Home / Saúde / Sintomas de Virose

Sintomas de Virose

Sintomas de Virose

A virose é uma doença causada por vírus que deve ser tratada com repouso e hidratação, sendo o uso de medicamentos necessário apenas para os sintomas.

Sintomas de virose

São sintomas característicos de virose:

  • Enjoo
  • Vômito
  • Diarreia
  • Pode haver febre
  • Falta de apetite
  • Dor muscular
  • Dor abdominal

Tratamento para Virose

O tratamento para virose não é específico e envolve tomar muita água, repouso e boa alimentação. Durante o tratamento da virose, aconselha-se o consumo de alimentos leves e de fácil digestão, dando-se preferência a frutas, legumes, verduras e carnes magras cozidas.

Deve-se evitar alimentos muito condimentados, gordurosos, gasosos e de difícil digestão. Para evitar a desidratação, deve-se ingerir, no mínimo, a mesma quantidade de água perdida através dos vômitos e da diarreia.

virose sintoma

Veja dicas de como se alimentar corretamente em caso de virose

Alimentos leves e remédios específicos podem melhorar o desconforto

dê preferência aos tipos de comidas mais leves, cozidas ou assadas, e não exagere nas porções.

Muitas pessoas optam pela sopa, que é fácil de ser ingerida e de fácil digestão. Assim, prepare o alimento com ingredientes nutritivos, como cenoura, batata, arroz e frango ou chuchu, vagem, batata doce ou inhame. Após as refeições, o ideal é comer uma fruta leve, como maçã, banana ou pera.

Para evitar desidratação, é de extrema importância repor a quantidade de líquido perdido com a ingestão de muita água, água de coco, sucos de frutas ou isotônicos, que também ajudam a recompor os sais minerais do organismo.

No café da manhã, opte por uma bolacha de maisena ou tipo cracker, água e sal, com alguma geleia e queijo branco. Para beber, dê preferência aos chás.

O que evitar
Não abuse de alimentos com molhos, condimentos, muito gordurosos ou fritos, pois o organismo fica fragilizado durante a virose. Além disso, os doces devem ser evitados, como chocolates e bolos recheados e confeitados.

Em relação aos líquidos, é importante cortar algumas bebidas do cardápio, como refrigerantes e bebidas com cafeína e alcoólicas.

No café da manhã, evite a ingestão de frutas cítricas ou secas, mel ou cereais, que podem piorar o quadro de diarreia.