Home / Cabelo / Receitas naturais para eliminar piolhos

Receitas naturais para eliminar piolhos

Receitas naturais para eliminar piolhos

Um ótimo remédio natural para acabar com os piolhos e lêndeas é a lavagem do cabelo com óleos essenciais e azeite porque a oleosidade impede que os piolhos se prendam ao cabelo, facilitando a sua retirada.

Além disso, o óleo essencial de malaleuca tem propriedades repelentes que previnem uma nova infestação de piolhos, no entanto, só pode ser utilizado em crianças com mais de 2 anos.

Já os óleos essenciais de alecrim e de alfazema são usados para complementar o tratamento, acalmando a irritação do couro cabeludo e aliviando a coceira.

Ingredientes

  • 30 ml de azeite
  • 10 gotas de óleo essencial de alecrim
  • 10 gotas de óleo essencial de alfazema
  • 10 gotas de óleo essencial de malaleuca

Modo de preparo

Misturar os ingredientes num recipiente e passar por todo o couro cabeludo, esfregando bem na raiz do cabelo com a ajuda de um algodão. A seguir, cobrir com uma touca e aguardar 2 a 3 horas, para matar os piolhos e lêndeas, antes de lavar o cabelo com um shampoo para cabelos oleosos.

Depois de lavar o cabelo, deve-se passar um pente fino, mecha por mecha, verificando se existem piolhos agarrados no pente, removendo-os antes de voltar a passar o pente nos cabelos.

Uma vez que os ovos dos piolhos podem demorar até 7 dias para eclodir, é importante utilizar este remédio natural para piolhos e lêndeas a cada 3 dias, durante 4 semanas.

​​Um excelente remédio caseiro para piolhos e lêndeas é a arruda, pois possui propriedades vermífuga e calmante capazes de eliminar os piolhos, ao mesmo tempo que acalmam a coceira no couro cabeludo.

Assim, uma boa forma para tratar piolhos e lêndeas é aplicar o chá de arruda frio nos cabelos e no couro cabeludo antes de passar o pente fino.

Este remédio caseiro é muito bom para se usar em crianças pequenas porque não é tóxico e previne a infestação caso um irmão ou amigo esteja com piolhos.

Ingredientes

  • 20 g de folhas de arruda
  • 1 litro de água fervente

Modo de preparo

Colocar as folhas de arruda na água fervente e deixar em infusão por 10 minutos. Tampar, deixar amornar e depois coar. Depois, aplicar esta infusão nos cabelos, com auxílio de um pedaço de algodão e esfregar em todo couro cabeludo.

Deixar a infusão de arruda agir por 30 minutos, lavar os cabelos e passar um pente fino para retirar os piolhos mortos e as lêndeas.

Outros cuidados para eliminar os piolhos

Outra dica importante para acabar com os piolhos é lavar a roupa do indivíduo, o lençol, a fronha e a sua toalha de banho separadamente e depois colocar numa panela com água, deixando ferver por alguns minutos.

Cada piolho vive cerca de 30 dias, e põe em média de 6 a 8 ovos por dia, que dentro de 7 dias eclodem, dando origem ao piolho, e por isso quando alguém está com piolhos é preciso ter muito cuidado para que os outros não sejam contaminados, evitando emprestar chapéus ou roupas que possam conter piolhos ou lêndea.

Estes cuidados devem ser seguidos diariamente até que todos e piolho e lêndeas sejam eliminados.