Home / Cozinha prática / Receita salgada / Queijo Mussarela Caseiro

Queijo Mussarela Caseiro

Ingredientes

Rende: 400 gramas de queijo, aproximadamente

  • 1 1/2 colher (chá) de ácido cítrico
  • 120 ml de água fria
  • 1/4 colher (chá) de coalho líquido
  • 60 ml de água fria
  • 3,75 litros de leite integral pasteurizado (não UHT)

Modo de preparo

Preparo:1hora15mins  ›  Pronto em:1hora15mins

  1. Misture o ácido cítrico com 120 ml de água fria em um copo. Junte o coalho líquido com os 60 ml de água fria em um outro copo. Reserve.
  2. Despeje o leite numa panela grande em fogo baixo. Junte o ácido cítrico, misture bem e deixe esquentar até atingir 32º C. Apague o fogo, adicione o coalho líquido aos poucos, mexa por alguns segundos e tampe a panela.
  3. Deixe descansar por 5-10 minutos. Passado esse tempo, deverá haver uma separação clara entre a coalhada e o soro. Se a coalhada estiver ainda muito mole e o soro com aspecto leitoso, deixe descansar por mais alguns minutos. Corte então a coalhada em quadrados pequenos com uma faca ou espátula, ainda dentro da panela. Misture delicadamente com uma escumadeira, sem quebrar os pedaços, e aqueça novamente até atingir 43º C.
  4. Transfira a coalhada com uma escumadeira para um escorredor sobre uma tigela e devolva o soro que escorrer de volta à panela. Aqueça o soro até atingir 85º C.
  5. Coloque luvas de plástico descartáveis. Pegue um pouco da coalhada no escorredor, coloque na escumadeira e mergulhe no soro quente por 5-10 segundos. Retire, sove bem, estique e puxe e mergulhe novamente no soro. Vá repetindo a operação até o queijo se formar e ficar macio e bem elástico.
  6. Modele o queijo na forma desejada, coloque em pratos e deixe esfriar. Conserve na geladeira até a hora de servir.
APRENDA A FAZER TAMBÉM

Dica:

Você pode acrescentar sal, se quiser, no momento em que estiver sovando o queijo depois de mergulhá-lo no soro quente. Se você quiser a mussarela mais úmida e macia, não deixe a coalhada ficar muito firme na panela e sove menos o queijo depois de mergulhá-lo no soro quente.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*