fbpx Scroll Top

Cabelo

Receitas Caseiras de Tintas para pintar o cabelo em casa Sem Química / Tonalizante Natural

Alguns extratos de plantas, como camomila, henna e hibisco, servem como tintura de cabelo, realçam a cor e o brilho natural, podendo ser preparadas e aplicadas em casa, sendo muitas vezes, uma opção para mulheres grávidas e que não queiram se expor aos componentes químicos das tinturas convencionais.

No entanto, é importante observar que as soluções feitas em casa com essas plantas naturais, nem sempre produzem uma coloração tão forte e intensa quanto das tintas de indústria, pois estão mais propensas a oxidação, mudanças de cor e desbotamento. Por isso, antes de qualquer aplicação é necessário manter o mais hidratado possível para que a coloração fique mais evidente. Veja mais algumas opções de máscara caseira para hidratar o cabelo.

1. Beterraba

A beterraba possui uma substância chamada betacaroteno, que tem função antioxidante e possui um pigmento avermelhado que pode ser usada para realçar a coloração avermelhada dos fios de cabelos e também é indicada para dar brilho. Para fazer a tinta natural com beterraba, basta seguir as instruções a seguir.

Ingredientes

  • 1 beterraba picada;
  • 1 litro de água;

Modo de preparo

Colocar a beterraba numa panela e deixar cozinhar por aproximadamente 30 minutos. Depois, utilizar a água avermelhada do cozimento da beterraba para passar no cabelo depois de lavado e não enxaguar. A água onde cozinhou a beterraba pode ser guardada em um recipiente e aplicada sempre nos cabelos como o último enxague.

2. Henna

A henna é um corante natural extraído da planta Lawsonia inermis e é usado, muitas vezes, para fazer tatuagem temporária e para engrossar a sobrancelha. Porém, a henna tem substâncias que ajudam a equilibrar o pH do couro cabeludo e por causa dos seus pigmentos, pode ser usada para deixar a coloração avermelhada no cabelo. O ideal é fazer a pintura com este produto, com auxílio de um cabeleleiro profissional.

Ingredientes

  • 1/2 xícara de chá de pó de henna;
  • 4 colheres (de sopa) de água;

Modo de preparo

Misturar a água com o pó de henna até que vire uma pasta, colocar um plástico filme em cima e deixar descansar por cerca de 12 horas. Depois, passe óleo de coco no contorno do cabelo para que a henna não manche a pele e com auxílio de uma luva passe o produto nas mexas do cabelo. Deixe a henna agir de 15 a 20 minutos, em seguida lave e hidrate o cabelo.

3. Camomila

A camomila é uma planta utilizada em muitos produtos cosméticos, como shampoos e máscaras hidratantes, pois possui substâncias como apigenina, capaz de clarear os fios de cabelo, deixando-os mais iluminados e com coloração dourada e castanho-amarelado. Os efeitos da camomila não são instantâneos, por isso, para verificar os efeitos do uso são necessários vários dias de uso.

Ingredientes

  • 1 xícara de flores secas de camomila;
  • 500 ml de água;

Modo de preparo

Ferver a água e colocar as flores secas de camomila, tapar o recipiente e esperar esfriar. Em seguida, deve-se coar a mistura e enxaguar os fios de cabelo, deixando atuar por 20 minutos. Depois, pode-se lavar o cabelo normalmente, com hidratante ou condicionador. Veja mais outras opções de receitas caseiras com camomila para clarear o cabelo.

4. Hibisco

O hibisco é uma flor com substâncias flavonoides que possui um pigmento avermelhado e por isso pode ser usada como tinta natural para o cabelo. Esta planta também é capaz de controlar a caspa, reduzir os efeitos dos raios ultravioletas sobre os fios de cabelo e ajuda no crescimento capilar. O chá de hibisco pode potencializar a cor do cabelo e fazer com que os fios fiquem mais avermelhados.

Ingredientes

  • 1 litro de água;
  • 2 colheres (de sopa) de hibisco seco;

Modo de preparo

Colocar o hibisco seco na água fervendo e deixar descansar por 15 minutos. Em seguida, é necessário coar a solução, aplicar o chá sobre os cabelos limpos, deixar agir por 20 minutos e lavar o cabelo como de costume. Alguns locais vendem o hibisco em pó, que pode ser misturado a henna e isto dá um efeito mais ruivo aos fios de cabelo.

5. Chá preto

Uma outra boa tinta natural para o cabelo é o chá preto que pode ser aplicada nos cabelos castanhos, pretos ou grisalhos. Para fazer esta tinta natural com chá preto, deve-se seguir as seguintes indicações.

Ingredientes

  • 3 xícaras de água;
  • 3 colheres (de sopa) de chá preto;

Modo de preparo

Colocar a água numa panela e deixar ferver. Depois de fervida, colocar o chá preto e a água em um recipiente, deixando repousar por meia hora. Depois, lavar o cabelo normalmente e aplicar essa mistura no cabelo, deixando-a agir por vinte minutos, enxaguando por último com água fria.

Veja outras dicas que podem deixar o cabelo mais bonito e sedoso:

DICA EXTRA

É possível escurecer o cabelo naturalmente? Descubra aqui!

Escurecer o cabelo com café

O café é um ótimo escurecedor natural por ter uma pigmentação forte. Quando preparado do modo certo, sua borra vira uma espécie de tinta. Nesse estado, o café tem o poder de tonalizar os fios mais claros do cabelo.

É preciso ter paciência porque o processo pode ser demorado, mas com o uso frequente e adequado, a aparência dos fios brancos pode ser amenizada e ganharão um tom mais escuro.

Escurecer o cabelo com cacau

O cacau também pode ser um bom tonalizante natural por conta da cor natural que possui. Para conquistar um chocolate nos cabelos, faça a mistura do cacau com shampoo e use frequentemente no cabelo durante as lavagens. Se você já possui cabelos castanhos, ele poderá reacender a luminosidade dos fios.

Escurecer o cabelo com a sálvia

Com a planta da sálvia seca é possível fazer um chá de cor escura, que também pode escurecer os fios claros. Mas é preciso saber a quantidade certa de sálvia para fazer o chá ficar no ponto de tinta. Depois, passe essa mistura regularmente no cabelo.

Escurecer o cabelo com as nozes pretas

Esse é um dos métodos mais eficazes para escurecer o cabelo naturalmente, já que funciona até mesmo nos cabelos loiros.

Escurecer o cabelo com o óleo de semente de mostarda

Esta é uma ótima maneira de escurecer o cabelo gradualmente. Mas tenha paciência, pois os resultados irão aparecer lentamente, de acordo com as reaplicações nos fios.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.