de Henna Passo a Passo

Roacutan

O medicamento mais conhecido no combate à acne ainda é o Roacutan. À base de isotretinoína, o remédio ataca diretamente as causas do problema da acne. Ele reduz o tamanho das glândulas sebáceas e a secreção do sebo, amenizando os processos de inflamação e infecção. O Roacutan garante cura ou alívio prolongado em 90% dos casos de acne, ou seja, apenas 10% dos pacientes necessitam repetir o tratamento para se livrar do problema.

O tratamento dura cerca de cinco a dez meses, período que pode variar de paciente para paciente e que só o médico pode determinar. Grávidas não podem fazer o tratamento e não devem engravidar até um mês após termina-lo, período em que a isotretinoína permanece no organismo, pois essa substância pode causar má formação fetal.

Cuide da sua pele procurando um bom dermatologista, que poderá indicar o melhor tratamento para o seu caso.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*