Home / Cozinha prática / Receita de berinjela ao forno

Receita de berinjela ao forno

Você não pode deixar de fazer esta delícia!

Quando fizer, temos certeza, vai querer fazer sempre. É uma receita muito fácil, rápida e econômica. E, por ser de berinjela, além do sabor, a receita tem um monte de qualidades. Começa com a quantidade de fibras, que favorecerão a digestão e a eliminação de toxinas e de gordura. Há muitos estudos indicando a ação da berinjela na redução das taxas do colesterol. A berinjela é rica em proteínas, vitaminas (A, B1, B2, B5, C) e minerais (cálcio, fósforo, ferro, potássio, magnésio).

Existe tambem nela a presença de alcaloides que diminuem a pressão sanguínea e previnem a arteriosclerose. Outro grande benefício da berinjela é a redução da “barriguinha”.

Um estudo feito pelo Departamento de Nutrição e Dietética da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) constatou que houve uma redução significativa na circunferência da cintura (ou seja, a gordurinha abdominal) em pessoas que incluíram a berinjela na dieta.

Como se não bastasse, esse grupo ainda viu o índice de massa corporal (IMC) baixar e o percentual de massa magra subir. E por que a berinjela ajuda a emagrecer?

Possivelmente graças a uma substância presente  nela, a niacina, que contribui intensamente para a perda de peso. Além disso, há as fibras, que são responsáveis por proporcionar uma sensação de saciedade e ainda auxiliam na redução da absorção intestinal da gordura. Todos esses benefícios você poder obter consumindo a saborosa “berinjela ao forno”.

LEIA TAMBÉM

Aqui está a receita:

INGREDIENTES

4 berinjelas cortadas em cubos 2 pimentões vermelhos cortados em cubos 3 pimentões verdes cortados em cubos 2 cebolas grandes cortadas em cubos 1 dente de alho esmagado 2 colheres (sopa) de azeitonas pretas picadas Meia xícara de azeite extravirgem de oliva 1 folha de louro Sal, orégano e cheiro-verde a gosto Suco de 2 limões

MODO DE PREPARO

Refogue o alho e a cebola em um pouco de água. Numa fôrma refratária grande, coloque a berinjela e os pimentões. Acrescente o alho e a cebola refogados, as azeitonas, o sal, o orégano e o cheiro-verde. Jogue por cima o suco de limão. Coloque a folha de louro e regar tudo com azeite.

Preaqueça o forno e depois ponha a berinjela para assar na temperatura de 200 graus.

O prato estará finalizado quando toda o conteúdo líquido for evaporado e a fôrma estiver sem água. O tempo para ocorrer isso é de cerca de 40 minutos.