Scroll Top

Saúde

Os poderes da casca de maçã: remédio para pressão, colesterol, fígado e muito mais

Infelizmente muita gente acaba jogando a casca dos alimentos fora, o que ocorre com menor frequência no consumo da maçã. Vale destacar que a casca de maçã é extremamente nutritiva e promove diversas vantagens para quem a consome. Portanto, confira os 10 benefícios desse ingrediente para a saúde e espante-se com a importância desse renegado componente!

Benefícios da casca de maçã

A casca de maçã é rica em magnésio, ferro, potássio, pectina e vitaminas E, A, B1 e C. Assim, ela é um componente altamente nutritivo que atua para promover benefícios nos setores mais diversos do corpo: da pele até neurônios. Portanto, adote esse ingrediente em sua alimentação e confira os seus benefícios.

1. Reduz o colesterol

A casca da maçã verde é rica em pectina que consiste em uma fibra insolúvel bastante eficaz para o controle do colesterol no organismo. Assim, ela reduz os níveis de colesterol ruim (LDL) e aumenta os níveis de colesterol bom (HDL), fato que previne a formação de placas de gordura em artérias e consequentemente de infarto.

2. Mantém a pele mais jovem

Assim como a fruta em si, a casca é rica em antioxidantes. Esses compostos atuam em diversos setores do organismo, como na própria pele. Assim, eles eliminam os radicais livres, responsáveis por desgastar e envelhecer as células. Logo, os antioxidantes colaboram para o rejuvenescimento da pele, através da reparação de suas células.

Outro ponto importante é que a casca dessa fruta é rica em vitamina C, nutriente que além de possuir propriedades antioxidantes, é essencial para a síntese do colágeno. Essa proteína promove uma pele mais firme e é base de diversos cosméticos com propriedades para rejuvenescer a pele.

3. Previne a anemia

Essa fruta é rica em ferro e em vitamina C, o que a torna uma excelente aliada ao combate da anemia. Isso porque o ferro possui um papel vital, junto com a vitamina B6, para a formação das hemácias que distribuem o oxigênio pelo corpo. Já a vitamina C é importante para a absorção do ferro, de modo que a carência desses glóbulos vermelhos, responsável por gerar a anemia, não seja manifestada.

4. Auxilia no emagrecimento

Lembra-se da pectina? Sim, por se tratar de uma fibra, ela auxilia diretamente no processo de emagrecimento. Isso porque ela promove a formação de um gel no intestino que gera saciedade e acaba reduzindo a fome. Fator que ajuda na manutenção do déficit calórico, pois esse ingrediente possui um baixo teor de carboidratos e consegue evitar exageros em refeições futuras, ao gerar saciedade.

5. Previne a degeneração macular

Esse componente saudável é rico em vitamina A, responsável por atuar com o seu papel antioxidante diretamente na região do olho, juntamente com outras áreas do corpo. Assim, previne-se a degeneração macular e é possível retardar os sintomas de catarata, ao combater os radicais livres e os danos causados pelo meio externo.

6. Colabora para a gestação segura

Por possuir vitamina B9 em sua composição, a casca de maçã vermelha é excelente para gestantes que desejam ter uma gestação mais segura. Afinal, esse componente previne que haja problemas na formação do tubo neural – o que evita bastante dificuldades para os pais e as crianças – pois a depender do problema, o recém-nascido pode vir à óbito muito rapidamente.

Mesmo assim, consulte um médico antes de começar a ingerir esse alimento no dia a dia, para saber se você possui alguma intolerância a ele.

7. Ajuda a memória

A casca de maçã é rica em vitamina B1, nutriente essencial para a manutenção da bainha de mielina, componente responsável pelo revestimento dos neurônios. Desse modo, a transmissão de impulsos e ações se tornam muito mais eficazes e ainda por cima, previne-se doenças degenerativas cerebrais, como o mal de Alzheimer.

8. Previne cãibras

Esse ingrediente também é rico em potássio que é um mineral essencial para a prevenção de cãibras musculares. Isso faz dessa casca um importante componente para quem pratica exercícios físicos que promovam o desgaste muscular.

9. Fortalece a imunidade

Vale lembrar que esse componente também é rico em vitamina C, além de vitamina A e E, o que promove o fortalecimento da imunidade do organismo. Assim, a pessoa consegue combater agentes externos com maior facilidade e evita os danos promovidos por eles em células importantes.

10. Melhora o humor

Esse componente também é rico em magnésio, mineral excepcional para o combate da ansiedade e para estimular o humor da pessoa. Afinal, o seu consumo contribui diretamente para a produção do neurotransmissor serotonina que possui um importante papel para proporcionar uma sensação de felicidade e tranquilidade no organismo.

isli_macacasca_site1

Inscreva-se aqui Receba artigos e dicas imperdíveis

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.