Home / Cozinha prática / Massa de pizza caseira

Massa de pizza caseira

Receita para forno caseiro: 1 kg trigo especial para pão, já enriquecido (mas eu estou usando uma farinha comun); 20 gramas de fermento biológico ou um saquinho de fleishman (faço com o biológico); 1 ovo; Uma colher de café cheia de açúcar; Duas colheres de café de sal (respeitar a quantidade de sal o fermento não tolera o sódio); 100 ml de azeite extra virgem (Óleo de soja não fica igual); Água morna (não deve ser quente, mata o fermento) o quanto baste (600ml + ou -); 

Modo de preparo:

Dissolver o fermento com um pouco de água morna e o açúcar, em bacia ou vasilha que tenha espaço suficiente para sovar a massa colocar o trigo não tudo reservar um pouco para dar o ponto posteriormente, acrescentar o ovo o fermento o sal e o azeite, ir mexendo com as mãos enquanto se acrescenta água, o ponto da massa deve estar começando a desgrudar das mãos, sove bem.

Unte uma vasilha com azeite coloque a massa cubra-a com um pouco de farinha de trigo e com plástico, deixe descansar por 20 (vinte)  minutos em ambiente quente, retire a massa sove novamente, posicione as bolas do tamanho de pizza desejado.

Aproximadamente 350 gramas para pizza de 35 cm, pode ser conservada na geladeira por quatro dias, desde que bem tampadas em vasilhas plásticas com tampa. 

Aqueça o forno (caseiro) à temperatura de 200° C. Sobre o disco de massa espalhe o molho, em seguida cubra todo o disco com mussarela. Acrescente o recheio de sua preferência (esta da foto é de peito de frango com milho verde e catupiry), salpique orégano e regue com um pouco de azeite de oliva, . Leve a pizza ao forno por 10 a 15 minutos (depende muito do forno) . 

*Também gosto de rechear as bordas com catupiry. Para isto basta abrir a massa uns 2 dedos maior que a forma, colocar o catupiry e fechar virando a massa para dentro.

*Nunca se esqueça , que a quantidade de molho é só o suficiente para umedecer a massa.

*Qualquer sabor de pizza tem como base o molho e a mussarela ralada.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*