Home / Saúde / Sua idade real pode ser absurdamente diferente da sua idade biológica; entenda

Sua idade real pode ser absurdamente diferente da sua idade biológica; entenda

Algumas pessoas parecem nunca envelhecer, outras, em compensação, aparentam ter anos a mais do que realmente têm. O motivo para o envelhecimento precoce foi descoberto pela ciência: cada corpo tem um relógio e, em alguns casos, ele pode estar até 30 anos adiantado. Entenda a seguir.

O estudo

Pesquisadores da Universidade Duke, nos Estados Unidos, avaliaram marcadores de saúde de 1.000 jovens adultos neozeolandêses. O objetivo era descobrir como seus corpos estavam envelhecendo.

Os homens e mulheres que participaram do estudo foram submetidos a exames de função renal e hepática, capacidade pulmonar e metabólica e tiveram seus sistemas imunológicos avaliados. Colesterol, pressão arterial, situação dos dentes e dos olhos e saúde cardíaca também foram analisados. Por último, foi medido o tamanho dos telômeros, partes do cromossomo que tendem a encolher com o passar dos anos.

Todas essas avaliações ajudaram os pesquisadores a estimar uma “idade biológica”, que nada mais é que o desgaste do corpo diante da passagem do tempo.

Resultados

A pesquisa encontrou uma variação de até 30 anos na idade biológica de participantes com datas de nascimento próximas. Segundo os pesquisadores, algumas pessoas ficavam três anos mais velhos a cada 365 dias, enquanto outros participantes simplesmente pararam temporariamente de envelhecer.

Quanto mais avançada a idade biológica, menor foi a aptidão física e mental. Os participantes mais velhos biologicamente mostraram menor equilíbrio e coordenação motora e disseram ter mais problemas com tarefas como subir escada ou carregar as compras.

O levantamento mostrou ainda que pessoas com aparência mais velha também estavam internamente mais velhos. Influências genéticas e ambientais seriam os aceleradores ou retardadores esse relógio.

Causas do envelhecimento precoce

Os motivos genéticos são mais difíceis de mudar, mas alguns hábitos podem ser facilmente abandonados para diminuir alguns anos da sua idade biológica.