Home / Saúde / Receitas naturais caseiras para parar de fumar

Receitas naturais caseiras para parar de fumar

Receitas naturais caseiras parar de fumar

Parar de fumar é certamente uma tarefa muito difícil, mas não impossível. Ouvimos diversas recomendações e dicas, que vão desde adesivos e chicletes de nicotina até injeções e tratamentos com hipnose, mas você sabia que existem alguns remédios naturais caseiros que podem ajudar nessa dura batalha?

O ideal é combinar estas dicas com outros métodos de sua preferência, já que toda ajuda é bem-vinda. Além disso, é fundamental vencer a batalha psicológica contra o cigarro, por isso busque o apoio de pessoas próximas e acredite que é possível. Você e a sua saúde só têm a ganhar ao acabar de vez com esse hábito tão prejudicial.

Remédios naturais para parar de fumar

O consumo de aveia é capaz de atenuar os sintomas de abstinência e reduzir a necessidade de fumar. Ela contém substâncias químicas que ajudam a diminuir os níveis de estresse, fortalecem o sistema nervoso, combatem os radicais livres e a pressão alta. Todos esses benefícios são fundamentais para alguém que está lutando para deixar de fumar.

Além disso, a aveia é rica em fibras, ômega 3, potássio e folato, e sua ingestão contribui para reduzir o colesterol ruim e o risco de doenças cardiovasculares.

  1. Pimenta caiena

Entre os muitos benefícios que oferece para a saúde, a pimenta caiena é um excelente remédio natural para quem quer parar de fumar. Ela é capaz de reduzir a sensibilidade do sistema respiratório ao tabaco e a outros componentes químicos, impedindo o desejo pelo cigarro.

Caso não goste muito de pimenta, tente acrescentá-la à dieta aos poucos. Uma dica é adicionar um pouco em um copo de água e beber como se fosse um remédio.

  1. Ginseng

Estudos mostram que esta planta medicinal previne a liberação induzida pela nicotina, do neurotransmissor dopamina, que é o motivo pelo qual os fumantes sentem bem-estar após fumar um cigarro.

Adicionar uma colher de chá de pó de ginseng ao cereal ou à batida no café da manhã irá contribuir para diminuir a necessidade de fumar ao longo do dia.

  1. Valeriana

  2. Esta planta medicinal, também conhecida como erva de amassar, possui propriedades sedativas e é largamente usada para ajudar pessoas que sofrem com a ansiedade, o estresse e a insônia. Ela ainda atua como um relaxante muscular.Dessa forma, beber um chá de valeriana uma vez ao dia pode ser uma ótima opção para lidar com muitos dos sintomas com os quais quem está tentando parar de fumar sofre, acalmando o corpo, reduzindo a inquietação e ajudando a dormir melhor.
    1. Cenoura

    Este alimento comumente presente em nosso dia-a-dia possui carotenoides, que não só ajudam a parar de fumar, mas também contribuem para reduzir o risco de câncer. A cenoura também é uma ótima opção para mastigar algo e nos distrair quando surge a vontade de fumar um cigarro. Compre um pacote de cenouras baby e coma algumas lentamente quando estiver lidando com a abstinência.

    1. Leite

    De acordo com um estudo recente feito pela Universidade de Duke, o leite é capaz de ajudar a parar de fumar pois deixa um sabor na boca dos fumantes que os faz perder a vontade de acender um cigarro.

    Além disso, ele é rico em proteínas que fornecem uma energia extra para quando nos sentimos desanimados devido à necessidade de nicotina. O iogurte e o queijo oferecem efeito semelhante, e também podem ser consumidos na luta para parar de fumar.

    1. Semente de girassol

    2. Pesquisadores indicam que as sementes de girassol têm o mesmo efeito em nossa mente do que o tabaco, aumentando a produção de adrenalina. Além de propriedades calmantes, elas ainda contêm vitaminas essenciais do complexo B, que ajudam a nutrir o sistema nervoso.

      Por esses motivos, elas são uma alternativa interessante para quem está tentando largar o hábito. A semente de girassol pode ser levada como um lanche saudável para qualquer lugar e ajudar a nos acalmar nos momentos em que sofrermos com a abstinência.

      1. Lobélia

      A lobélia é uma planta medicinal também conhecida como tabaco-indiano. Ela pode ser importantíssima na batalha para largar o cigarro, já que combate os efeitos da abstinência da nicotina e é inclusive encontrada em vários produtos destinados a quem está tentando deixar de fumar.

      Ela possui um ingrediente ativo capaz de aumentar os níveis de dopamina no cérebro, de forma similar ao que faz a nicotina. Por isso, aposte no chá de lobélia pelo menos uma vez ao dia para aproveitar os benefícios.