Home / Saúde / Se você sofre de perda de cabelo, inflamação das articulações, anemia, colesterol, diabetes. Conheça esta poderosa fruta.

Se você sofre de perda de cabelo, inflamação das articulações, anemia, colesterol, diabetes. Conheça esta poderosa fruta.

Apesar de no Brasil dizerem que o tamarindo é um legume, por ter o formato parecido com o de uma vagem, e por ser gênero botânico pertencente à família Fabaceae (leguminosas), ele pode ser considerado uma fruta, a fruta do tamarindeiro, uma árvore bem grande que às vezes chega a ter 30 metros de altura, originária da África do Sul, mas que pode ser cultivada também no Sul da Ásia, na América do Sul e nas Ilhas do Caribe.

Essa fruta tem inúmeros benefícios para a nossa saúde e por isso é sempre bom conhecer e comer um pouco mais.

O que é

O tamarindo, cujo significado original é “tâmara da Índia”, é um fruto da tamarindeira de origem africana e indiana. É predominante no Brasil nas regiões norte e nordeste devido o clima mais quente.

Possui o formato de vagem cuja casca é dura e quebradiça. Em seu interior, existe uma polpa de cores amarronzada e avermelhada que envolve várias sementes.

Para que serve

O tamarindo é um fruto mais conhecido por sua utilização na culinária, mas também pode ser utilizado para fins medicinais como prevenção de doenças, para a saúde intestinal, para combater inflamações, entre outras finalidades.

Propriedades nutricionais

Os principais nutrientes presentes no tamarindo são:

  • Carboidratos;
  • Proteínas;
  • Gorduras;
  • Vitaminas A, C e do complexo B;
  • Minerais: cálcio, ferro, fósforo, potássio e magnésio;
  • Ácidos orgânicos: ácido tartárico, fosfórico, cítrico, acético e málico;
  • Fibras: pectina;
  • Antioxidante: polifenóis e flavonóides.

O tamarindo é um alimento um pouco calórico. 100 gramas da polpa tem, em média, 276 calorias. Por isso, seu consumo deve ser controlado em dietas para perda de peso.

tamarindo-receitas

Benefícios para a saúde

Tanto a polpa quanto a casca do tamarindo possuem propriedades medicinais benéficas para a saúde. Por isso, alguns dos benefícios dessa fruta são:

1. Possui ação antioxidante

A sua ação antioxidante ocorre por causa da presença das substâncias antioxidantes (polifenois, flavonoides, vitamina C e vitamina A). Os antioxidantes ajudam a combater os radicais livres presentes no organismo que são derivados de reações que ocorrem no próprio organismo ou de fontes externas como alimentação, substâncias químicas e poluição.

Os radicais livres prejudicam a saúdeporque atacam as células sadias do corpo causando o aparecimento de doenças como o câncer, doenças neurodegenerativas e doenças cardiovasculares, além do envelhecimento precoce. Os antioxidantes agem, então, neutralizando a ação dos radiais livres.

2. É bom para o sistema digestivo

O tamarindo funciona como um laxante natural, pois as fibras presentes nessa fruta ajudam a regular o intestino. Elas estimulam a movimentação intestinal e, junto com a água, aumentam e amolecem o bolo fecal facilitando a evacuação. Assim, pessoas que sofrem com a constipação (intestino preso) podem se beneficiar com essa fruta.

Apesar de ser laxante, essa fruta também ajuda a combater a diarreia. Além disso, essa fruta ajuda a melhorar a digestão.

3. Ajuda a prevenir a anemia

Além de ajudar a prevenir, o tamarindo ajuda a combater a anemia ferropriva, que é a doença causada pela deficiência de ferro no organismo. Como essa fruta é rica em ferro, ela é eficiente para ajudar eliminar essa doença junto com o consumo de outros alimentos ricos em ferro.

