Home / Saúde / Receitas Naturais para azia

Receitas Naturais para azia

Um excelente remédio caseiro para azia é comer 1 torrada ou 2 biscoitos cream cracker, pois eles absorvem o ácido que está provocando a acidez na laringe e na garganta, diminuindo a azia.

Outras opções são chupar um limão puro no momento da azia porque o limão, apesar de ser ácido, diminui a acidez do estômago, ou comer uma fatia de batata crua porque a batata também é capaz de neutralizar a acidez do estômago, combatendo azia em poucos instantes.

Estes remédios caseiros também podem ser usados em caso de azia na gravidez porque são eficazes e não comprometem o desenvolvimento do bebê.

Confira um outro método para acabar com a azia: Reflexologia para aliviar a azia.

Remédio caseiro para azia com bicarbonato de sódio

Uma outra opção de remédio caseiro para azia é tomar o bicarbonato de sódio diluído em água porque ele tem efeito alcalinizante no tubo digestivo e, consequentemente, irá diminuir a acidez do estômago.

Ingredientes

  • 1 colher (de café) de bicarbonato de sódio
  • 100 ml de água

Modo de preparo

Misturar os ingredientes e tomar esta mistura.

Alguns cuidados importantes para vencer a azia é não beber água, nem outro líquido qualquer, na tentativa de combater a azia, pois ela tenderá a aumentar. Evitar comer muito antes de dormir e colocar um calço de 10 cm na cabeceira da cama, também são boas dicas para facilitar a digestão. Mas a alimentação também é importante e, por isso, quem sofre com azia deve evitar comer carnes, alimentos gordurosos e frituras, preferindo alimentos naturais.

Também é comum na gravidez, quando as mudanças do corpo alteram também os sucos gástricos e os fazem refluir para o esôfago com facilidade.

Além de evitar os fatores agravantes da azia, podemos também experimentar receitas caseiras que podem ajudar a eliminar essa queimação

  • Use 1-2 g (uma duas colheres de chá) das folhas de espinheira santa, em 150 mL (uma xícara de chá) de água. Leve ao fogo, deixe a água ferver, depois coloque as folhas e deixe descansar.
  • Como a azia é causada pelo suco gástrico que veio ao esôfago, “empurrar” esse suco novamente é uma das alternativas. Comer uma ou duas bolachas do tipo água e sal ou um pedaço de pão, s em beber nenhum líquido logo após. Assim, o suco volta  ao estômago e esse amido o segura.
  • A batata também tem esse poder devido a seu amido e propriedades, por isso, espremendo-se uma batata inglesa até sair a seiva (leite) e tomar uma colher em jejum, pode ajudar com a azia, principalmente quem sofre de gastrite.
  • Misture uma colher de café de bicarbonato de sódio em um copo com 100 ml de água e beba quando estiver com azia.
  • A azia pode aparecer a qualquer momento, principalmente logo após as refeições. O suco gástrico reflui até o esôfago, devido à flacidez dos músculos que o ligam ao estômago, causando uma queimação desagradável na garganta.

    Se comemos alimentos gordurosos, ácidos demais, exageramos na quantidade ou nos deitamos pouco depois de comermos, é provável que haja esse refluxo gástrico. Também o uso de roupas apertadas ou o fato de ficarmos em posições que a possibilitem, favorecem a azia.