Home / Cabelo / Pasta caseira de babosa dá volume ao cabelo de Grazi Massafera; saiba fazer

Pasta caseira de babosa dá volume ao cabelo de Grazi Massafera; saiba fazer

O cabelo lindo de Grazi Massafera é sonho de consumo de muita gente, e a famosa garante que um dos truques para manter o volume dos fios é daqueles do “tempo da vovó”, que estamos cansados de ouvir falar, mas nunca temos certeza se funciona mesmo: aplicar babosa no cabelo.

Leia também:

“Eu aplico babosa natural no couro cabeludo, deixo escorrer para o comprimento e passo um creme junto na ponta. Acho que deixa meu cabelo mais volumoso”, acredita a famosa, que lança mão do tratamento caseiro uma vez por semana.

Babosa no cabelo funciona?

Segundo o dermatologista Alberto Cordeiro, a babosa é, realmente, muito nutritiva para os fios. “Tem muita vitamina A, vitaminas do complexo B e aminoácidos, que hidratam o fio, deixando o cabelo mais brilhoso e mais forte”, diz o médico. Também pode ajudar a prevenir a queda de cabelo causada pelo enfraquecimento do fio (desde que não seja causada por problemas genéticos).

Como usar

A parte da babosa que deve ser usada no cabelo é o miolo transparente

O dermatologista afirma que o uso da babosa natural no cabelo, da folha de babosa in natura mesmo, pode acabar pecando no quesito praticidade: é preciso colhê-la e fazer um preparo especial (vamos ensinar adiante) para que se obtenha o efeito desejado. “Caso você coloque a goma da babosa diretamente no cabelo, não é que faz mal para os fios, mas os componentes nutritivos da planta não serão completamente aproveitados. E o cabelo fica meio seboso”, justifica Cordeiro. Por isso, para ele, é mais fácil investir em bons produtos para cabelo que tenham a babosa em sua composição, que também costumam ter ação hidratante satisfatória.

No entanto, se você for do time das “naturebas”, como Grazi Massafera, e quiser testar um creme caseiro feito a partir da babosa natural, o médico ensinou uma receita para usar a folha de maneira correta.

Como tirar a babosa da folha?

O “creme” de babosa serve para todos os tipos de cabelo e deve ser aplicado uma vez por semana nos fios. O segredo é saber extrair a goma da babosa: abrindo a folha, há um miolo transparente, que você pode tirar com uma colher e reservar. É somente ele que será utilizado no cabelo.

Receita caseira de máscara de babosa

Como aplicar: passo a passo

  • Lave o cabelo só com shampoo e enxágue;
  • Divida o cabelo úmido em mechas e aplique a mistura nos fios, com a ajuda de um pincel. Coloque a pasta inclusive na raiz;
  • Deixe agir no cabelo durante 30 minutos. Se quiser potencializar o efeito, pode colocar uma touca térmica;
  • Enxágue o cabelo, tirando toda a babosa dos fios;
  • Aplique condicionador do comprimento às pontas e enxágue bem.

Ingredientes

  • 1 folha de babosa;
  • 100 ml de água (1/2 copo americano);

Modo de preparo

Bata o miolo da babosa (só a parte transparente) com a água em um liquidificador, até que forme uma pasta.