fbpx Scroll Top

Casa

Receita de Amaciante de roupas feito em casa, Natural e econômico

Roupas cheirosas e macias é tudo de bom, não é?

E quem disse que a gente precisa comprar amaciantes industrializados para conseguir esses efeitos especiais?

Neste post vamos ensinar como fazer um amaciante de roupa natural e caseiro.

Além de ser mais econômico, é também mais saudável, pois não provoca alergias.

Fragrâncias de produtos químicos tendem a irritar a pele, principalmente de crianças e bebês.

O conselho é antigo: “Se você não pode colocar na boca, não coloque sobre a pele”.

Este amaciante caseiro tem outras vantagens: é superfácil e econômico.

Vamos à receita:

INGREDIENTES

10g de bicarbonato de sódio

200 ml de água quente

800 ml de vinagre de maçã

20 gotas de óleo essencial

Recipiente de plástico com capacidade para 3 litros.

MODO DE PREPARO

Misture o bicarbonato de sódio, a água quente e o vinagre de maçã no recipiente de plástico.

Atenção: o recipiente precisa ser grande o suficiente, pois o resultado final é volumoso.

Você verá uma reação química dos ingredientes, pois muitas bolhas se formarão.

Coloque a solução numa garrafa vazia de amaciante e acrescente o óleo essencial.

Guarde a garrafa num lugar fresco.

Observação: Agite o amaciante todas as vezes que for usá-lo.

Quatro colheres (sopa) já é o suficiente para lavar as roupas.

Essa receita é a solução até para aqueles que sofrem com problemas respiratórios, pois o aroma é suave e não tem reações alérgicas.

DICA EXTRA 1

Alvejante caseiro: como deixar o branco mais branco

O mercado oferece inúmeras opções de alvejantes e, atualmente, é possível encontrar produtos amigáveis com o meio ambiente que ajudam a deixar os tecidos brancos ainda mais brancos.

Mas e as opções caseiras e naturais de alvejantes?

Quais são realmente eficientes? Veja aqui as opções de alvejante caseiro que podem facilitar a lavagem de peças brancas que ficaram encardidas, amareladas, machadas, etc.!

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE ➜ https://goo.gl/zajniC

Opções de alvejante caseiro

Para manchas

Água oxigenada (vl. 10)! Você já deve ter visto muita gente usando a água oxigenada para descolorir os pelos do corpo, esta capacidade de “descoloração” também pode ajudar a tratar os tecidos brancos manchados, amarelados ou encardidos.

Despeje sobre a mancha a água oxigenada, seque com uma toalha de papel o excesso e espere o produto agir por 10 minutos.

Depois lave a peça normalmente, dando atenção especial à mancha. Caso seja necessário, repita o processo e deixe a roupa secar sob o sol.

Lembre-se que quanto mais rápido a mancha for lavada, mais fácil será removê-la. Já nas roupas encardidas, basta deixar a roupa já lavada de molho em água e uma mistura em partes iguais de água oxigenada e vinagre branco de álcool por 30 minutos, depois lave normalmente.

Para roupas encardidas

Faça uma mistura de ½ copo de vinagre branco de álcool, ½ copo de bicarbonato de sódio e ½ copo de suco de limão. Deixe a roupa branca já lavada com sabão de coco e enxaguada de molho em água limpa e esta mistura por 1 hora. Lave novamente com sabão (na mão ou na máquina) e, por fim, estenda sob o sol.

Cuidado com o limão: sob o sol provoca queimaduras e manchas na pele.

Roupas amareladas

As roupas amareladas exigem um processo trabalhoso de branqueamento, o qual muitas vezes precisa ser repetido (mesmo utilizando produtos industrializados).

Lave bem a roupa com sabão de coco e antes de enxaguar, estenda-a sob o sol por 30 minutos de modo que todos os lados recebam luz. Em seguida, enxágue e lave com sabão e uma mistura em partes iguais de suco de limão e vinagre de álcool. Seque ao sol.

 Observação: nunca use estas misturas sem antes se certificar que não agrediram o tecido. Muitas tramas exigem cuidados específicos e podem ser danificadas com o uso de água oxigenada e outros produtos. Leia sempre as instruções de lavagem do fabricante.

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE ➜ https://goo.gl/zajniC

DICA EXTRA

Passo a passo para fazer vanish caseiro

Materiais necessários

  • 100ml de água oxigenada 10 volumes;
  • Meia xícara de bicarbonato de sódio;
  • Meia xícara de sabão em pó de sua preferência;
  • 100 ml de vinagre branco;
  • Recipiente de boca larga;
  • Uma colher ou espátula.

