Home / Cabelo / O que é selagem de cutícula?

O que é selagem de cutícula?

SELAGEM DE CUTÍCULA

Para que os procedimentos químicos possam agir e se fixar nos seus cabelos, as reações abrem as escamas das fibras capilares, levando os produtos para o córtex, uma camada mais profunda do que a cutícula.    A mesma coisa acontece com os tratamentos capilares: os ativos se infiltram nos fios para poderem agir conforme o prometido. Só que, no caso dos procedimentos químicos, não há o fechamento da cutícula, como acontece com os tratamentos capilares. Desta forma, os cabelos ficam porosos, ou seja, perdem água, massa e nutrientes resultando na quebra capilar, que causa a indisciplina, o frizz e o volume.

Para evitar a porosidade, você precisa aplicar produtos específicos que realizam a selagem das cutículas, ou seja, fechar as escamas abertas das fibras capilares, retendo assim água, massa e nutrientes. Desta forma, você automaticamente também trata o dano e o ressecamento. Quando os cabelos estão porosos e com as cutículas abertas, a tendência é o descontrole e ainda a dificuldade de modelar os fios com o secador ou alisar os fios com a chapinha.

Desta forma, o tratamento de selagem capilar é obrigatório para quem realiza procedimentos químicos, como, por exemplo, a descoloração, a escova progressiva e a tintura permanente.

É que, quando estão com as escamas abertas, os fios arrepiados, ásperos, e embaraçados ficam visíveis, atrapalhando o visual e até mesmo provocando mais problemas para os cabelos, pois certamente você irá forçar as madeixas a ficarem maleáveis, provocando mais quebra, principalmente se as madeixas são descoloridas, pois estão sujeitas ao efeito chiclete e ao corte químico.

selagem de cuticula

Os cabelos sem selagem capilar também apresentam comportamento diferenciado, não conseguindo reter outras químicas e nem mesmo outros tratamentos. Para quem não pode gastar muito, a selagem capilar pode ser feita em casa mesmo com um vinagre de maçã, encontrado nos supermercados mesmo. Para realizar a selagem capilar em casa, além do vinagre de maçã, você precisa também de um shampoo antiresíduos, de um protetor térmico, de uma máscara reconstrutora, de uma máscara hidratante, de um secador e de uma chapinha. Caso os seus cabelos estejam extremamente danificados, você pode substituir o vinagre de maçã pela queratina líquida. Contudo, não faça isso se os seus cabelos não estiverem fortemente danificados por conta da descoloração.

Com o mesmo poder de tratar os fios detonados, a queratina líquida também pode detonar os fios saudáveis quando há a sua sobrecarga, resultando em mais quebra de fios.

Exoplastia Exo Hair: Como usar e Antes e Depois!

O procedimento de selagem capilar caseira é bastante simples:

basta aplicar o shampoo antiresíduos no couro cabeludo, massageando o produto até a espuma se formar e se espalhar para os fios. Depois, enxágue tudo e aplique uma máscara reconstrutora, sempre mecha por mecha, das raízes até as pontas, massageando cada uma das mechas. Após cinco minutos, enxágue tudo e aplique uma máscara hidratante, repetindo todo o passo a passo anterior. Feito isso, aplique o vinagre de maçã (das raízes até as pontas) ou a queratina líquida (do comprimento até as pontas). O passo seguinte depende do produto que foi escolhido.

Caso tenha usado o vinagre de maçã, enxágue os fios. Caso tenha usado a queratina líquida, não enxágue os fios. Na sequência, aplique um condicionador com protetor térmico, do comprimento até as pontas, seque os fios, modelando­os com o secador e alise as madeixas com chapinha, mecha por mecha. Ao final do procedimento, jogue um jato de ar frio nas madeixas. Aí está pronta a selagem capilar, que irá fechar as escamas das fibras capilares. Evite lavar os fios nos dois próximos dias da sua realização. As próximas lavagens deverão ser hidratantes e nutritivas, ou seja, nada de queratina novamente.