Home / Variedades / Sutiã velho, o que fazer?Sensacional

Sutiã velho, o que fazer?Sensacional

Sabe aquele sutiã que já está encostado, parece que não serve pra nada e aparentemente a única solução é jogá-lo fora?

Seus problemas acabaram… 🙂

Hoje iremos aprender a transforma-lo em um top, esse DIY – Do It Yourself (do inglês faça você mesmo ) vai ensinar vcs a ter um top exclusivo, pois será você mesma que escolherá o tecido, quem não tem muita prática pede para uma amiga costureira (y)

Vamos lá:

Você vai precisar:

  1. Sutiã Velho
  2. Tecido de 1/2 metro a sua escolha
  3. Linha o suficiente (isso você vai vendo enquanto estiver fazendo) que combine com o tecido escolhido.
  4. Agulha (claro, rs)

Corte o tecido em retângulo e cubra completamente o bojo, deixando bastante sobra, como mostra a foto abaixo.

 

Com alguns alfinetes vá prendendo toda borda do sutiã, vai sobrar um pedaço de tecido extra atrás, aquele que a gente deixou sobrando, lembra?

Faça isso dos dois lados.

Faça um cortinho de um centímetro mais ou menos, acima do centro do sutiã, da pra ver na foto, esse corte é pra poder “virar” o tecido para as “costas” do bojo do sutiã.

3

Agora corte as alças do sutiã, bem rente a ele, cuidado para não cortar a mais.

4

E então dobre o tecido para trás e termine de ajeitar os alfinetes para ficar certinho quando for costurar.

5

Costure então por toda a borda do Sutiã.

Permaneça com a parte do meio, presa por um alfinete.

1

Corte a parte do fecho que fica nas costas, se preferir podemos fazer (desenhar) um molde padrão para auxiliar nas tiras laterais do nosso top.

Corte um pedaço do tecido do tamanho do molde, de preferencia deixar um centímetro a mais no fim (costas) do molde, para não errar, então antes de costurar a parte lateral de tecido a parte lateral do seu sutiã, você saberá o tamanho ideal.

3

Novamente, para costurar use como auxilio os alfinetes presos ao sutiã, para não errar!

4

Dobre os excessos de pano para trás.

5

Costurando todos os excessos a mão, e,  deixando aquele um centímetro de tecido a mais na parte do fecho das costas, veja como fica:

6

Corte um pedaço de tecido de 15 cm de largura por 25 cm de comprimento, usaremos ele para cobrir o meio da parte da frente do sutiã, dobre-o para trás costure a mão esse tecido. Costure por dentro.

7

Para finalizar compre um fecho em lojinhas de artigos para costura, e encaixe o no tecido, nessa parte é aconselhável costurar a mão, mas se preferir pode ser na máquina, porém, lembre-se de reforçar bem essa parte, pois ela que fecha o top e não pode escapar,rs.

8

E então, FINALIZADO:

9

Já para quem não gosta de tomara-que-caia, pode recortar duas tiras grossas, o ideal é tiras dobradas ao meio para reforçar as alças, no esquema da tira feita para colocar no meio do sutiã, costuáa-las por dentro do bojo e amarrar nas costas.

10