Passo a passo

  1. Em um recipiente de boca larga, junte o bicarbonato de sódio e a água oxigenada.
  2. Misture com a colher ou espátula.
  3. Acrescente o sabão em pó e o vinagre.
  4. Misture novamente (não há problema se a mistura espumar)

Seu vanish caseiro está pronto!

Como fazer vanish caseiro em pó

Você também tem a opção de fazer seu vanish caseiro em pó, resultando em uma solução pastosa, ideal para ser aplicada direto na mancha.

Materiais necessários

  • 150ml de água oxigenada volume 30;
  • 7 colheres de sopa de sabão em pó de sua preferência;
  • 7 colheres de sopa de bicarbonato de sódio;
  • 5 ml de amaciante de sua preferência;
  • Recipiente de boca larga;
  • Colher ou espátula grande.

Passo a passo

  1. Em um recipiente de boca larga, reúna a água oxigenada, o sabão, o amaciante e o bicarbonato.
  2. Utilizando a colher ou espátula, misture bem a solução. Aos poucos, ela vai ganhar uma aparência pastosa. Quando estiver homogênea, você sabe que a mistura está pronta.
  3. Caso queira que o produto seja menos agressivo e mais suave, acrescente um pouco de água.
  4. Conserve o vanish caseiro em uma embalagem tampada e na sombra.

Seu vanish caseiro em pó está pronto para ser usado!

Onde usar

Você pode utilizar seu vanish caseiro em todas as roupas que precisar, desde sua camiseta de algodão branca até sua calça jeans. Apenas alguns tecidos especiais, como couro ou seda, merecem sua atenção e é indicado usar a solução um pouco mais suave.

Além disso, você pode utilizar seu vanish caseiro para se livrar de manchas em outros itens da sua casa que contenham tecido. Isso significa que manchas em seu tapete, cortina ou estofados também sairão com seu vanish caseiro.

Veja alguns locais em que você pode aplicar:

  • Almofadas;
  • Sofás;
  • Colchões;
  • Poltronas;
  • Cadeiras estofadas;
  • Roupas de cama;
  • Tapetes;
  • Estofados em geral.

Mas, vale ressaltar que quando o assunto é tirar mancha de estofados, seu vanish caseiro agirá apenas na superfície, sem limpar apropriadamente a espuma. Nesses casos, vale a pena contar com uma empresa profissional, que terá os cuidados certos para seu móvel.

Vale também para roupa colorida

Antes, o tira manchas mais prático do mercado era o alvejante. No entanto, ele valia apenas para roupas brancas. Caso caísse um pingo em uma roupa colorida, em vez de ajudar, o cloro, água sanitária ou similares, acabava danificando permanentemente a peça, além de serem perigosos para o manuseio.

Você provavelmente já ouviu alguma história de alguém que esqueceu no meio das roupas brancas uma peça colorida e acabou com todas as roupas cor de rosa, ou esverdeadas. Isso porque, além de estragar a roupa colorida, esses produtos também fazem com que a tinta dos tecidos saia e tinja as que estão no montante.

Com o vanish, isso não é mais um problema. O produto utiliza uma fórmula química que vale tanto para roupas claras quanto para coloridas. Essa é uma das grandes vantagens do vanish, a democratização de roupas sem mancha!

Menos esforço para tirar manchas

Com o vanish, aquele processo de deixar de molho por horas, depois esfregar, enxaguar, deixar de molho de novo e tomar horas do seu dia é banido de vez. Uma das coisas mais interessantes do produto é a facilidade com que ele tira as manchas, sem exigir esforço nem tempo.

Lavar roupa fica mais fácil e menos estressante. Pode, inclusive, ser uma das coisas mais práticas da sua rotina de limpeza!

Não existe mancha impossível

Outro grande benefício do vanish é que você passa a entender que não existe mancha que seja impossível de tirar das suas roupas. Era muito comum que você pudesse perder suas peças favoritas devido a um simples incidente no seu dia a dia.

No entanto, com a presença do vanish na hora de lavar roupas, você consegue se livrar desse problema facilmente. Mancha de sangue, vinho, molho de tomate? Podem até precisar de mais de uma aplicação do produto, mas ela deixará o tecido de maneira muito mais prática!

Elimina 99% das bactérias

Quem se preocupa com o bem-estar da família sabe que é importante se livrar de todo tipo de bactéria, ácaros e fungos possíveis. Isso porque podem prejudicar com alergias constantes. O vanish tem a grande vantagem de ter em seu composto químico itens que eliminam esses micro-organismos que podem interferir na sua saúde.

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE ➜ https://goo.gl/zajniC

 

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.