Home / Saúde / Inchaço nas pernas, como prevenir?

Inchaço nas pernas, como prevenir?

Inchaço nas pernas, como prevenir?

Com a chegada do verão o inchaço nas pernas e em todo o corpo é comum, pois acabamos sofrendo por maior retenção de líquidos do que nas demais estações do ano. O inchaço é decorrente de diversos fatores, como sedentarismo, mudanças hormonais ou alimentação desregrada, rica em sal e gorduras saturadas.

O inchaço, principalmente na região das pernas, causa câimbras, calor, coceiras e formigamentos. Tudo isso ocorre devido ao acúmulo de líquidos, má circulação sanguínea e alimentação inadequada. Os principais sintomas do inchaço nas pernasé o  cansaço anormal e a sensação de peso excessivo nesta região.

Vamos conferir as principais causas do inchaço nas pernas:

– O inchaço na região das pernas é decorrente do que chamamos de insuficiência venosa, uma dificuldade do retorno do sangue para as veias do coração. Ou seja, podemos explicar como a má circulação sanguínea.

– As mudanças hormonais também podem ser responsáveis pelo inchaço,  principalmente durante o período pré-menstrual, momento em que o corpo retém uma maior quantidade de líquidos.

– O sedentarismo, sem dúvida,  pode ser considerado como uma das principais causas do inchaço na região das pernas. Ficar durante horas em determinada posição dificulta a circulação dos vasos sanguíneos, provocando a sensação de cansaço. O ideal é abandonar a vida sedentária e três a quatro vezes na semana fazer 30 minutos de caminhada. Substitua o elevador pelas escadas.

A ingestão de determinados medicamentos, como antidepressivos, anticoncepcionais e anti-inflamatórios pode causar efeitos colaterais. No caso de sentir cansaço excessivo nas pernas na ingestão de um desses medicamentos, é necessário o comparecimento ao médico, para o profissional averiguar a causa.

inchaço-nas-pernas

Dicas para amenizar o inchaço nas pernas:

  • Beba chás, excelentes diuréticos e eliminadores de líquidos;
  • Pratique atividade física para agilizar a circulação sanguínea;
  • Beba bastante água, o líquido irá auxiliar na eliminação de toxinas do organismo;
  • Use meias elásticas também que são indicadas para má circulação nas pernas;
  • A drenagem linfática também pode ser uma excelente opção para tratar casos de má circulação sanguínea.

Outras dicas bem legais :