Home / Variedades / Os perigos do macarrão instantâneo

Os perigos do macarrão instantâneo

O que faz o macarrão instantâneo ser tão mau? Como esse tipo de alimento é feito para ter uma vida útil superlonga nas prateleiras do supermercado, ele é altamente processado. Além disso, tem baixa qualidade nutritiva, alto teor de gorduras, calorias e sódio, é adicionado de cores artificiais, conservantes, e aromatizantes.

Malefícios do macarrão instantâneo

Na maioria das marcas, entre os aditivos, conservantes e aromatizantes, há também glutamato monossódico (MSG) e hidroquinona terciário-butil (TBHQ) – um conservante químico derivado da indústria do petróleo.

Eles são adicionados para realçar o sabor e preservar suas propriedades. Embora a ingestão dessas substâncias químicas seja permitida até um certo limite, seu consumo regular e frequente pode causar problemas de saúde graves.

O jornal norte-americano The Washington Post compartilhou um estudo sul-coreano alertando sobre os efeitos de macarrão instantâneo para a saúde humana. De acordo com a reportagem, “apesar de macarrão instantâneo ser um alimento conveniente e delicioso, pode haver um aumento no risco da síndrome metabólica  devido seu alto teor de sódio, gordura saturada insalubre e índice glicêmico”, relata Hyun Shin, co-autor do estudo.

As mulheres que comeram macarrão instantâneo duas vezes por semana ou mais tinham um risco maior de sofrer síndrome metabólica do que aquelas que comiam menos. O estudo concluiu que o consumo excessivo de macarrão instantâneo não só pode desencadear a obesidade, mas também doenças metabólicas como diabetes, pressão alta, hipertensão e problemas cardíacos.

LEIA TAMBÉM

O motivo?

Tudo porque a maioria dos tipos de macarrão instantâneo são feitos de farinha branca e refinada. Por ser altamente processado, ele é rico em sabor, mas, infelizmente, desprovido de qualquer valor nutricional. O macarrão instantâneo é carregado de conservantes e representa nada mais que uma fonte de calorias vazias, em que seu consumo excessivo pode levar à obesidade.