fbpx Scroll Top

Saúde

Remédios caseiros para gastrite: como preparar e tomá-los

Nada pior do que sofrer de queimações e dores no estômago. Por isso é importante conhecer e saber como preparar os melhores remédios caseiros para gastrite.

A má alimentação é um dos principais fatores que causam a gastrite, que é uma inflamação da mucosa do estômago. Hoje em dia muitas pessoas sofrem com essa doença, que causa dores e desconfortos na região abdominal, podendo também ocasionar problemas digestivos.

Além dessas opções caseiras, o tratamento para gastrite deve ser prescrito por um médico. Mas você pode cuidar da sua alimentação e evitar novas crises.

Melhores remédios caseiros para gastrite

Veja o que você pode usar para fazer remédios caseiros para gastrite naturais. Alguns alimentos e ervas ajudam a diminui a acidez estomacal rapidamente.

1. Suco de batata

Um dos remédios caseiros para gastrite mais conhecidos por aliviar a dor, a queimação, a azia e a acidez. Além de ser barata, acessível e fácil de utilizar. Veja como prepar o suco de batata para usufruir dos benefícios:

Ingredientes

  • Batata: 2 unidades.

Modo de preparo

1. Lave bem, descasque e rale as duas batatas.

2. Coloque as batatas raladas em uma peneira fina em cima de uma refratária.

3. Esprema bem para que saia todo o suco da batata. O que sobrou você pode utilizar em outras receitas, como um omelete.

4. O líquido que saiu da batata é só beber. Você deve tomar em seguida que espreme, pois ele oxida em pouco tempo. Pode fazer isso duas vezes por dia. Se tem muitas crises de gastrite, tome o suco em jejum pela manhã.

2. Suco de couve ou repolho

O suco do repolho ou da couve também é um dos remédios caseiros para gastrite. Esses vegetais ajudam a sugar o excesso de suco gástrico e tem efeito diurético. O suco também é um poderoso detox.

Ingredientes

  • Repolho ou couve: 3 folhas;
  • Água: meio copo.

Modo de preparo

1. Bata tudo no liquidificador.

2. Coe e beba em jejum diariamente. Se for necessário, coloque um pouco mais de água.

3. Chás

Muitos chás são ótimos remédios caseiros para gastrite. Os que você pode usar são os de espinheira-santa, camomila, erva-cidreira e acelga. Evite os de hortelã, verde, menta e boldo.

Para fazer os chás como um dos remédios caseiros para gastrite, basta colocar um punhado da erva seca da sua escolha em uma xícara de água fervente. Tape e deixa a infusão esfriar alguns minutos. Coe e beba morno. Se quiser, pode ainda beber gelado.

4. Probióticos

Todos os alimentos probióticos funcionam bem como remédios caseiros para gastrite. São eles os iogurtes biológicos, o skyr e o kefir. A fermentação ajuda a diminuir a quantidade de bactérias no trato digestivo.

Você encontra esses alimentos à venda em lojas especializadas em produtos naturais. Cuidado na hora da compra, não é qualquer iogurte que contém esse tipo de substância. Iogurtes normais podem deixar você com o estômago ainda pior.

5. Suco de babosa e mamão

O gel desta planta é considerado como um dos melhores remédios caseiros para gastrite pois, entre as suas propriedades e benefícios para a saúde estão sua ação antimicrobiana e anti-inflamatória. Aproveite para ver como extrair o gel da babosa para esta receita:

Ingredientes

Gel de babosa: 200 gramas;
Mamão: 100 gramas;
Água de coco: 1 copo (requeijão).

Modo de preparo

  1. Bata no liquidificador os ingredientes até que fiquem homogêneos;
  2. Beba sem coar ou adoçar;

Atenção: faça o suco assim que retirar o gel da babosa e beba em seguiga para não perder as propriedades e benefícios nutricionais.

6. Leite de Arroz

O leite de arroz é um dos melhores remédios caseiros para gastrite, pois além de ser um leite vegetal ajuda a regular o pH digestivo e assim, reduz a acidez. Também contribui para a flora intestinal.

Ingredientes

Arroz: 2 xícaras;
Água: 2 litros.

Modo de preparo

  1. Não é necessário lavar ou deixar o arroz de molho;
  2. Coloque os ingredientes numa panela e leve ao fogo por 15 minutos (até ficar cozido);
  3. Coloque no liquidificador e bata tudo;
  4. Mantenha em um frasco de vidro, na geladeira. Está pronto para beber!

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE ➜ https://goo.gl/zajniC

7. Água de coco

A água de coco é um excelente remédio caseiro para gastrite e diversos outros problemas estomacais e intestinais. Seus nutrientes e poder alcalino ajudam a reduzir a acides no estômago, promovendo a desintoxicação do sistema digestivo.

