Home / Saúde / Receitas Naturais para acabar com sintomas da TPM

Receitas Naturais para acabar com sintomas da TPM

Como ninguém merece sofrer desse tormento, pode-se amenizar bastante esses sintomas através de chás medicinais e outros métodos naturais que atuam positivamente nesses casos.

Veja algumas sugestões e livre-se desses dias de tortura!

– Chás diuréticos são excelentes indicações para ajudar a aliviar o inchaço e também alguns ajudam a acalmar, veja quais os chás benéficos nesse período:

  • Urtiga, camomila, erva doce, dandelião e chá verde.
  • Chá vermelho ou alcaçuz para controlar a produção de estrogênio, que nessa época costuma ser excessiva;

Obs.: Apenas não se deve exagerar nos chás de alcaçuz ou de urtiga, que podem provocar um fluxo menstrual muito mais intenso!

  • Chá de gengibre quente é indicado para as mulheres que costumam sentir calafrios nesses dias anteriores à chegada da menstruação;
  • A sensibilidade e a irritabilidade são dos sintomas mais comuns e dos que mais incômodos e sofrimentos trazem, por isso, os chás calmantes são boa pedida! Tome qualquer um destes: erva-de-são-joão, valeriana, erva cidreira ou ainda um suco de maracujá!
  • O óleo de prímula é um dos medicamentos naturais que tem efeitos confirmados no combate aos sintomas da TPM;
  • Além disso, o consumo de frutas nesse período deve ser observado, a quantidade de água ingerida deve ser de, no mínimo dois litros ao dia e também é bom evitar bebidas ricas em cafeína: café, chimarrão, refrigerantes de cola, etc. O sal e as gorduras também devem ser reduzidos ou evitados nesse período.
  • As atividades físicas liberam endorfinas, causando sensação de bem-estar, portanto, movimente-se! Caminhadas ao ar livre, especialmente em lugares em contato com a natureza são altamente benéficos!

 Procure não consumir chocolate durante a TPM
Acontece todo mês: a gente briga até com a melhor amiga, chora vendo comédia, come feito louca, incha tanto que não entra nem em jeans larguinho… A culpa é da TPM.

Dez dias antes de vir a menstruação, nossos hormônios deixam a gente louca. Ainda bem que é possível acalmar nossa fera interior sem precisar de remédio. Conheça algumas receitas caseiras que vão te ajudar nesse período.

LEIA TAMBÉM

Dor nos seios

Pouco antes de menstruar, é comum notar que os seios ficam inchados e doloridos. Uma das formas de aliviar o incômodo é consumir alimentos que contenham vitamina E, como ovos e peixes. Usar top ou um sutiã mais firme também evita a dor na região, principalmente se você tem muito busto ou pretende praticar atividades físicas.

Inchaço

A ginecologista Lucia Costa Paiva ensina um truque simples para acabar com o inchaço: dez dias antes da menstruação, diminua o consumo de sal. Outra boa dica é tomar um diurético: bata no liquidificador o suco de 1 laranja-lima, 1 fatia grande de melancia e 10 folhas de capim-cidreira fresco. Beba diariamente.

Dor de cabeça

Evite a dor tomando chá de gengibre feito por infusão: leve 1 xíc. de água ao fogo até ferver. Despeje o líquido sobre 1 col. (sopa) da erva, tampe e deixe descansar por três minutos. Segundo uma pesquisa, a ação anti-inflamatória do gengibre pode ser melhor que remédio!

É importante praticar exercício físico durante a TPM
Depressão, tristeza, sensibilidade

A melhor solução para esses problemas é praticar atividades físicas. Trinta minutos diários de exercícios leves já fazem com que o corpo libere endorfina, uma substância que aumenta a sensação de relaxamento e bem-estar. Fazer o que você gosta e estar em companhia de pessoas agradáveis também faz toda a diferença!

Além desses cuidados, você também pode consumir camu-camu, uma fruta nativa da Amazônia, rica em vitamina C, que ajuda a combater a depressão. Consuma diariamente 1 unidade da fruta ou 1 grama da versão em pó (encontrada em feiras de alimentos regionais ou lojas de produtos naturais).

Raiva e ansiedade

Ao menos durante a TPM, evite consumir café, chá preto, chocolate e refrigerante, cujos nutrientes podem aumentar o nervosismo. Tome chá de folhas de maracujá e sinta a raiva passar rapidinho.

Gula

Consuma alimentos ricos em ácidos graxos, como peixe, azeite, linhaça e óleo de girassol, que ajudam a combater a gula.

Cólica

Aplique uma compressa de chá de camomila morno no abdômen, abaixo do umbigo. Troque-a antes de esfriar e mantenha-a na região até a dor passar.