4. Promove a saúde da pele

Esse benefício ocorre por causa das vitaminas C e A. Essas vitaminas ajudam a manter a saúde da pele, além dos cabelos e das unhas. A vitamina C em especial, é a responsável por sempre manter a pele lisa e jovem, pois ela estimula a produção de colágeno e elastina, fibras que mantêm a estrutura da pele e evita o aparecimento de estrias, celulites e o envelhecimento da pele.

5. Fortalece o sistema imunológico

O sistema inume fica mais fortalecido através do consumo regular dessa fruta por causa da presença dos antioxidantes que fortalecem o sistema inume. Com isso, as defesas do organismo aumentam reduzindo o aparecimento de infecções.

6. Ajuda a controlar a diabetes e o colesterol

A pectina, uma fibra presente no tamarindo, auxilia no controle da diabetes e do colesterol alto. Essa fibra é do tipo solúvel que, quando presente no intestino, forma uma espécie de gel com a água criando uma barreira que controla a absorção de açúcares e gorduras para a corrente sanguínea.

Com isso, os açúcares e as gorduras são absorvidos de forma mais lenta e contínua evitando aumentos excessivos de glicose e colesterol sanguíneos. Essa característica beneficia quem sofre com diabetes e colesterol alto, pois ajuda a manter suas as taxas mais controladas.

Apesar desses benefícios, pessoas diabéticas devem ter cuidado para não consumir essa fruta em excesso, pois como ela é rica em carboidratos, em vez de ajudar a manter a diabetes controlada, pode prejudicar esse quadro.

7. Ajuda na cicatrização de feridas

A vitamina C é que fornece esse benefício. Ela é uma vitamina que faz com que a pele tenha maior capacidade de regeneração, além de exercer sua ação antioxidante. Esses fatores contribuem para um processo de cicatrização mais rápido da pele.

8. Outros benefícios

Mais alguns dos benefícios do tamarindo são:

  • Anti-inflamatório, principalmente de garganta e estômago;
  • Analgésico;
  • Antisséptico;
  • Antimicrobiano;
  • Antipirético;
  • Antiflatulento;
  • Previne o escorbuto (doença causada pela deficiência da vitamina C);
  • Tônico e Adstringente;
  • Tem propriedades calmantes;
  • Alivia dores de cabeça e sintomas do estresse através de compressas ou de banhos;
  • Combate a tosse.

Como consumir

Por possui um sabor azedo e ser ácido por causa da presença de vários ácidos na sua composição, o tamarindo não é uma fruta muito consumida in natura, mas existem pessoas que por gostarem de sabores mais azedos, preferem consumi-la in natura. Na culinária e para outras finalidades, do tamarindo pode ser aproveitado tanto a polpa quanto as sementes.

Para o preparo de suco, bata a polpa em água gelada e adoce com mel, açúcar mascavo ou adoçante. Evite coar o suco, assim, uma maior quantidade de fibras é aproveitada.

As sementes são utilizadas pela indústria como estabilizante de sucos e de outros alimentos industrializados e como goma, uma espécie de cola, para papeis ou tecidos. Também das suas sementes é extraído um óleo utilizado na indústria alimentícia.

O consumo de tamarindo deve ser regular e normal. Não consuma essa fruta em excesso porque pode ser prejudicial para o organismo, principalmente para diabéticos, como vimos, e, por ser uma fruta ácida, pode causar irritação no trato gastrointestinal, especialmente em pessoas que possuem algum distúrbio gástrico como azia, gastrite ou outros.

Fruto: a polpa, com sabor agridoce, é usada no preparo de doces, bolos, sorvetes, xaropes, bebidas, licores, refrescos, sucos concentrados e ainda como tempero para arroz, carne, peixe e outros alimentos.

Sementes: ao natural servem de forragem para animais domésticos; processadas são utilizadas como estabilizantes de sucos, de alimentos industrializados e como goma (cola) para tecidos ou papel. O óleo extraído delas é alimentício e de uso industrial.

Madeira: o cerne da madeira é de excelente qualidade e pode ser usado para diversas finalidades; forte, resistente à ação de cupins, presta-se bem para fabricação de móveis, brinquedos, pilões, e preparo de carvão vegetal.