Home / Cabelo / Plano de recuperação capilar passo a passo

Plano de recuperação capilar passo a passo

Plano de recuperação capilar passo a passo

São 3 passo a passo que deve ser seguido nessa sequência mas não no mesmo dia , pode ter o intervalo de no mínimo 2 a 3 dias para cada passo, tente fazer os 3 passos ao menos 1 vez em cada mês.

Ele é como um cronograma capilar, sabe?  Vai ter hidratação, nutrição e reconstrução. Pode ser feito em qualquer época do ano desde que o cabelo esteja danificado. Falo também sobre o acidificante e dou dicas de vários produtos para cada etapa do seu plano de recuperação capilar.

Vamos começar ? Prepare a listinha pois seu cabelo agradecerá após este tratamento intensivo de recuperação capilar

cronograma capilar

Hidratação:

Vamos começar fazendo a hidratação, preferencialmente  lavar seu cabelo com um shampoo anti-resíduos que  não seja muito agressivo, ou com um shampoo transparente que pode também ser substituído por xampu de bebês.
Depois que o cabelo esta limpo é só retirar o excesso de água com um toalha, em seguida passe a máscara massageando todo cabelo -isso pode ser feito no banho mesmo.  Depois de enxaguar a máscara aplique um *acidificante ( aqui esta um grande segredo leia mais no final da matéria ), deixe agir por 3 minutos e enxague. Fique sem lavar o cabelo por pelo menos dois dias e na próxima vez que lavar repita a hidratação.

Nutrição: 
Na segunda etapa você vai usar máscaras a base de óleo pra tratar o ressecamento do cabelo. Use da mesma forma que ensinei acima com a hidratação, sendo que não use shampoo anti resíduos use o transparente. Depois de enxaguar a máscara aplique um *acidificante deixe agir por 2-3 minutos e enxague . O ideal é que você não lave o cabelo por mais dois dias e repita novamente a nutrição.

Reconstrução: 
Essa é a última etapa do tratamento e o modo de usar é o mesmo das outras. Aplique uma máscara reconstrutora, a base de queratina (normalmente vem escrito reconstrução, Deep Repair, etc na embalagem) depois dela o *acidificante para selar as cutículas e dar emoliência, deixe agir por 2-3 minutos e enxague. Novamente é bom que você repita o processo depois de dois dias.

E pronto! Você já fez seu plano de recuperação capilar e com certeza seus fios estarão bem melhores  Repita uma vez por mês de preferência.

Acidificante

Vocês já ouviram falar em acidificante para cabelos?
Eu até pouco tempo não… Ou talvez eu tenha escutado sem dar a devida importância.
Indicado principalmente para quem passou por processos químicos nos fios recentemente – seja qual processo químico for (e todo processo químico eleva o pH dos cabelos) – mas pode ser usado para potencializar uma hidratação somente, por exemplo – porém nesse caso todo cuidado é pouco – sabemos que cabelos que não precisam de tratamento não respondem bem quando o entupimos de produtos.
Uma boa dica de quando usar é:       Você sentiu que seu cabelo está poroso, não está correspondendo bem com qualquer tratamento… Pode ser por conta das cutículas estarem abertas – nesse caso o acidificante é bem vindo no mesmo dia da hidratação.
Existem de várias marcas e até caseiros e sua finalidade é estabilizar o pH dos cabelos selando suas cutículas = tipo milagre. Sim, é isso mesmo.

Normalmente cabelos danificados e/ou que passaram por processos químicos tendem ter o ph alto, desequilibrado que deixa as escamas/cutículas mais abertas. Um cabelo com ph ácido (que é o natural dos fios) tem as escamas mais lisas, é mais brilhante e muito mais macio. Sem falar que “segura” melhor os tratamentos no interior da fibra.

O bom é usar logo após a máscara de tratamento. O meu preferido é esse que fiz Ph Banancer K-pro , mas caso você não posso adquirir pode fazer seu acidificante caseiro com uma colher de vinagre e duas de condicionador comum (não é a mesma coisa que um industrial , mas ajuda!) ele serve para selar as cutículas do cabelo.

Se você não faz ideia das máscara que vai usar veja as sugestões ! 

Hidratação: Matrix Acqua Immersion
Nutrição: Joico Mouisture Recovery
Reconstrução: Sebastian Penetraitt ou Repair Rescue Swcharzkopf