Home / Saúde / Diabetes, colesterol, asma, úlcera, prisão de ventre… – todos os poderes do quiabo para você!

Diabetes, colesterol, asma, úlcera, prisão de ventre… – todos os poderes do quiabo para você!

Muita gente faz careta quando escuta falar do quiabo.

É que a “baba” que caracteriza esse vegetal não é bem tolerada por algumas pessoas.

Mas é justamente graças à sua “baba” que o quiabo tem muitas propriedades medicinais.

O quiabo, de nome científico Abelmoschus esculentus, se desenvolve bem em regiões tropicais.

E a sua lista de benefícios à saude é extensa:

1. Reduz o colesterol: a fibra solúvel do quiabo ajuda na redução do soro (mau) colesterol  e previne a aterosclerose.

2. Bom para a gravidez e desenvolvimento fetal: o quiabo é ótimo para as futuras mamães, pois ajuda no desenvolvimento do cérebro do feto e age na prevenção de abortos espontâneos.

3. Limpa a pele: o quiabo é rico em vitamina C e é muito bom para tratar psoríase,  acne, prevenir a pigmentação da pele, e outras condições da pele.

4. Combate doenças nos órgãos genitais: o quiabo trata distúrbios genitais, como a sífilis, menstruação excessiva, leucorreia, disúria (dificuldade de urinar), gonorreia. Além disso, aumenta a potência sexual.

5. Bom para asma: ele pode reduzir os sintomas da asma graças à sua elevada quantidade de vitamina C, seus antioxidantes e suas propriedades anti-inflamatórias.

. Diminui o risco de câncer de cólon:  o quiabo com a sua fibra insolúvel limpa o trato intestinal, diminuindo o risco de câncer de cólon-retal.

7. Fortalece a imunidade: os antioxidantes do quiabo ajudam o sistema imunológico a lutar contra os radicais livres e outras ameaças.

8. Facilita a digestão: o quiabo e suas fibras, como a pectina, facilitam o trabalho dos órgãos responsáveis pela digestão.

9. Rica fonte de proteína:  o quiabo é excelente fonte de proteína vegetal de primeira linha e de aminoácidos como triptofano.

10. Embeleza cabelos:  o quiabo é um grande condicionador dos cabelos, combate a caspa e piolho, hidrata o couro cabeludo.

11. Melhora a disposição: o quiabo aumenta a energia e combate a fraqueza e a exaustão.

12. Atua contra a prisão de ventre: o alto teor de fibras e a “baba” do quiabo ajudam a facilitar os movimentos intestinais, funcionando como um laxante suave.

13. Propriedades probióticas: as boas bactérias do intestino prosperam com o quiabo, beneficiando a saúde do trato intestinal.

14. Ótimo para diabetes: o quiabo ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue.

quiabo_-_novo_ed

 

 

 

 

 

 

15. Facilita a circulação: o quiabo ajuda a melhorar a estrutura dos capilares sanguíneos.

16. Combate doenças respiratórias: para o tratamento de bronquite e pneumonia faça uma decocção de folhas e flores de quiabo. Sua “baba” qualidade é um excelente remédio para o tratamento de gripe e resfriado.

17. Impede a anemia: o quiabo é fonte de ferro, que ajuda na produção de glóbulos vermelhos e na prevenção e combate à  anemia

18. Evita a obesidade: as fibras do quiabo diminuem a compulsão alimentar, além de favorecer a desintoxição do organismo, dificultando o acúmulo de gordura corporal.

19. Controla o colesterol: o quiabo contém fibras que não só ajuda na eliminação de fezes, mas também no controle do mau colesterol.

20. Cura úlceras : quiabo é anti-inflamatório e fornece uma camada protetora temporária para o trato digestivo, acelerando a cicatrização de úlceras pépticas.

21. Fortalece os  ossos: o quiabo contém folatos, cálcio, magnésio, vitamina K e, por isso, fortalece os ossos, previne a osteoporose e restaura a densidade óssea.

22. Protege a visão: o quiabo contém betacaroteno (precursor da vitamina A) e os antioxidantes luteína e zeaxantina, sendo, por isso, ótimo para prevenir problemas oculares como glaucoma e catarata.

Se você tem diabetes, aprenda agora uma excelente receita com quiabo para ajudar a tratar a doença:

QUIABO PARA DIABETES

Corte quatro quiabos no meio, descartando as pontas, e ponha-os num copo d’água.

Tampe o copo.

Deixe de molho durante a noite.

Na manhã seguinte, retire os quiabos e beba a água.

De preferência, tome essa água em jejum e espere meia hora para comer ou beber.

Faça isso diariamente e monitore sua glicose, que deverá baixar por volta do oitavo dia.

Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.