Home / Saúde / Saiba quais os sintomas de um problema cardíaco nas mulheres

Saiba quais os sintomas de um problema cardíaco nas mulheres

Temos que levar em conta: os sintomas de um enfarto em mulheres são muitas vezes diferentes das dos homens. Por isso que cada vez mais está aumentando o índice de mortalidade feminina em termos de ataques do coração. Em geral, eles costumam se camuflar com o cansaço, e com as dores que não sabemos reconhecer. Vale a pena se aprofundar um pouco mais no assunto para o nosso bem.

Sintomas de uma doença cardíaca em mulheres

Temos que deixar de lado essa clássica imagem de um homem segurando o braço ou tocando o peito antes de sofrer um ataque do coração, ou de sofrer uma angina. Novas pesquisas publicadas na revista de medicina “British Columbia”, dizem que o índice de afetados com um enfarto é de 19% nas mulheres, em comparação com 13,7% nos homens. Quer dizer, alguma coisa está acontecendo.

E essa alguma coisa, é que frequentemente as mulheres têm sintomas que não prestam muita atenção ou que não o levam a sério. Às vezes se preocupam mais pelos seus familiares ao seu redor, do que com elas mesmas. É preciso ter cuidado, por isso é essencial que conheçamos os seguintes alertas.

1. Pressão no peito

Às vezes, podemos sentir uma queimação no peito, uma pressão que nos produz cansaço. Pode ser que você o confunda com ansiedade, que fale a você mesma que está nervosa por causas das obrigações diárias. Mas se você sente que tem essa sensação todos os dias, procure um médico para que te faça um check up. Nos homens é habitual, por exemplo, que esta pressão comece no peito e depois passe para o braço na forma de um estranho formigamento, mas nas mulheres costuma iniciar de uma forma focal no peito, e corresponde em geral a uma angina.

2. Dor aguda na parte superior do corpo, no pescoço, nas costas e na mandíbula

Este sintoma pode se localizar como uma dor em ambos os braços, nas costas, nos ombros, no pescoço, na mandíbula ou na parte alta do estômago (não debaixo do umbigo). Complicado, não é? Por isso que este tipo de desconforto o associamos com frequência a dores de ossos, a osteoporoses, por exemplo, tão comum em nós mulheres. Quer dizer, não prestamos muita atenção porque pensamos que é o cansaço ou uma simples dor de ossos que diminuímos com um anti-inflamatório

Mas não o menospreze, porque a dor nas costas, no pescoço ou na mandíbula é um sintoma de enfarto mais comum nas mulheres do que nos homens.

3. Cansaço anormal e falta de ar

Um dado que se tem que levar em conta é, que de costume os homens sintam já pequenos avisos quando estão fazendo atividade física. Estão trabalhando e de repente paralisa o braço, ou não podem respirar. Entretanto, quando descansam estes sintomas desaparecem. Mas nas mulheres é diferente, os enfartos nelas costumam acontecer quando, por exemplo, estão sentadas ou inclusive dormindo. Quer dizer, o enfarto em si pode chegar mais em repouso do que em atividade. Porém, existem sintomas que tem que estar atenta, não se esqueça, um cansaço extremo, fora do normal, e dores na parte alta do peito. Preste atenção principalmente quando sobe escadas, se perceber que te custa muito, que sente sensação de asfixia, acompanhado dessa clássica pressão no peito que já comentamos, não hesite, procure um médico imediatamente.

Outro aspecto que você deve lembrar: os homens, por exemplo, costumam sofrer desmaios que já nos avisam que existe um problema cardíaco. Nós, mulheres, no entanto, sofremos de pequenas vertigens que não tem porque chegar a perder o conhecimento. Por isso que seja comum não levá-lo a sério. É um descuido que não devemos esquecer, qualquer indício deve ser levado em conta.

4. Sentir o estômago embrulhado

Mal-estar e sensação de estômago pesado. O que comemos nos cai mal e sofremos de uma espécie de acidez frequente, que termina em vômitos. É muito fácil confundir estes sintomas com qualquer outra doença, com qualquer outro incômodo cotidiano como o refluxo gástrico. Mas não o menospreze, especialmente se este mal-estar estomacal vem sempre acompanhado por um suor frio muito característico. De repente você se sente cansada, com tremedeira, dor de estômago e com uma angustia muito aguda.

Para concluir apenas dizer que a maioria dos enfartos e anginas, costumam dar indícios, dicas e incômodos que já nos advertem. O maior problema nas mulheres é que costumam relacionar estes aspectos com outras coisas, com o cansaço cotidiano, com a dor nas costas que sofrem todos os dias, com os nervos ou estresse que aperta no estômago ou no peito… Se você percebe que este cansaço é mais exagerado todos os dias, se te custa respirar ou se sente angustiada, procure o seu médico para que te faça um exame. Não gaste todos seus esforços em cuidar dos outros, escute também a si mesma. Perceber a tempo os indícios do enfarto pode salvar vidas. Não se esqueça!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*