Home / Saúde / Sabe o que acontece se roer as unhas?

Sabe o que acontece se roer as unhas?

A tensão, nervosismo e aflição, são os principais motivos que te levam a roer as unhas. E você é uma pessoa que gosta de roer as unhas? Muita gente tem este hábito no seu dia-a-dia, e saiba que este hábito pode fazer muito mal ao teu organismo.

Quantas vezes já te aconteceu estar realizando as tarefas domésticas, e cortar uma unha, e é preciso roer a unha danificada. Já outras pessoas ficam com o dedo na boca roendo a unha até chegar quase a carne viva.

 

Sabia que existe até uma doença para quem possui esse hábito?
Mas o que acontece se a gente comer as unhas dos dedos? Causa algum tipo de mal? Será que prejudica a sua saúde?

1 – ONICOFAGIA: TRANSTORNO OBSESSIVO

O hábito das pessoas de roer as unhas pode potencializar as hipóteses de danos à saúde do corpo que você nem imagina. Este hábito é tão considerado coisa séria pelos especialistas que pode acabar com a estética de nossas mãos, além de transmitir vários germes e vírus para a sua boca. Esta atividade é tão problemática que é considerada cientificamente como um transtorno obsessivo que recebe o nome de onicofagia.
Receita Sabe o que acontece se roer as unhas? É mais preocupante do que imagina!

LEIA TAMBÉM

MODO DE PREPARO

2 – PROBLEMAS

Comer ou roer suas unhas geram um transporte absurdo de germes que ficam por baixo da região da sua unha até a boca. Muitas vezes, o transtorno obsessivo se torna tão grave, que em muitos casos algumas pessoas começam a roer a pele ao redor das unhas e, junto disso, a cutícula. Rompendo a camada que envolve o seu dedo, o risco de proliferação de patógenos, micróbios e vírus aumentam em 80%, segundo infectologistas.

Esse costume negativo muitas vezes se inicia com as crianças seguindo o mau exemplo dos pais. A escola de Freud afirma que roer as unhas são uma manifestação de ansiedade de castração, ou seja, um meio de cada indivíduo descarrega os problemas que resulta em transtorno obsessivo. Além de causar possíveis deformidades físicas e estéticas nas mãos, comer as unhas podem prejudicar, também, seus dentes e lábios com extremos desgastes.

Desenvolvendo esse transtorno, suas unhas não irão crescer gerando uma alteração na anatomia que resulta em traumatismo no leito ungueal. Além disso, feridas feias e dolorosas podem causar infecções nas gengivas e garganta quando entra em contato com a boca.

3 – COMO REMEDIAR

Para parar de vez de comer e roer as unhas nós vamos lhe ajudar.
Segundo pesquisas, mulheres a partir de 13 e 15 anos são as pessoas que mais procuram ajuda quanto a este tipo de transtorno, então, mulheres, vamos ajudar vocês.

O primeiro passo é ter força de vontade de parar, procurar ter controle sobre os seus atos e procurar ajuda psicológica, já que isso é um transtorno psicológico.

Outra coisa é procurar ajuda de um dentista para que ele desenvolva um protetor plástico para que seus dentes parem de se desgastar. Além disso, você pode procurar por exercícios de relaxamento de forma que encontre situações e momentos que te prendam a atenção e façam esquecer de roer as unhas. Em resumo, a dica é você evitar passar remédios caseiros e procurar ajuda de especialistas.