Home / Saúde / O que é bexiga baixa e quais sintomas de que você pode ter

O que é bexiga baixa e quais sintomas de que você pode ter

O que é bexiga baixa e quais sintomas de que você pode ter

Se você experimenta dores constantes na pelve, prisão de ventre e incontinência urinária, pode estar sofrendo de prolapso genital, problema conhecido popularmente como bexiga baixa. A condição, bastante comum entre mulheres com mais de 40 anos, é resultado da perda de sustentação da bexiga, uretra, útero, intestino e reto.

bexiga baixa

Leia também

A fragilidade dos músculos do assoalho pélvico costuma aparecer depois de sucessivas gravidezes, mas também é resultado de alterações hormonais, obesidade, doenças musculares, genéticas e neurológicas, além de envelhecimento natural.

Tratamento da bexiga baixa

O tratamento para o problema de prolapso genital em casos mais severos é cirúrgico e o procedimento recoloca os órgãos afetados na posição adequada. Se a operação não for necessária, a mulher deverá fazer uso de um anel de borracha que garante sustentação ao útero.

Como prevenir a bexiga baixa

Se a gravidez e o avanço da idade são inevitáveis, é possível afastar as chances de prolapso genital tentando evitar fatores de riscos como ganho de peso ou constipação. É possível ainda minimizar os riscos através da prática de exercícios perineais, que fortalecem os músculos do assoalho pélvico, indicados por um ginecologista.

Fonte:bolsa Mulher / imagem: Thinckstock