Scroll Top

Saúde

Saiba como prevenir a trombose com essas 5 dicas

trombose é uma doença muito séria que afeta o nosso sistema circulatório mas que pode ser evitada de maneira simples. Veja 5 formas de evitar a trombose no seu dia a dia.

Trombose – fique livre dessa doença com 5 medidas simples

A trombose ocorre quando  uma veia ou artéria fica obstruída pela formação de um trombo, nódulo de sangue coagulado e células. O trombo causa uma inflamação, impede a passagem normal do fluxo sanguíneo e compromete a circulação da pessoa. Quando ela ocorre nos membros inferiores, frequentemente aparecem as temidas varizes.

Essa doença perigosa pode ser evitada com medidas muito simples que você pode adotar no seu dia a dia, veja como.

1- Fazer atividade física

Essa é a melhor saída para evitar a trombose. Exercícios diários de baixo impacto, como caminhadas e natação, são os mais recomendados para evitar a trombose.  Eles ajudam a manter o peso equilibrado e trazem inúmeros benefícios ao sistema circulatório e também cardiovascular. Procure fazer pelo menos 30 minutos de exercícios físicos por dia.

2- Largar o cigarro

Um dos muitos prejuízos que o tabaco traz à saúde é o aumento da propensão a desenvolver trombose. As substâncias químicas presentes no cigarro, prejudicam o sistema circulatório porque elas se acumulam no nosso sangue, tornando-o mais espesso e diminuindo a quantidade de oxigênio presente nas células sanguíneas.

SIGA-NOS NO INSTAGRAM https://www.instagram.com/bibliamulher/

3- Evitar ficar sentado por muitas horas

Quando ficamos longas horas sentados prejudicamos a circulação normal do sangue e favorece a retenção de líquidos. Se você trabalha sentado, tente fazer alongamentos todos os dias e pequenos exercícios como: caminhadas, subir escadas ao invés de usar o elevador, fazer pequenos intervalos e levantar para esticar as pernas e também não ficar de pernas cruzadas.

4- Controlar o peso

As pessoas em sobrepeso são mais propensas a desenvolver a trombose pois as suas veias precisam suportar mais pressão dentro das pernas. Além disso, a obesidade causa também desequilíbrio nos níveis de colesterol e triglicéride, o que pode ocasionar obstrução das artérias e por consequência a trombose. Portanto, manter o peso controlado é importante para a saúde do seu sistema circulatório.

5- Manter uma alimentação balanceada

Esse é o segredo para prevenir toda e qualquer doença. Os alimentos saudáveis são remédios naturais e nós precisamos incluí-los na nossa dieta todos os dias. O consumo de vitamina C ajuda na produção de colágeno e elastina, substâncias essenciais para manter a elasticidade das nossas veias e artérias.
A vitamina E é antioxidante, previne a oxidação do colesterol e a consequente coagulação. E a vitamina K é essencial pois reduz a produção de uma proteína perigosa chamada de GLA da matriz, que está ligada ao aparecimento da trombose e das varizes. Portanto, os alimentos mais indicados para quem quer evitar a trombose são: a laranja, tangerina, manga, kiwi, morango, abacate brócolis, amêndoas e gérmen de trigo.
trombose-1-758x3961

Inscreva-se aqui Receba artigos e dicas imperdíveis

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.