Home / Emagrecimento / Tomar água com limão em jejum ajuda a emagrecer?

Tomar água com limão em jejum ajuda a emagrecer?

Tomar água com limão em jejum ajuda a emagrecer?

Sim, mas não é responsável diretamente pela perda de peso. Segundo a nutricionista Gillian McKeith, a bebida ajuda a limpar o intestino, eliminando muco acumulado no órgão. “Um copo de água morna pela manhã. Beba outro copo à noite também”, escreveu no livro Você É o Que Você Come. Um estudo da Universidade do Estado do Arizona, nos Estados Unidos, provou que pessoas que consomem vitamina C, substância presente no limão, têm um sistema digestivo mais eficiente e perdem peso mais facilmente do que aqueles que não mantêm dieta rica com a vitamina. O limão ainda ajuda a deixar o pH do sangue mais alcalino, ajudando a eliminação de toxinas.foto

Água gelada emagrece?

Pode ser boa aliada. Segundo médicos, ao ingerir algo gelado, o corpo precisa fazer esforço para elevar a temperatura da bebida até 39°C. O consumo de calorias cresce por causa disso. Uma pessoa que toma oito copos de água a cerca de 5°C pode queimar por volta de 200 calorias.

Linhaça triturada faz mais efeito numa dieta de emagrecimento?

As sementes de linhaça fazem parte do grupo de alimentos conhecidos como termogênicos. O nome faz referência aos que precisam consumir mais calorias para serem digeridos. O processo de aquecer o corpo por meio de alimentos é conhecido como termogênese. Acontece com qualquer tipo de alimento, já que o corpo começa a produzir calor devido ao processo da digestão. Mas alguns potencializam essa ação. Recentemente, os termogênicos começaram a ser tratados como aliados em dietas de emagrecimento, tanto pela aceleração do metabolismo quanto pela capacidade de controlar a quantidade de glicose no organismo, o que ajuda a queimar gordura. Segundo a nutricionista Paula Castilho, da empresa Sabor Integral Consultoria em Nutrição, a linhaça triturada pode ser consumida polvilhada sobre os alimentos ou mesmo misturada a receitas.

 

LEIA TAMBÉM:

foto

Posso me liberar da dieta uma vez por semana, conhecido como dia da trapaça?

A ideia é que, se você se comportou como deve durante a semana, pode “chutar o pau da barraca” nos fins de semanae, de algum modo, não engordar. “A menos que você tenha um metabolismo muito acelerado, não é assim que a coisa funciona. Se você está seguindo uma dieta estrita e um programa de exercícios físicos, pode esperar perder de meio a 1 kg por semana. Se exagerar nas ‘trapaças’, pode ganhar tudo de volta num fim de semana”, explica o especialista em educação física Michael Matthews, autor do livro Malhar, Secar, Definir – A ciência da musculação

Beber chá-verde após as refeições ajuda a queimar calorias?

A bebida ganhou espaço nas dietas ocidentais nos últimos anos por fornecer quantidades importantes de antioxidantes ao organismo. Mas ela pode ajudar a emagrecer também. Segundo dados publicados pelo American Journal of Clinical Nutrition, pode aumentar em até 40% a queima calórica. Ainda ajuda a queimar gordura, devido à combinação de cafeína e flavonoides. E não importa se o chá está quente ou frio. Podem ser consumidas de duas a três xícaras por dia, mas pessoas com dificuldades para dormir devem evitar a ingestão próximo à hora de se deitar.foto

Pimenta ajuda a queimar calorias?

Alguns tipos, como a vermelha e a caiena, são ricas em capsaicina, substância que favorece o aumento da quebra de gorduras no tecido adiposo. Ela aumenta em até 20% a atividade metabólica se ingerida na quantidade de 3 gramas por dia, podendo ser adicionada a saladas e pratos quentes como tempero. À medida que são consumidas, aumentam a circulação, aumentando a temperatura corporal. Segundo pesquisa, isso se deve à capsaicina, princípio ativo de algumas pimentas, que pode acelerar a queima calórica em até 25%. Dados da Universidade de Maastricht, na Holanda, ainda apontam que reduzem o apetite e prolongam a sensação de saciedade. O tempero pode ser adicionado no preparo de pratos ou ser polvilhado sobre refeições ou mesmo saladas.

foto

Devo cortar carboidratos e comer apenas proteínas?

Não. Carboidratos podem ser cortados apenas por curtos períodos de tempo, como cinco ou sete dias. Desse modo, ajudam a conquistar mais resultados em dietas de emagrecimento. Segundo afoto nutricionista Alessandra Paula Nunes, da Clínica Bem Nutrir, a retirada completa de carboidratos por longos períodos de tempo pode trazer prejuízos ao organismo, uma vez que a ingestão de proteínas e lipídios é aumentada. “Excluir totalmente os carboidratos pode levar à fadiga, irritabilidade, perda de concentração”, explicou. Além disso, uma dieta sem carboidratos favorece a perda da massa magra, o que desacelera o metabolismo. Por outro lado, uma das maneiras mais fáceis de acelerar o metabolismo é consumir proteínas, que pedem que o corpo gaste mais calorias no processo de digestão. Para cada 100 g de proteínas consumidas, o corpo gasta cerca de 75 calorias.

Posso apostar em dietas do tipo detox para emagrecer rapidamente?

Não. “É para fazer uma verdadeira ‘limpeza’ no organismo”, explica Andrea Santa Rosa, membro da Sociedade Brasileira de Nutrição Funcional. “O objetivo é a transformação de toxinas em substâncias hidrossolúveis para serem eliminadas por meio da urina, bile, suor, fezes e lágrimas. Entre as substâncias estão agrotóxicos, conservantes e aditivos químicos, excesso de medicamentos e poluição do ar. Para atingir esse objetivo, nutricionistas eliminam da dieta grupos alimentares, como o dos alimentos com glúten, laticínios, açúcares e gorduras. Todas essas substâncias causam uma sobrecarga das células hepáticas e intestinais dificultando o processo de biotransformação de toxinas em substâncias hidrossolúveis. Além desses alimentos, produtos de origem animal também são retirados por possuírem uma digestão mais lenta”, afirmou Andrea. Apesar de não ser o emagrecimento o objetivo principal, a eliminação de alguns quilos acaba ocorrendo de maneira natural e muitas mulheres recorrem ao regime para emagrecer de forma mais acelerada. Mas o detox dura entre sete e 10 dias, no máximo, e para emagrecer nesse prazo, conta-se com acompanhamento da nutricionista em todas as etapas.

Ingerir sucos durante a refeição engorda?

Sim, é preciso levar em consideração as calorias contidas na bebida. Um copo de suco de laranja (200 ml) fornece 140 calorias ao corpo. “Além disso, o líquido dilata o estômago, reduzindo a sensação de saciedade e levando a consumir mais alimentos. Bebidas ainda dificultam a absorção de nutrientes pelo corpo, pois atrapalham a digestão”, explica a nutricionista Andrezza Botelho, de São Paulo.

Por que pular refeições não ajuda a emagrecer?

Isso faz o corpo acreditar que não está recebendo nutrientes adequados e guardar calorias extras quando entrar a próxima quantidade de comida. O ideal é manter o metabolismo funcionando normalmente, ingerindo seis pequenas refeições durante o dia. E pular o café da manhã é ainda mais prejudicial. Após horas sem comer, o corpo precisa de alimento. Pular a refeição faz com que o corpo tenha a capacidade queimar energia prejudicada e que tente guardar todas as calorias possíveis quando qualquer alimento entrar. E o café da manhã deve ser tomado até após uma hora que a pessoa saiu da cama

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*