Home / Pele / Receitas Naturais para distensão muscular

Receitas Naturais para distensão muscular

Um excelente remédio caseiro para distensão muscular é o banho com chá de sabugueiro. Porém, as compressas com tintura de arnica também ajudam a aliviar as dores após esforços físicos.

Receitas naturais para distensão muscular com sabugueiro

O remédio caseiro para distensão muscular com sabugueiro é ótimo para diminuir a dor e o inchaço provocado pela distensão, pois ele possui propriedades anti-inflamatórias.

Ingredientes

  • 80 g de folhas de sabugueiro
  • 1 litro de água

Modo de preparo

Colocar os ingredientes em uma panela para ferver durante cerca de 5 minutos. Depois deixar esfriar, coar e fazer banhos locais do músculo 2 vezes por dia.

Receitas naturais para distensão muscular com arnica

A arnica é um excelente remédio para distensão muscular, pois a sua tintura possui óleos essenciais que atuam como desinfetantes e anti-inflamatórios, aliviando as dores musculares.

Ingredientes

  • 5 colheres (de sopa) de flores de arnica
  • 500 ml de álcool a 70%

LEIA TAMBÉM

Modo de preparo

Coloque os ingredientes dentro de uma garrafa escura de 1,5 litros e deixe repousar durante 2 semanas dentro de um armário fechado. Depois coe as flores e coloque a tintura numa nova garrafa escura.

Outra forma de utilizar a arnica é ferver 1 colher de sopa das flores em 250 ml de água fervente por 10 minutos, triturar a mistura e colocar com um pano na região afetada.

A distensão muscular, ou estiramento muscular, ocorre quando um músculo se estica demais, gerando a ruptura de algumas fibras musculares, ou de todo o músculo envolvido. Este tipo de lesão costuma ocorrer quando os músculos encontram-se sob esforço. Jogar futebol e levantar um peso são exemplos disso.

A distensão muscular varia de acordo com a gravidade, elas podem ser classificadas em:

  • Ligeira – grau 1: Provoca dor e rigidez durante o movimento e dura alguns dias;
  • Moderada – grau 2: Provoca pequenas lacerações musculares, inchaço e a dor é mais extensa, durando de uma a três semanas;
  • Grave – grau 3: O músculo fica lacerado ou sofre ruptura, podendo haver hemorragia interna significativa, inchaço e calor em volta do músculo, podendo haver perda da função.

Tratamento para distensão muscular

O tratamento para distensão muscular é feito com repouso do membro afetado, uso de medicamentos anti-inflamatórios, uso de gelo e fisioterapia. A fisioterapia deve ser iniciada o quanto antes para garantir o retorno às atividades diárias o mais rápido possível.

Em caso de distensão muscular, o que se deve fazer imediatamente é colocar uma bolsa de gelo envolvida numa toalha fina, por aproximadamente 20 minutos, e procurar auxílio médico a seguir. Saiba mais detalhes em: Tratamento para distensão muscular.

Remédio para distensão muscular

O remédio indicado para o tratamento da distensão muscular é o pertencente a classe dos anti-inflamatórios. O Ibuprofeno é um bom exemplo. Mas estes só devem ser utilizados sob orientação médica. Passar a pomada de arnica no local, além de diminuir a dor, diminui a inflamação, sendo este um ótimo remédio caseiro para complementar o tratamento.

Prevenção da distensão muscular

Para prevenir uma distensão muscular deve-se manter o músculo devidamente fortalecido e alongado constantemente. Alongar o músculo além do limite corporal pré estabelecido, ou forçar demais uma musculatura, pode facilmente gerar uma distensão e causar o rompimento do músculo.