8. Iogurte natural

Aprenda a fazer o seu iogurte natural para utilizá-lo como um dos remédios caseiros para gastrite. Esse alimento ajuda a combater bactérias como H.pylori, responsável por problemas estomacais. Além disso, o iogurte ajuda a regular o pH, protgendo contra acidez.

9. Morango

Além de saborosa, essa fruta é considerada um dos remédios caseiros para gastrite devido as suas propriedades e benefícios. O morango é composto por fenólicos, que por sua vez auxiliam no combate a processos inflamatórios. També,k é antioxidante, eliminando os radicais livres do organismo.

10. Mel

Atenção, para que o mel seja considerado um dos remédios caseiros para gastrite ele tem que ser na sua versão orgânica! Pois só assim ajudará a reparar o revestimento das paredes estomacais, causadas por problemas de gastrite e úlceras.

O que pode comer quando está com gastrite?

Se você sofre de problemas estomacais tem que prestar muita atenção na alimentação. Veja o que é interessante acrescentar na alimentação quando se passa por crises de gastrite:

1. Biomassa de banana verde

A biomassa é feita a partir do cozimento e homogeneização da banana verde, conservando diversas propriedades que são excelentes para a saúde. Por ser prebiotica, auxiliando no fortalecimento da flora intestinal e estomacal, reduzr a quantidade de bactérias prejudiciais ao estômago.

2. Sucos detox verdes

Sucos detox, além de aliviar a carga de impurezas que rondam o organismo, ajudam a melhorar a digestão. Opte por aqueles feitos com folhas escuras, ricas em zinco, magnésio e antioxidantes para potencializar a curar e recuperação do estômago.

3. Lactobacilos

Os lactobacilos , presentes em alimentos fermentado (como o leite) são excelentes para tratar a gastrite. Auxiliam a recompor a flora do trato gastrointestinal, fazendo com que o sistema passe a funcionar melhor, acelerando o processo de cura.

4. Pães integrais

Os pães integrais absorvem o excesso de suco gástrico, além de ser rico em fibras, o que faz com que a digestão seja mais lenta e os nutrientes melhor absorvidos, protegendo a camada interna do estômago.

5. Gengibre

O gengibre é um poderoso anti-inflamatório e também pode ser considerado como um dos remédios caseiros para gastrite, pois alivia a sensação de queimação e enjoo. Também combate a bactéria mais comum em problemas estomacais: a H.pylori.

O que não pode comer quando esté em crise de gastrite?

Alguns alimentos podem potencializar a acidificação do estômago, aumentando o desconforto e a dor. Portanto, durante as crises, evite esses tipos de alimentos:

1. Bebidas alcoólicas

O consumo excessivo e periódico de bebidas alcoólicas piora drasticamente a inflamação no estômago. Além disso, faz com que o revestimento interno do estômago seja prejudicado, causando ainda mais dor e inflamação.

2. Cafeína

Consumir café ou chás ricos em cafeína pode desencadear crises de dor, agravando a inflamação.
Além disso, aumenta a sensação de queimação, azia e outros sintomas relacionados.

3. Pimenta

Alimentos picantes podem piorar os sintomas de quem sofre com gastrite. Eles atacam a já fragilizada camada interna do estômago, piorando não somente os sintomas mas também a doença.

4. Industrializados

Os alimentos industrializados são extremamente inflamatórios para todo o corpo, incluindo o estômago. Além disso, normalmente são ricos em gordura, que estimula a produção de ácido no estômago.

Quem tem gastrite pode tomar leite?

Apesar de o conhecimento popular afirmar que leite é bom para gastrite, isso é um mito. A bebida pode até aliviar a acidez temporariamente, porque tem pH básico. Contudo ela fermenta dentro de você e causa mais acidez.

O leite pode piorar a sua doença, especialmente se você for intolerante à lactose. O alimento causa ainda inchaço, gases e dores de estômago. Por isso, se você tem gastrite crônica, prefira outras soluções ao leite.

Dicas para aliviar gastrite rapidamente

Mudar a alimentação e beber muita água todos os dias é a melhor forma de aliviar a gastrite. Entretanto, se você estiver tendo uma crise muito ruim, pode engolir um pedaço de miolo de pão. Isso ajudará a sugar os ácidos do seu estômago.

Outra coisa que é boa nesses casos é o leite de magnésia. Você pode tomar uma colher de sopa do composto gelado. Também pode optar por antiácidos disponíveis em farmácias, mas essa é uma solução menos benéfica para a sua saúde.

O melhor mesmo é ver com o seu gastroenterologista qual o melhor plano de tratamento para você. Isso porque você pode ter gastrite por diversos motivos e o melhor é tratar a causa e não apenas o sintoma!

melhores-remedios-caseiros-para-tratar-a-gastrite

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.